You are viewing the chat in desktop mode. Click here to switch to mobile view.
X
Luís Avelãs e o impacto da covid-19 na NBA
desenvolvido porJotCast
Luís Avelãs
6:01
Boa tarde. Podem colocar as vossas questões.
luis
6:01
Boa tarde, para quando está previsto o regresso e em que moldes? Direto para os play offs, terminar a fase regular... Já li tanta coisa...
Luís Avelãs
6:04
A questão é mesmo essa. Existem inúmeras ideias/propostas a circular, mas ninguém consegue dizer de forma concreta o que é que se vai passar. E toda essa indefinição está relacionada com o facto de ser ainda arriscado prever quando é que o Mundo estará em condições de poder regressar a alguma normalidade. Ainda por cima, os Estados Unidos, de momento, são o país onde existem mais casos. Com o passar dos dias vou ficando mais tentado a dizer que a existir regresso será diretamente para o playoff.
João Pedro
6:04
A temporada vai mesmo acabar?
Luís Avelãs
6:07
Espero que sim. Mesmo que de forma resumida é importante que a temporada chegue ao fim, que exista um campeão e que se volte a dar às pessoas (e são tantos milhões espalhados pelos vários continentes) aquilo que tanto apreciam. Ainda assim, como é evidente, a segurança de todos os intervenientes, a saúde pública, tem de ser colocadas à frente das questões desportivas e económicas. Daí tanta incerteza apesar da vontade generalizada de todos os agentes em voltar à competição quando possível.
Paula Andrade
6:07
Já sente saudades de comentar os jogos?
Luís Avelãs
6:11
De comentar, é verdade (apesar de ainda recentemente o ter feito com a reposição de jogos desta época), mas principalmente de ver. O basquetebol, em geral, e a NBA, em particular, são paixões com muitos anos. Normalmente, durante o verão (quando não há NBA), existem sempre competições para acompanhar, nomeadamente as grandes provas de seleções. Agora, infelizmente, não há nada... É evidente que já tenho saudades, mas há que ter em conta o que está a acontecer. O melhor é ir acompanhando as repetições que a Sport Tv está a passar ou dar uma espreitadela no youtube para rever jogos/jogadores mais antigos. Sim, preferencialmente com o Jordan e os Bulls em ação.
porfírio gomes
6:11
A NBA vai continuar a ser uma liga diferente ou tudo isto irá ter consequências?
Luís Avelãs
6:15
Estou profundamente convicto que a NBA voltará a ser rapidamente a NBA que todos conhecemos. Será uma questão quase imediata até recuperar o interesse das pessoas. Outra questão é perceber o impacto económico que isto provocará. Aí, não creio que a NBA seja muito diferente das outras grandes competições internacionais. Vamos, infelizmente, ter muito desemprego, uma recessão global e isso, de certeza, vai fazer com que a liga perca poderio financeiro. Ainda assim, isso sucederá praticamente em todas (senão mesmo em todas) as provas, pelo que a NBA - independentemente dos cortes necessários - continuará a ser das mais importantes, das que movimentará mais dinheiro.
Tomané
6:17
Há previsão para se voltar a jogar?
Luís Avelãs
6:18
Não, apenas ideias para se poder fechar a época o mais depressa possível, de modo a conseguir acabar esta e não colocar em causa o timing normal da próxima.
carlos Duarte
6:18
Esta paragem ajuda alguam equipa?
Luís Avelãs
6:20
Não ajuda ninguém, claro. Mas, se a questão tem a ver com a questão desportiva, é verdade que quem tinha jogadores lesionados ou com grandes dificuldades físicas ganhou tempo para os recuperar. Mas, evidentemente, isso só poderá ser significativo se a época avançar mesmo. Entre os principais candidatos ao título não me parece que a paragem possa estar a beneficiar este ou aquele.
Filipa Gomes
6:20
Acabar a época em Las Vegas é mesmo possíveo?
Luís Avelãs
6:26
Fala-se muito dessa possibilidade. Ainda recentemente li um longo artigo na 'Sports Illustrated' sobre o tema e fiquei convencido que essa possibilidade é mesmo real. Basicamente, aquilo de que se fala aponta para reunir 16 equipas em Las Vegas e fazer aí, através de eliminatórias diretas, todo o playoff. A ideia tem a seu favor o seguinte: a cidade organiza com grande qualidade a principal 'summer league' todos os anos; possui muitos pavilhões, com destaque para dois que podem perfeitamente acolher jogos; tem inúmeros hotéis de grande qualidade. Depois, acabar a época agrada às equipas, aos jogadores, aos adeptos e às televisões que investiram muitos milhões nos respetivos direitos. Temos ainda de considerar que este tipo de solução evita viagens, contacto com pessoas diferentes, etc, etc.
6:29
Mas há problemas: as equipas que ainda lutavam para chegar ao playoff acabam por não ter possibilidades de lá chegar; o calendário fica completamente subvertido face ao número de jogos que as equipas fizeram com este ou aquele adversário e um playoff a um só jogo pode levar a encontrar um campeão surpreendente. De resto, não se pode pensar em concentrar só as equipas, há os muitos elementos de cada organização, toda a gente da NBA, árbitros, jornalistas, etc, etc. E tudo isto só pode avançar com toda a gente a ser testada praticamente todos os dias. Será uma autêntica aventura, mas se a solução for essa... siga.
Rui Sousa
6:29
Se a liga não voltar esta época quem será campeão? E como será feito o draft, uma vez que poderá também ser cancelado o draft combine onde as equipas visualizam mais de perto os melhores jogadores universitários?
Luís Avelãs
6:30
Pois, é também por isso que todas as equipas (e a própria NBA) desejam que a época termine. E já percebi que, nesta fase, muitos dos donos já nem defendem muito a proposta A ou B. Apenas querem que seja possível jogar, determinar uma classificação e seguir em frente. O problema é que nada pode avançar sem que as autoridades permitam. E basta ver o número de casos e mortos diariamente nos Estados Unidos para duvidar que isso possa suceder em breve.
Eduardo Lima
6:31
Pensa que a paragem pode provocar estragos financeiros no Salary Cap das equipas?
Luís Avelãs
6:34
Em tudo! Se há algo que, nesta altura, podemos já antecipar como inevitável é que a NBA, assim como todo o desporto mundial, terá de adaptar aquilo que são, hoje em dia, os vencimentos normais. Toda a gente vai ter menos dinheiro. Só assim será possível, do ponto de vista económico, encontrar alguma viabilidade. A NBA tem acordos em vigor, mas todos terão de entender o momento que vivemos e adaptar as questões financeiras aos problemas que assolam todo o Mundo. Seria muito estranho que os jogadores, todos eles ricos, não aceitassem cortes. E bem significativos.
Joaozinho
6:34
boa tarde semhor avelãs, acha que acabar a época com os jogadores a usarem luvas e mascara pode ser uma opção?
Luís Avelãs
6:37
Já vi imagens de um jogo de futebol na Bielorrússia com os atletas de máscara e, sinceramente, pareceu-me algo completamente irracional. Se tentarmos fazer isso no basquetebol o cenário será ainda mais ilógico. Jogar com luvas não é a mesma coisa. E as máscaras também dificultam imenso. Todos os basquetebolistas que devido a lesão já jogaram com máscaras de proteção se queixaram das dificuldades sentidas. Imaginar um jogo com toda a gente assim é impensável. Se essa for a única solução, defendo o cancelamento da temporada, mesmo sabendo todos os problemas que isso também implica.
6:42
Bom, chegámos ao fim. Obrigado pela vossa participação e continuem a respeitar a quarentena, de modo a conseguir anular esta ameaça quanto antes. Record, em todas as suas plataformas, cá estará a fazer o seu papel. Cuidem-se!
Conectando…