You are viewing the chat in desktop mode. Click here to switch to mobile view.
X
Jorge Faustino responde aos leitores sobre arbitragem da 1.ª jornada
desenvolvido porJotCast
Sérgio Costa
9:02
Qual a sua opinião sobre os penaltes que deram a vitória ao Porto no jogo com o Braga?
Jorge Faustino
9:06
Boa noite caro Sérgio,
Na minha opinião foram ambos corretamente assinalados.
No primeiro (45'+3'), Raúl Silva, de forma imprudente, apesar de não intencional, tocou no pé de Marega, rasteirando-o e provocando a sua queda. Penálti bem sancionado. Sem motivo para cartão porque a falta foi feita na tentativa de jogar a bola.
No segundo (88') Tormena, também ao tentar jogar a bola, pontapeou as pernas de Taremi, derrubando-o, quando este seguia com bola já no interior da área do Braga. Penálti bem sancionado.
Gol_1973
9:11
Concorda com as 5 substituições?
Jorge Faustino
9:18
Boa noite,
As 5 substituições foram implementadas num contexto em que, devido à pandemia e para permitir que as competições terminassem, foi necessário condensar calendários fazendo reduzir o intervalo entre jogos. Isto naturalmente implica um maior esforço para os atletas e por isso a introdução de mais substituições de forma a poupar os jogadores.
O contexto de pandemia não alterou apesar de, neste momento, os jogos se estarem a realizar com os intervalos de tempo normais. Mas... não sabemos o que aí vem. Por esta razão concordo com a extensão temporal desta medida.
Arbitro1997
9:24
Teria coragem de apostar quem vai ser o melhor árbitro da época?
Jorge Faustino
9:26
Boa noite,
Percebo a curiosidade mas quanto estamos a falar de árbitros que dirigem jogos da Liga Portuguesa, a classificação destes deve ser o que menos importa, para eles, para os clubes e para os adeptos. O que se deseja é que acertem o máximo possível.
Os árbitros estão ao serviço do futebol e da correção e respeito pelas Leis dentro do terreno de jogo.
Não vejo grande relevância na hierarquização pública de juizes dos tribunais. Quero que todos sejam bons para garantir que na nossa sociedade é punido quem tem de punido e absolvido quem tem de absolvido. É igual com os árbitros de futebol.
A classificação deverá, no máximo, servir para avaliar quem é que não tem lugar neste quadro de árbitros (descida de escalões).
CesarM
9:39
Boa noite, com o fim dos programas que só prejudicavam o futebol (Guerras e Serrões) nas televisões, não acha também que os jornais deviam acabar com ex-árbitros a darem opiniões sobre os casos de jogo?
Jorge Faustino
9:41
Boa noite caro Cesar,
Os programas que refere eram programas onde pouco se falava de futebol e onde, quando se falava de arbitragem e casos, não estavam ex-árbitros para ajudar a esclarecer.
Outros programas de TV existem onde há presença de ex-árbitros e que não contribuem para o ruído ou para prejudicar a imagem do futebol mas sim para o esclarecimento.
Acredito que nos jornais se deva fazer o mesmo: ter ex-árbitros (com conhecimentos atualizados) para ajudar a esclarecer sobre as decisões e sobre as leis.
Todas as temáticas podem ser abordadas pela positiva ou pela negativa. Falar de arbitragem e de "casos de jogo" pode ser feito de forma pedagógica, esclarecedora e esclarecida.
CesarM
9:46
Dar notas a árbitros é pedagogia?
Jorge Faustino
9:48
Não. Dar notas a árbitros é a parte deste meu trabalho que menos me entusiasma. Faz parte... Faço-o porque assim está definido por critérios editoriais.
Guest
9:48
Boa noite. Vi alguns jogos este fim de semana, principalmente de Inglaterra. Marcaram pelo menos um penalti porque um remate à queima roupa acertou no braço do defesa. Comparei de imediato com o lance de braço na bola em Famalicão. Qual é a sua opinião? Houve ou não penalti? Não acha que estas possibilidades de duas interpretações deveriam ser clarificadas de uma vez por todas? Para uns não é penalti por o jogador nada fez para tocar na bola, outros dizem que o braço não está encostado ao corpo, logo é penalti.
Jorge Faustino
9:53
Boa noite,
Apesar de não ter visto os lances que refere no campeonato inglês, deixo um pequeno alerta: o futebol inglês não é o melhor do mundo pea qualidade dos seus árbitros, é pela qualidade dos jogadores e pela cultura reinante. Arriscaria dizer que os árbitros ingleses são dos que mais atropelos às regras e aos critérios fazem. Exemplo disso, foi o facto de nas alterações às leis de jogo para a presente época terem sido inseridas algumas clarificações sobre o protocolo VAR porque em Inglaterra andavam a fazer as coisas de forma errada.
Quanto ao lance em causa, a bola, vinda do chão, bateu no braço esquerdo de Ruben Del Campo que o tinha ligeiramente aberto (isto poderia levantar aqui questões de interpretação como refere), mas em posição natural para o movimento que fazia. Situação fortuita e por isso, na minha opinião, sem infração.
Artur
9:56
Boa noite gostaria de perguntar quantos penalty já foram marcados contra os grandes iguais ao do 1 do FCP contra o Braga
Jorge Faustino
9:59
Boa noite caro Artur,
Não lhe consigo responder a essa questão (não guardo tais registos) mas parece-me que a esteja a fazer essa pergunta de forma a vincar a ideia de que se fosse contra um dos grandes o penálti não seria marcado. Não posso concordar nem discordar. Apenas posso dar a minha opinião do lance: houve rasteira e, por isso, a decisão de sancionar o penálti foi correta.
Guest
10:01
O braço está paralelo ao chão. Fortuito? Talvez. Os ingleses são maus? Têm mais árbitros internacionais do que nós.
Jorge Faustino
10:02
A minha opinião é de que foi fortuito e involuntário mas percebo que possa levantar algumas questões.
Quanto a internacionais, Portugal tem 9 e Inglaterra tem 8.
Obrigado pelas questões. Voltamos para a semana.
Conectando…