You are viewing the chat in desktop mode. Click here to switch to mobile view.
X
José Miguel Machado responde aos leitores
desenvolvido porJotCast
José Miguel Machado
5:01
Boa tarde, caros leitores. Depois de um clássico carregado de emoções fortes, nada melhor do que uma boa conversa com vocês para analisar tudo o que se passou. Vamos a isso!
MÁRIO JESUS
5:07
Boa tarde! Senhor José Miguel Machado, na sua opinião, que ideia ficou com a prestação do Sporting.
José Miguel Machado
5:10
Olá, Mário! A prestação do Sporting foi globalmente negativa, conforme se pode perceber pelo resultado final. Ainda assim, foi a nível defensivo que a equipa deixou mais a desejar, ao dar demasiados tiros nos pés. Adán e Porro, sobretudo estes, erraram como é raro vê-los fazer e acabaram por hipotecar as chances dos leões lutarem pelo resultado até ao fim. A nível ofensivo, o Sporting até produziu várias oportunidades de golo, algo raro nos jogos mais recentes no Dragão, mas a eficácia também deixou a desejar.
Cosme Dá a Mão
5:10
o Evanilson nao saiu tocado por aquele pisão do Coates depois do 1-0
José Miguel Machado
5:11
O FC Porto já lançou o boletim clínico e, segundo informa, apenas Taremi saiu com mazelas do clássico, estando a contas com um traumatismo no joelho esquerdo.
Guest
5:12
Boa tarde:

dois pontos

1- O Sporting não mostrou intensidade e pressão suficientes para lidar com o Porto. Será que o Benfica será capaz de o fazer?

2- O Porto continua a ser feliz com as arbitragens, e parece uma tarefa impossível para Benfica e Sporting conseguir ganhar alguma coisa desta forma. Ontem, 23 e apenas 1 amarelo
José Miguel Machado
5:14
O ponto 1 é de difícil resposta, porque não temos ainda elementos suficientes para poder dizer de que forma irá reagir o Benfica a um jogo com o FC Porto. Na época passada lidou bastante mal com a pressão e intensidade dos dragões, mas a verdade é que esta época as dinâmicas e os jogadores são diferentes. Saberemos a resposta no final de outubro. Quanto ao ponto 2, creio que não houve qualquer influência da arbitragem no desfecho do encontro, sendo que Nuno Almeida, segundo os analistas de arbitragem do Record, teve nota 5.
Fernando
5:14
Boa tarde,  foi uma boa vitória do Porto. Apenas lamento o branqueamento que os jornalistas estão a fazer de uma das situações mais,  desculpem o termo,  nojentas que vi até hoje. Um jogador agredir uma criança à cabeçada. Espero que os pais da criança apresentem queixa na polícia. Obrigado
José Miguel Machado
5:16
Olá, Fernando. A situação entre Matheus Reis e o apanha-bolas foi, de facto, lamentável, mas também me parece que agressão não é o termo mais correto. Veremos se o Conselho de Disciplina vai agir, uma vez que Nuno Almeida se ficou pelo 'raspanete' ao lateral leonino.
rugido de leão
5:17
derrota por responsabilidade do varandas. vender o matus nunes antes do clássico mostra o mau gestor que é na minha humilda opiniao
José Miguel Machado
5:19
A semana do Sporting foi atípica e a verdade é que isso se poderá ter refletido na exibição da equipa, apesar de Rúben Amorim ter dito o contrário. Sobre a venda de Matheus Nunes, a minha opinião é que os valores são, de facto, próximos do irrecusável para a realidade dos clubes portugueses, embora também ache que o timing não poderia ter sido pior. Perder o jogador em junho seria uma coisa, mas nesta fase, ainda por cima em semana de clássico, pode ter sido fatal. Contudo, há coisas que não se controlam e esta situação poderá ter sido um desses casos.
1906
5:20
quando sai castigo ao pepe por ter chamado filho da ... ao Mateus Reis? Obrigado
José Miguel Machado
5:21
Na época passada, Nuno Santos foi castigado por uma atitude semelhante na final da Taça da Liga, depois de ter sido percetível nas imagens televisas os insultos a Everton. O Conselho de Disciplina por certo que esteve atento ao clássico e poderá punir Pepe se entender que o mesmo se passou. Aguardemos pelos próximos capítulos.
Sporting sempre
5:22
Ficou provado que o Ruben nao tem omoletes para fazer novo milagre. Virá um médio substituir o Matheus?
José Miguel Machado
5:23
Há fortes probabilidade de chegar um reforço para o meio-campo do Sporting, conforme Record já deu conta na última semana. Ainda assim, é preciso perceber que o dinheiro que chegou da venda de Matheus Nunes não será todo capitalizado para um investimento, pelo que o jogador a chegar não será obrigatoriamente uma 'truta'. A verdade é que Morita até se exibiu a bom nível no Dragão e ainda há Pedro Gonçalves como alternativa. A manta ficou mais curta, é certo, mas o Sporting continua a ter bons executantes.
AACarneiro
5:23
Boa tarde Sr. Miguel Machado. No meu ponto de vista o Porto mereceu ganhar mas o resultado  nao espelha o que se passou no encontro , qual a sua opinião?  Obrigado
José Miguel Machado
5:25
Parece-me uma análise correta. O FC Porto foi muito eficaz e soube explorar bem as fragilidades do Sporting. Além disso contou com um Diogo Costa ao mais alto nível, ao contrário dos leões que desta vez não tiveram em Adán o salvador de outros tempos. Bem pelo contrário. Diria mesmo que o guarda-redes espanhol fez um dos piores jogos com a camisola do Sporting.
André
5:29
Creio que ficou provado aquilo que já tinha sido anunciado na pré-época: o Sporting tem um plantel demasiado curto (e agora ainda mais). A minha pergunta é a seguinte: se nos vamos manter no projeto, porque vemos cada vez menos aposta em jogadores da formação? Será que não há nenhum pronto para ir entrando na equipa?
José Miguel Machado
5:32
Olá, André. Não consigo discordar do que diz, também me parece que o plantel do Sporting é curto, sobretudo se o compararmos com os de FC Porto e Benfica. As recentes saídas de Matheus Nunes e Tabata cavaram ainda mais este fosso, não tendo chegado - até ver - qualquer substituto para eles. Quanto à aposta na formação, acredito que vá continuar a ser parte ativa da política do clube, estando Mateus Fernandes e Rodrigo Ribeiro na rampa de lançamento. Ainda assim, é preciso cuidado com esta aposta, sabendo Rúben Amorim que não pode lançar os miúdos aos tubarões correndo o risco de queimar etapas. O treinador tem sabido gerir bastante bem este aspeto e até me parece que foi por isso que no Dragão optou por lançar Esgaio para jogar a médio nos minutos finais em detrimento de Mateus Fernandes.
Gonçalo
5:32
Boa tarde José Miguel Machado. Qual avaliação global que faz do jogo realizado pelo FCP e qual é que lhe parece ser a maior lacuna do plantel, actualmente?
José Miguel Machado
5:38
Viva, Gonçalo! O jogo do FC Porto foi muito maduro. Soube sofrer, adaptou-se bem ao adversário e houve muita inteligência a explorar as fragilidades do Sporting. E eficácia, muita eficácia. Sobre a maior lacuna, parece-me evidente que continua a faltar um médio mais próximo das caraterísticas de Vitinha, ainda que Sérgio Conceição tenha preparado a equipa para jogar de outra forma. Aliás, a forma como, ano após ano, se reinventa e reinventa a equipa é um dos principais méritos do treinador dos campeões nacionais.
Gonçalo
5:39
Boa tarde, O sporting já sofreu um total de 6 golos contra Braga e Porto. Qual a sua opinião sobre a perfomance do Sporting a nivel defensivo tendo em conta que joga com 3 centrais. Relativamente ao sistema tático pode-se dizer que não ter mais um homem no centro do meio campo tem sido muito penalizador para o Sporting?
José Miguel Machado
5:42
O Sporting foi campeão com três centrais e fez uma época bastante positiva em 2021/22, a jogar no mesmo sistema tático. E sempre com bons números a nível defensivo. Esta época o descalabro defensivo deve-se, sobretudo, a erros individuais. Foi assim em Braga e voltou a sê-lo no Dragão. A nível de oportunidades concedidadas, até podemos considerar que o jogo com o FC Porto não foi assim tão mau, visto que para lá dos golos os dragões não tiveram assim tantas ocasiões para marcar. Há obviamente coisas a melhorar, mas não acredito que o sistema tático esteja em causa ou seja a origem do problema.
Guest
5:45
Boa tarde. Considero que a arbitragem nãoo influenciou o resultado, embora tenha achado muito confuso o lance do 1º golo. Todos os amarelos e vermelho foram justificados, mas há algo que me custa a entender. O jogador Otávio simulou, refilou exuberantemente, fez faltas grosseiras e acaba o jogo sem amarelo!...
José Miguel Machado
5:47
Otávio tem um estilo caraterístico de atuar, por demais conhecido, mas os árbitros, melhores do que ninguém, sabem como agir perante este tipo de comportamentos. Apesar da exuberância dos protestos, se não faltar ao respeito a ninguém, não me parece que mereça, por si só, cartão. Até porque Nuno Almeida é um árbitro mais dado ao diálogo do que à distribuição de amarelos. E ainda bem.
André
5:47
Aproveitando algumas perguntas aqui feitas, considera que este Sporting (e Ruben Amorim) demasiado previsível e sem capacidade de se reinventar, à semelhança dos rivais mais diretos?
José Miguel Machado
5:50
Olá, André. O Sporting, a nível de qualidade de jogo e de imprevisibilidade, cresceu bastante da primeira época completa de Rúben Amorim (em que foi campeão) para a segunda. Esta temporada a amostra ainda é curta, mas volto a frisar que o jogo de ontem no Dragão foi aquele contra o FC Porto em que vi mais criação ofensiva do Sporting desde que Rúben Amorim chegou ao clube. Faltou finalizar. É uma equipa paciente, por vezes demais, mas há muita criatividade nas alas e do meio-campo para a frente. E há ainda margem de progressão.
Dragon Ball
5:50
A exibição do Diogo está a ser sobrevalorizada em função da péssima do Adán. Não foi só por aí que o FCP ganhou. Saudações portistas
José Miguel Machado
5:51
O Diogo Costa fez três defesas estupendas, que foram ainda mais decisivas pelas alturas em que aconteceram. Ir para o intervalo a vencer é diferente de sofrer mesmo a acabar a 1.ª parte, assim como evitar o 2-1 à entrada dos últimos 10 minutos deu um conforto extra à equipa, que já estava em vantagem no marcador e em número de jogadores. Não foi só por aí que o FC Porto ganhou, mas também foi muito por aí que o Sporting perdeu.
D. Pedro IV
5:56
Para quando Galeno e Eustáquio no onze do Porto?
José Miguel Machado
5:59
Terão as suas oportunidades caso se mantenham como opções válidas a vir do banco. Galeno, sobretudo, tem sido uma espécie de arma secreta de Sérgio Conceição, tendo influência direta no sucesso registado nas últimas duas jornadas da Liga.
6:01
Caros leitores, muito obrigado pela participação de todos e um pedido de desculpa a quem não tive oportunidade de responder. Continuem desse lado e já sabem que podem acompanhar toda a atualidade desportiva no site do Record e no jornal que chega todas as manhãs às bancas. Até breve!
Conectando…