You are viewing the chat in desktop mode. Click here to switch to mobile view.
X
Luís Avelãs responde aos leitores
desenvolvido porJotCast
Luís Avelãs
4:20
Boa tarde. Podem colocar as vossas questões.
Jorge
4:20
Boa tarde caro Luís. Gostava de lhe perguntar duas coisas que não têm especificamente a ver com o Mundial. Acha que teremos já novo selecionador? Existem condições para Ronaldo continuar ou deve iniciar-se já o ciclo pós-CR7?
Luís Avelãs
4:26
Ao contrário do que diz, ambas as questões estão diretamente relacionadas com o que sucedeu no Qatar, como são as dúvidas que todos os portugueses querem ver esclarecidas quanto antes. Existindo um contrato em vigor entre a Federação e Fernando Santos, a mudança de treinador só acontecerá em caso de demissão (o técnico já disse que não irá acontecer), se Fernando Gomes optar por demitir o selecionador ou se, após a tal conversa, ambas as partes chegarem à conclusão que é melhor fechar este ciclo. Não sei o que defendem os dois protagonistas, mas se os pudesse aconselhar diria que é melhor (para todos) iniciar um novo ciclo. E o mesmo digo em relação a Ronaldo. É difícil imaginar que ele volte a ter condições para ser indiscutível. Assim sendo, e por me parecer sempre complicado que ele seja apenas uma solução alternativa, também defendo a sua saída. Ronaldo fez muito por Portugal. Não merece acabar de forma pouco digna e tudo o que se passou nos últimos tempos já não foi nada bonito.
MÁRIO JESUS
4:26
Boa tarde! Senhor Luís Avelãs, na sua opinião, foi alimentada por alguns sectores, que Portugal ia ser campeão do Mundo, no Qatar 2022, não houve exageros?
Luís Avelãs
4:29
Ninguém, antes de uma competição tão aberta como um Mundial de futebol - onde objetivamente umas 10 seleções podem ganhar sem que tal constitua grande surpresa - pode garantir que vai ganhar. Assim, sabendo todos nós que a Seleção Nacional possui condições para bater quem quer que seja, era legítimo ter essa esperança. Afirmá-lo não me parece ter sido exagero. Era um sonho, complicado, mas possível. De resto, nesa altura, todos consideramos que tinha sido obrigatório estar nas meias-finais, entre as quatro melhores. Isso significa que falar em título não era assim tão descabido.
Guest
4:29
Boa tarde Luís, quem foram para si os destaques positivos da nossa seleção neste Mundial individualmente falando e acha que o ciclo de alguns jogadores deveria chegar ao fim ( casos de Ronaldo, Pepe, e mais um ou outro)
Luís Avelãs
4:36
Considero que Bruno Fernandes terá sido o melhor elemento no somatório dos cinco jogos, mas é justo dizer que Bernardo Silva confirmou o que conhecemos dele; que João Félix surgiu muito melhor (mais confiante) do que no Atlético Madrid; que Pepe voltou a ser enorme; que Gonçalo Ramos mostrou poder ser solução para os próximos anos; Leão com espaço é um elemento fortíssimo, etc, etc. A questão é que nem sempre todos conseguiram estar ao seu melhor nível. Contra a Suíça isso foi mais constante e aconteceu goleada. Quanto ao futuro, e sendo por norma contrário a que os jogadores se afastem quando ainda jogam, creio que Pepe e Ronaldo devem dar lugar aos mais novos. E isso deve ser extensivo a Fonte, Moutinho e se calhar mais um ou dois. Mas isso deve suceder sem dramas, com relativa naturalidade.
Gabriela Castanheira
4:36
Não  teria sido melhor a repetição  da equipa que jogou contra a Suíça, com os laterais  bem abertos e cruzarem a bola por baixo, já  que havia dificuldade em fazer chegar a bola aos avançados?
Luís Avelãs
4:38
Depois da derrota, podemos questionar tudo, pois já sabemos como foi o jogo. Mas, mesmo concordando que a prestação ficou aquém do esperado, creio que fizemos o suficiente para marcar, para evitar a derrota no tempo regulamentar. Aliás, tenho a forte convicção que se Portugal marcasse primeiro a vitória não escaparia. Não me parece que a questão tenha tido muito a ver com a forma dos cruzamentos.
Luis Pinheiro
4:39
Ola Luis, vivo na Alemanha e estou como todos os tugas profundamente triste!! Mais do que isso, olhando para o leque de jogadores de qualidade que temos, pelo menos com os meus 47 anos não me recordo Portugal ter em quantidade tanta qualidade. E o futebol é pobre, sem padrão de jogo, nada! Viver só das individualidades ninguém ganha nada! Respeito muito FS mas se os jogadores portugueses nos clubes jogam top e chegam à seleção e jogam flop para mim é da responsabilidade do Seleccionador! O que acha? Obrigado
Luís Avelãs
4:42
Sou levado a concordar genericamente com a sua observação. Mesmo tendo a noção de que Portugal foi mais incisivo neste Mundial face a prestações anteriores, também me custa, por vezes, ver uma equipa tão recuada, aparentemente com tanto receio dos outros. Portugal, como qualquer outra equipa, pode perder e também deve ter algumas cautelas quando enfrenta determinados adversários, mas isso não deve castrar um modelo ofensivo, de posse de bola, em busca constante pelo golo. Se temos artistas do melhor, não devíamos, aqui e ali, apresentar um futebol sofrível, sonolento. E isso, nos últimos anos, aconteceu muitas vezes. E sim, não deve ter sido por responsabilidade dos jogadores.
Rui
4:42
O selecionador, com o intuito de fazer esquecer a derrota com a Espanha, quis criar a ilusão nos adeptos de que iamos ser campeoes mundiais. Não deveria agora apresentar a demissão?
Luís Avelãs
4:46
Defendo a mudança no comando técnico, mas não devido a essa fezada do selecionador. Acreditar que se pode ganhar é o primeiro caminho para lá se chegar. A questão é o modelo de jogo, as opções, a mensagem que passa ou não, etc, etc.
Luis Pinheiro
4:46
O melhor período do jogo da seleção contra o maroccos foi enquanto tivemos 2 avançados(Ramos e Ronaldo)! Não entendo o porquê de FS ter alterado! Para mim um erro fatal!!
Luís Avelãs
4:48
Essa é uma outra questão. Equipas como Portugal devem, na minha perspetiva, ter sempre uma forte presença ofensiva. A questão, porém, é casar isso com uma linha média muito criativa, mas que também precisa de gente para defender, recuperar a posse de bola. Admito que a equação é mais complicada do que aquilo que parece à primeira vista.
Abel
4:53
Caro Luis consegue arranjar uma explicação como é que um treinador com tantos anos a chefiar a Selecção e com um jogador que tem quase 120 golos e fora os golos dos outros avançados consegue tão magro pecúlio em provas internacionais 1 campeonato da Europa da maneira que foi e a outra prova internacional novíssima que agora  já não consegue chegar mais á frente? É isto para dizer que outras selecções com muito menos golos ganham tudo. É jogam um futebol mais assertivo mais brilhante e dinâmico. Agora culpa-se o Ronaldo quando foi ele que foi o abono de família e mascarou as fraquezas do treinador. Porque se não houvesse um Ronaldo este Fernando Santos logo no início tinha ido dar uma volta.
Luís Avelãs
4:56
É evidente que o futebol exibido ao longo deste anos raramente foi o pretendido ou aquele que todos consideramos possível face ao talento dos nossos melhores jogadores. Ainda assim, há que ter em consideração que jogar bonito, como fizemos durante os anos 90, por exemplo, também era criticado (e bem) porque não produzia resultados. O ideal é ter um fio de jogo dinâmico, agradável, mas que produza resultados relevantes. Jogar bem e não ganhar também não é grande coisa.
Luis Pinheiro
4:56
Parece-me óbvio que FS terá que abandonar a seleção. Quanto a CR7 acho que se aceitar ajudar tudo bem agora se achar que terá que ser titular então aí o melhor será abandonar também! Na minha opinião é olhando ao leque de Treinadores disponíveis, acho que Rui Jorge dos sub-21 seria uma boa escolha!! O que acha?
Luís Avelãs
4:58
Rui Jorge é um norme com peso dentro da estrutura federativa. E que tem a seu favor o ter sido jogador internacional e o facto de ter orientado nos Sub-21 a grande maioria dos atuais eleitos. Por outro lado, não devem faltar treinadores mais experimentados, portugueses e estrangeiros, desejogos de pegar num naipe tão valioso de futebolistas.
Bom, o nosso tempo chegou ao fim. Obrigado pela vossa participação.
Conectando…