You are viewing the chat in desktop mode. Click here to switch to mobile view.
X
Luís Gonçalves, selecionador de Moçambique, responde aos leitores
desenvolvido porJotCast
José Mendes
6:25
Que balanço faz até agora deste seu projecto?
Luís Gonçalves
6:31
Boa tarde José Mendes. Até ao momento faço um balanço muito positivo. Assumi a Seleção de Moçambique em Agosto de 2019. Logo no primeiro compromisso conseguimos a qualificação para a fase de grupos de apuramento ao mundial, o que já não acontecia à muitos anos. Para além de uma vitória sobre o Quénia em Outubro de 2019, num jogo amigável, tivémos uma vitória e um empate em novembro, respectivamente com Ruanda e Cabo Verde, o que nos permitiu ter os atuais 4 pontos. Depois veio a pandemia...
6:35
Os dois últimos jogos com Camarões não pontuámos, apesar disso está tudo em aberto e a qualificação está ao nosso alcance. O seu desfecho será em Março do próximo ano, em que o nosso adversário direto será Cabo Verde.
Temos desenvolvido o nosso trabalho com algumas vicissitudes, mas o balanço é bastante positivo, pois sinto a equipa coesa e a evoluír, apesar dos últimos resultados.
Kim
6:35
Qual a sua opinião sobre o jovem jogador do SCP GENY CATAMO não a nivel individual pois é um predestinado mas a nivel técnico ou táctico
Luís Gonçalves
6:38
O Geny, como qualquer outro jogador, poderá melhorar a nível técnico-táctico, nomeadamente no momento da transição defensiva, onde deverá ser mais agressivo e reativo. De um modo geral, compreende bem o jogo e os seus momentos, sendo um jogador bastante completo, apesar da sua juventude.
Artur Vasconcelos
6:39
Boa tarde.

Tem havido muitos comentários sobre o talento de Geny Catamo, jogador do Sporting. Estamos perante um jogador de futuro?
Luís Gonçalves
6:40
Estamos perante um jogador que já é presente é que futuramente poderá ser muito mais rentável, é preciso apostar nele. Talento não lhe falta.
Alberto
6:40
Como é gerir a selecção nas datas FIFA, em que praticamente não tem, tal como os adversários, tempo para treinar ?
Luís Gonçalves
6:44
Boa questão. Tem de se fazer uma gestão muito criteriosa e encontrar o equilíbrio entre a gestão do esforço dos jogadores, considerando os jogos realizados nos seus clubes, as viagens e os diferentes momentos de cada um e ao mesmo tempo transmitir e treinar o essencial, que permita pôr em prática o plano estratégico para os jogos que temos de realizar. O pouco tempo de treino tem de ser muito bem rentabilizado, definindo prioridades.
Alberto
6:44
Boa noite! Acha que no futuro Moçambique tem chances de ir a um Mundial? O que acha que é necessário para isso acontecer e quando poderá ser?
Luís Gonçalves
6:48
Sinceramente sim, acredito que é possível, contudo é necessário que os dirigentes do futebol moçambicano unam esforços para que o futebol de formação e as competições internas sejam uma realidade de forma sistemática. Não é possível evolução sem bom futebol de formação e sem uma competição interna que permita desafiar os jogadores para que estes se desenvolvam e, no fim emprestem mais competitividade à Seleção Nacional
Guest
6:48
Boa tarde Luís ! O nível do futebol moçambicano tem crescido nos últimos anos ou não tem havido uma evolução sustentada? E relativamente a jogadores uma pergunta também . Existem jogadores com capacidade para os três grandes portugueses ? Continuação de bom trabalho !
Luís Gonçalves
6:51
O nível do futebol nos últimos anos tem crescido aos soluços, não de forma sustentada. Há que mudar algumas mentalidades.
sim, há alguns jogadores que poderão eventualmente chegar aos três grandes. Na minha humilde opinião, Zainadine Júnior já o justifica há algum tempo. Mas outros serão candidatos. Reinildo não joga no Lille?
José Carlos
6:52
É possível que alguma seleção lusófona consiga ser competitiva num Mundial a médio prazo?
Luís Gonçalves
6:55
Respondo por Moçambique, no contexto atual preocupo me que Moçambique seja o mais competitivo possível em qualquer jogo que dispute. Se conseguir chegar ao Mundial, no médio prazo já será um feito notável. Ser competitivo na fase final de um mundial será muito relativo e dependeria de muitos fatores, mas cada jogo é um jogo...
Guest
6:55
São para uma aposta futura na seleção A
Luís Gonçalves
6:58
Os jovens Sub20 serão naturalmente acompanhados e também farão parte da Seleção A, no futuro. Para isso é fundamental que haja continuidade no seu processo evolutivo nos seus clubes d também na Seleção Sub20. A competição interna tem de ser uma realidade urgente. Também é preciso que os próprios clubes procurem proporcionar mais experiência internacional aos seus jogadores.
Toni
6:59
Este é melhor desafio da sua carreira ?
Luís Gonçalves
7:00
Claramente, é o mais desafiante e aliciante, por tudo o que representa e envolve. É toda uma nação que acredita em nós
Afonso
7:00
Considera que Moçambique pode crescer consigo até se tornar numa das melhores selecções de África ?
Luís Gonçalves
7:04
Não tenho essa presunção, apenas quero que esta Seleção seja cada vez mais competitiva e que não sejamos nós a limitar os nossos próprios sonhos. Significa que poderemos ir longe, se formos ambiciosos e competentes.
Para além disso também gostaria de contribuir de forma positiva para o desenvolvimento do futebol moçambicano.
Tó-Zé
7:04
Considera que os clubes portugueses deveriam estar mais atentos aos jogadores moçambicanos ?
Luís Gonçalves
7:08
Sem dúvida. Já o disse por diversas vezes. Em Moçambique há talento, prova disso foi esta conquista do torneio COSAFA e consequente apuramento para o CAN da categoria, por parte dos Sub20. O jogador moçambicano, bem enquadrado, será tão competente como qualquer outro. Já existem vários exemplos.
o jogador moçambicano é talentoso e acessível.
Guest
7:09
Qual é o melhor jogador moçambicano?
Luís Gonçalves
7:10
vou escusar-me a referir um, mas basta olhar para a Seleção Nacional e poderemos identificar vários com muita qualidade
José Carlos
7:10
Boa tarde, Luís. Quais as principais surpresas que encontrou quando se inseriu no contexto do futebol africano?
Luís Gonçalves
7:12
Antes de rumar a Moçambique procurei identificar-me o mais rápido possível com o seu futebol, embora já o acompanhasse, até pelas minhas raízes.
7:13
ainda assim, surpreendeu me a resistência do jogador moçambicano e a  sua capacidade de adaptação
MÁRIO DA SILVA JESUS
7:13
Boa Noite, Mister Luís Gonçalves, como analisa o futebol moçambicano. Os meus cumprimentos.
Luís Gonçalves
7:17
O futebol moçambicano está a atravessar uma fase de indefinição, em que está à procura do seu caminho. É um futebol com muitos problemas estruturais e que precisa urgentemente de definir prioridades. O jogador moçambicano e o seu desenvolvimento deveria estar no topo das preocupações dos dirigentes.
Guest
7:17
Para quando um Portugal - Moçambique?
Luís Gonçalves
7:18
Boa pergunta. Seria muito interessante a realização desse jogo. Se o meu amigo Fernando Santos tiver disponibilidade, porque não?
Guest
7:24
Já são vários anos em Moçambique.... já alceia por um regresso no futebol Português?
Luís Gonçalves
7:27
O meu regresso ao futebol português acontecerá com naturalidade, se tiver de acontecer. Neste momento estou focado na Seleção de Moçambique e nos seus objetivos. Sei que, em Portugal também estão atentos ao meu trabalho e percurso, mas não só. O treinador de futebol é um cidadão do mundo.
Guest
7:35
Segundo o que já descreveu o jogador moçambicano e de ótima qualidade, então a maior dificuldade são as condições físicas ( infra-estruturas) e as burocracias?
Luís Gonçalves
7:37
Sim, a maior dificuldade prende-se com a falta de condições estruturais. Melhorando esse aspecto, o jogador moçambicano será ainda mais competitivo e competente. Outro aspecto muito importante relaciona-se com a necessidade de melhorar o futebol de formação e a formação dos seus treinadores
Guest
7:41
Sente que há pouco investimento? Nacional e/ou estrangeiro?
Luís Gonçalves
7:44
Parece-me que sim. Atualmente existe um ótimo exemplo de investimento nacional que é a Associação Black Bull. Este clube alia o investimento em infra-estruturas a um projeto de desenvolvimento do futebol bem desenhado. Acredito que no médio prazo dará os seus frutos.
7:49
Agradeço aos leitores Record as questões colocadas e aproveito para desejar a todos um Santo Natal e Feliz Ano de 2021!
Conectando…
Larama
 - 
7:44
-
boa noite
0
Dislike
Resposta
Larama
 - 
7:45
-
Grande abraço
0
Dislike
Resposta
Larama
 - 
7:47
-
Qual
0
Dislike
Resposta
Larama
 - 
7:49
-
Quais as principais dificuldades que enfrenta ai em Moçambique?
0
Dislike
Resposta