You are viewing the chat in desktop mode. Click here to switch to mobile view.
X
Luís Avelãs responde aos leitores sobre a NBA
desenvolvido porJotCast
Luís Avelãs
4:07
Boa tarde. Podem colocar as vossas questões.
Rui Faria
4:07
Quem deve ser o MVP?
Luís Avelãs
4:10
Pergunta pertinente, com várias respostas possíveis mas que, nesta altura, ainda não se deve colocar. Pelo menos se a ideia for dizer apenas um nome. A época, mesmo com 72 jogos na fase regular, ainda não chegou a meio. Há indícios, mas apenas isso. Em absurdo, todos os que jogaram muito bem podem estar mal nos próximos tempos. E alguns que ainda não brilharam podem subir imenso. É evidente que dificilmente o MVP não será um jogador de um lote de 10 nomes, mas é de facto ainda cedo. Se a pergunta apontasse para uma resposta face ao momento, provavelmente diria Jokic.
Carla Justo
4:10
Faz sentido Minnesota trocar de treinador?
Luís Avelãs
4:17
Se os responsáveis consideram que o treinador cessante não estava a dar boa conta do recado... claro que sim. No entanto, confesso, não sei quais eram as expectativas dos dirigentes. Minnesota é uma equipa fraquinha, sem um plantel por aí além, está numa conferência (Oeste) fortíssima e não contou com a sua principal figura (Towns) nem em metade dos jogos.Aliás, nem Russell (o segundo elemento mais importante) jogou sempre. Perante este cenário, a ideia dos dirigentes eram que a equipa estivesse bem classificada? Como? É evidente que poderia ter acontecido uma espécie de milagre, um pouco à imagem do que tem sucedido com Oklahoma e mesmo Memphis, mas eles estarem em último não me surpreende nada. Julgar o trabalho do treinador só pelos resultados parece-me errado neste caso. Contudo, podem ter identificado outro tipo de problemas/lacunas.
Guest
4:17
Sobre os rockets, talvez já se tenham apercebido que rebuild é o melhor, o que acha?
Luís Avelãs
4:19
Acho que sim. A minha grande questão é não perceber o que eles têm andado a fazer, desde a sensacional opção pela troca de Capela, um dos maiores disparates que vi na NBA ao longo dos tempos. Cousins era uma opção pouco lógica; Wall teria de acarretar grandes riscos e até Oladipo vem de lesões complicadas. Tentar construir algo à volta de Wood e Tate parece-me a medida mais adequada. Mas, com toda a certeza, vai levar tempo.
Pedro Afonso
4:19
Quem está a jogar melhor nesta fase?
Luís Avelãs
4:22
Continuo a pensar que as equipas de Los Angeles estarão bem posicionadas para chegar ao título. Aliás, penso que uma delas será a representante do Oeste na final. Contudo, nos últimos dias, mesmo sem Durant e aqui e ali Irving, a equipa que está a jogar melhor são os Nets. Nunca imaginei, ainda por cima tão depressa, que as coisas funcionassem assim numa equipa que parecia ter ficado com menos soluções a nível de plantel após a troca que envolveu a chegada de Harden. A equipa respira confiança e está empolgada e empenhada como nunca. Se jogarem muito tempo assim serão também sérios candidatos à conquista do título.
RS
4:22
Boa tarde,
Hornets e Knicks são duas das grandes surpresas até ao momento, na sua opinião?
Luís Avelãs
4:24
Sim, de alguma forma. Tenho até gostado mais dos Knicks do que propriamente dos Hornets. No entanto, sem pretender beliscar o que ambos os conjuntos têm feito, acredito que atrás de si têm equipas mais fortes e que a tendência será aproximarem-se deles. Falo de Miami, Atlanta, Orlando, Washington e até dos meus (irregulares) Bulls.
Tiago
4:24
Qual foi o jogo que até ao momento lhe encheu as medidas?
Luís Avelãs
4:27
Não sei se a questão se refere apenas a esta temporada. Mas, sobre esta época ou de sempre, não é fácil eleger só um. Já vi milhares de jogos ao longo dos anos, tendo tido a sorte (inclusive ao vivo) de testemunhar coisas inacreditáveis. Sem ter sido o melhor jogo, destacaria a exibição monstruosa de Jordan (doente) em Salt Lake City, numa das finais entre Chicago e Utah. O que o homem fez naquele dia foi ainda mais surreal do que o costume.
Joao
4:27
Boa tarde, li que o cousins podia ir para os lakers. Acho uma má decisão não é o poste que os lakers precisam. Precisam de outro tipo de poste na minha opinião. Acha que seria bom para os lakers ele vir ?
Luís Avelãs
4:29
Não é o jogador que os Lakers precisam, mas registo que os campeões já perceberam que Gasol também não o é. De resto, realço o facto estranho de Cousins ser logo apontado para uma equipa quando ainda estava ligado a outra. Este tipo de cenário não é nada benéfico para a imagem da liga. Parece que saiu apenas por questões estratégicas e que a ideia era voltar logo a seguir. Não aprecio estas 'negociatas'...
Francisco Silva
4:29
Deveriam os Dallas Maveriks arriscar em trocar por Blake Griffin?
Luís Avelãs
4:32
Depende dos jogadores a envolver. Acredito que Griffin pode ser uma boa ajuda, mas Dallas não deve envolver, por exemplo, Hardaway ou Brunson. Eu nem de Kleber abdicaria, por exemplo. Mas facilmente  alinharia em ceder Powell ou Richardson.
Iuky
4:32
Boa tarde. Na sua opiniao o quw acha do rookie dos Bulls Pat Williamns? Opiniao sobre Donovan ate ao momento? Gosto bastante. Melhor rookie ate ao momento? Ball ou Haliburton ? Go Bulls
Luís Avelãs
4:36
O Williams tem momentos bons, mas alterna com outros algo estranho. Faz muitas vezes passos e nem sempre a tomada de decisão é a adequada. Contudo, isto são falhas típicas nos rookies. Tem confiança, ajuda nas tabelas, lança dentro e fora, é aceitável sem ser, até agora, uma potencial estrela. Faz-me confusão estar sempre com aquele ar meio triste, mas cada um é como cada qual. Vamos esperar mais algum tempo para perceber a evolução. Quanto ao treinador, também nem sempre concordo com as opções, mas admito que face a um passado recente é melhor e mais experientes. Precisa de tempo. Quanto ao melhor rookie, também acho que a questão será entre esses dois. LaMelo é mais espectacular, mas Haliburton parece-me fazer as coisas com mais sentido, dá a ideia de estar já numa fase mais madura.
Luis André
4:37
Terá realmente os lakers uma equipa tao forte para revalidar o titulo...nao terao outras equipas a jogar melhor e mesmo com melhores planteis para isso
Luís Avelãs
4:38
Os Lakers têm plantel para isso, é um facto, mas não são os únicos. E também é verdade que, nesta fase (até pela lesão de Davis), não são os Lakers quem está mais forte ou a jogar melhor. Mas isto só se decidirá lá mais para a frente...
ricardorosa1
4:38
Boa tarde, a meu ver os nets, lakers e clippers são fortes candidatos. Existem um "outsider" que possa vencer as probabilidades? Bucks favoritos?
Luís Avelãs
4:41
O meu 'top 3' também é esse, mas Milwaukee e Utah,têm de estar nas contas. Denver (se Murray se mantiver como esteve a última semana), Philadelphia (com Embiid tão forte), Boston (pela classe de Tatum, Brown e do treinador) e até Portland (desde que com toda a armada disponível), mesmo numa linha abaixo, também não devem ser ignorados.
Joao
4:41
Acha que os GSW vao tentar uma trade surpresa no fecho do mercado para conseguir lutar pelo titulo ainda este ano? Fala-se de alguns nomes (por exemplo, do Zach LaVine que acho fantastico e que certamente o Luis nao gostaria)
Luís Avelãs
4:44
Não acredito que façam algo tão arriscado. Porque não teriam sérias probabilidades de chegar ao título e porque Lavine (na próxima época) dificilmente jogaria ao mesmo tempo que Thompson. De resto, para Chicago aceitar (e espero que nem escutem as eventuais ofertas) de quem é que os Warriors iriam abdicar? Weiseman, com toda a certeza, teria de ser incluído, e não me parece que Golden State facilite isso. De resto, também gostaria que, caso o cenário se colocasse, o próprio Lavine torcesse o nariz a essa possibilidade.
Diogo Antunes
4:44
Os meus queridos Bucks andam a passar dificuldades e na minha opinião Milton não é o 2.º homem de uma equipa que quer ser campeã, que seria uma boa opção para os bucks para acompanhar Giannis ao um título ? Talvez alguém que seja um shooting gard e que faça bastantes assistências ?
Luís Avelãs
4:47
Eu sei que esta é uma questão onde poucos me acompanham, mas também tenho (desde sempre) a ideia de que Middleton não é uma segunda figura assim tão especial. Não digo que seja mau jogador, longe disso, mas não o vejo com calibre de estrela. De resto, para mim, essencial é Holiday. Aliás, não deve ser por acaso que a série de derrotas coincidiu com a sua lesão. Hardaway Jr. podia ser aqui uma boa opção, tal como Fournier, por exemplo.
Guest
4:47
O futuro dos Bulls passa pelo Lavine? Será jogador suficiente para meter os Bulls num patamar acima ?
Luís Avelãs
4:52
Nem Lavine, nem ninguém sozinho, será suficiente para elevar os Bulls (ou outra equipa qualquer) ao patamar cimeiro. É preciso mais gente. Curiosamente, Chicago tem um potencial interessante. Considero apenas que faz falta um poste a sério. Com Drummond, por exemplo, o playoff seria uma garantia, mesmo que tivesse de sair Markkanen ou Porter Jr. Uma troca que permitisse a entrada de Drummond (ou Capela) sem perder Markkanen seria o suficiente para a equipa começar a sonhar alto.
Daniel
4:53
Boa tarde! Que equipa é que poderia aproveitar, da melhor maneira, o facto do Andre Drummond já não contar para os Cavs?
Luís Avelãs
4:55
Basicamente... quase todas. Os Lakers, apesar de terem Davis e Harrell, se fizessem algumas cedências para ter um poste assim dificilmente não seriam campeões.
Guest
4:55
pergunta da eterna discussão. imaginemos que LeBron ganha mais 1 ou 2 campeonatos e por exemplo supera o número de pontos de Kareem. num cenário desses será ele o GOAT? ou ainda assim o contexto da época, todo o misticismo de jogos como o flu-game, o double-nickel, os 63 pontos aos Celtics ou o ultimo lançamento em Utah, o 6-6 em finais
Luís Avelãs
5:01
Tenho o maior respeito por LeBron. Os seus números são espectaculares e vão ainda melhorar. Dou até de barato que possa chegar aos seis títulos (duvido) ou mesmo ultrapassá-los (duvido ainda mais), mas nem assim será, para mim, o melhor. E não tem nada a ver com o facto de ser adepto dos Bulls. Quantas épocas precisou Lebron para tudo isso? Em quantas equipas teve de andar? A quantas estrelas teve de se juntar para atingir isso tudo? Quantas finais perdeu? Jordan foi um exemplo de insistência, soube esperar até levar a equipa que acreditou nele até ao título, nunca desistiu dos Bulls, jamais aceitou ir para a equipa de outra estrela. E resolveu parar duas épocas quando era (de longe) o melhor entre os melhores, regressou como se nada se tivesse passado e ganhou mais três títulos seguidos como se os outros fossem todos banais. Para mim, Jordan não é só o melhor basquetebolista da história, mas sim o maior desportista. O que ele fez, da forma que fez, naquele contexto, foi apenas sublime.
5:02
Mais uma vez o tempo voou e não dá para responder a mais. Ainda por cima temos uma outra charla a caminho. Obrigado pela vossa participação. E fica a promessa que um destes dias irei estar aqui o tempo necessário para responder a todas as perguntas sem exceção. Demore o tempo que demorar. Abraço a todos!
Conectando…