You are viewing the chat in desktop mode. Click here to switch to mobile view.
X
Marco Ferreira responde aos leitores
desenvolvido porJotCast
Marco Ferreira
1:58
Boa tarde Caros Leitores, iniciamos agora a nossa habitual conversa sobre Arbitragem. Coloquem as vossas questões/dúvidas.
augusto gomes
1:59
Concorda com a renovação do mandato de Fonteles Gomes, grande portista?
Marco Ferreira
2:05
Boa tarde Augusto Gomes, tem de admitir que a função de presidente do conselho de arbitragem nunca irá ser uma tarefa fácil e aceite por todos os agentes desportivos. Compete ao presidente da FPF colocar na sua lista a estrutura de arbitragem que ele apoia. A renovação do apoio no atual presidente do CA demonstra que, no mínimo, a confiança mantém-se. Na minha opinião existiram melhorias que justificam um novo mandato para, no mínimo, desenvolver as alterações implementadas.
Guest
2:06
Nao uma vez que sera Azul, Vermelho ou Verde nao teem que estar la para nao haver suposiçoes de favores.
Marco Ferreira
2:08
O futebol é um desporto alimentado pelo "fanatismo" dos adeptos, uns mais que outros, vão sempre deduzir que tudo o que acontece de negativo com os seus clubes são consequência de favores. A mentalidade tem de mudar para que o Futebol seja visto como o desporto que é, sujeito a erros de todos os agentes desportivos.
FumadorBodybuilderPervert
2:09
Boa tarde, espero que se encontre bem de saúde. Como sabemos o futebol clube do porto está falido, acha que o facto de o fontelas gomes continuar à frente da arbitragem, pode ser uma grande ajuda ao futebol clube do porto para se aguentar  mais uns meses/anos ? Cumprimentos
Marco Ferreira
2:15
Boa tarde, não vejo nenhuma relação lógica para essa associação entre a hipotética falência que invoca e a continuação do atual presidente do CA. Neste mandato mais do que um clube foi campeão, existiram erros que prejudicaram/beneficiaram mais do que um clube também, aliás muitos dos erros que existiram acabaram por beneficiar/prejudicar as equipas do meio e do fundo da tabela. Realçar somente os erros e comparar com 2 ou 3 equipas é abdicar de todos os outros clubes e restringir o campeonato a 3 equipas. O futebol é de todos os clubes independentemente das preferencias dos adeptos. Não se pode exigir justiça quando os próprios adeptos não tratam todos por igual
vitor
2:19
boa tarde porque é que você quando arbitava o Benfica os projedicava sempre
Marco Ferreira
2:22
Boa tarde Vitor, respeito a sua opinião mas não passa disso mesmo, até porque não se baseia em factos reais. Analise os jogos desde 2006, ano que ascendi à liga, e sustente a sua afirmação com factos e não só com a sua imaginação
João Ventura
2:25
Boa Tarde , a minha questão tem a ver com a arbitragem .Visto que o futebol vai começar para o próximo mes  qual é o risco para os profissionais de arbitragem e se podem recusar se a fazer jogos devido ao covid.
Marco Ferreira
2:29
Boa tarde João Ventura, a FPF e a LIGA são as instancias que decidem o recomeço da competição após ouvirem o governo e a DGS. Os árbitros não podem recusar fazer os jogos para os quais são nomeados alegando o Covid 19. O risco dos jogadores é elevado atendendo ao contacto fisico e mesmo assim a decisão foi retomar a atividade. Esperemos que o controlo médico seja eficiente e que minimize os riscos para todos.
Guest
2:29
Boa tarde, a minha questão tem haver com os voucher's. O Marco conseguia recomendar alguma coisa, um prato principal que tenha gostado ou uma sobremesa que não tenha esquecido?
Marco Ferreira
2:31
Boa tarde, a minha forma de estar no desporto e os princípios e valores morais que respeito não me permitiram desfrutar dos vouchers. Deverá redirecionar a sua questão para aqueles que usufruíram.
OlheiroDoAlguidaresDeCima
2:32
Boa Tarde, Quando queremos um clima de transparência na arbitragem, isso tem de partir de cima, de quem manda ( Fontelas Gomes) não é o facto de mais do que um clube ser campeão, que faz do fontelas gomes um bom presidente, quando há jogos Benfica-Porto ou Porto-Benfica são sempre os mesmo árbitros a apitar, os dois super dragões (o pasteleiro e o jorge sousa) Só existem árbitros competentes no Norte ? Não Acha que isso dá asas a desconfianças ? o Tiago Martins e o Fábio Veríssimo são outros dois que prejudicam sempre o Benfica, no caso do moedinhas, até se viu bem no video do jogo que a moeda nem sequer lhe acertou, e foi protegido pelo conselho de arbitragem assim fica difícil acreditar na isenção da arbitragem, podia dar-lhe inúmeros outros casos sempre sem desfavor dos mesmo e em benefícios de outros Já para não falar na diferença entre multas e castigos... Continuação de excelente tarde.
Marco Ferreira
2:35
Boa tarde, pelo que entendi não existem Árbitros competentes para dirigir os jogos entre os grandes. Nem do norte nem do sul, afinal quem resta que lhe agrade para dirigir esses jogos decisivos?! O "pasteleiro", o "Jorge Sousa", o "Tiago Martins" e o "Fábio Veríssimo" não lhe agradam, dois do norte e dois do sul.
NaMouche
2:35
A minha questão tem haver com o apito dourado, alguma vez lhe ofereceram algum tipo de "extras" ? Acredita mesmo que apito dourado acabou ? Pelo que vemos nos jogos, tenho sérias dúvidas...
Marco Ferreira
2:39
Boa tarde, na altura do apito dourado eu era Árbitro da 2ª Divisão e fui o único Árbitro da AF Madeira que estavam nas competições da FPF que não fui indiciado nem como testemunha nem como arguido, realço também que tive 5 anos na 2ª B e só depois do apito dourado subi em 1º lugar na classificação. Não acredito que tudo acabou com o apito dourado, pelo contrário, houve um upgrade na forma de influenciar.
Filipe
2:39
Existiu alguma formação dada aos árbitros para o reinicio da liga caso ocorra? Como vão lidar com a atual situação sendo que dentro de campo o contacto é inevitável?
Marco Ferreira
2:40
Boa tarde Filipe, nada irá mudar, ao retomar os jogos tudo será igual não existindo nenhuma alteração à lei devido ao covid 19
João Ventura
2:40
A sua familia acompanhava os seus jogos de futebol ? e como reagiam as criticas e elogios ?
Marco Ferreira
2:41
Boa tarde João Ventura, claro que sim, a minha família sempre acompanhou a minha carreira e muitas das vezes apontavam os erros que eu cometia mas nunca duvidaram da minha seriedade porque sabem qual a educação que me deram.
Vieira rua
2:41
Concordo consigo, que o fanatismo dos adeptos tolda a visão dos mesmos. Mas não podemos ser hipócritas, e não esquecer quem você culpou por ter sido despromovido. Não acha que o que você disse alimenta esses tais fanáticos? Não é só mandar para o ar Sr. Marco Ferreira, convêm fazer parte da mudança que você diz que é preciso no panorama do futebol nacional, e honestamente, não acho que o esteja a fazer. Cumprimentos
Marco Ferreira
2:43
Boa tarde, eu culpei o meu presidente do Conselho de Arbitragem e a sua estrutura da secção de classificações. Tudo o resto foram conclusões dos adeptos que não partilho mas não ignoro.
Guest
2:43
Vamos ser honestos e sinceros que ah pessoas inteligentes no mundo não é tudo ouco e com palas.  O que têm a dizer da arbitragem so mais reles que ja vi no Porto vs Benfica deste ano??  As agressões de jogadores do Porto passaram em claro, um penalti procedido de falta clara. Para fim arquivar a agressão Bárbara do mares ao tarabt? Não acha que isto roça o ridículo?
Marco Ferreira
2:46
Vamos ser honestos e analisar todos os erros e não só alguns. Vamos analisar arbitragem e não  clubes, isso é o que faço, eu analiso arbitragens independentemente dos clubes em questão. Não opino sobre falhas de jogadores nem treinadores e muito menos de presidentes, não entendo porque insistem em associar as análises e opiniões aos clubes. Para mim um penalti não assinalado contra um "grande" é um erro igual ao penalti não assinalado a um "pequeno", é um erro de arbitragem cometido por um árbitro, nada mais...
João Ventura
2:47
Tem saudades de apitar? Qual foi o jogo mais importante da sua vida?
Marco Ferreira
2:51
João, não posso esquecer 20 anos de carreira na arbitragem. Afirmo sem qualquer hesitação que os melhores anos foram nos escalões inferiores e não no futebol profissional. O futebol genuíno, aquele que os funcionários ainda trabalham por amor à camisola e onde o fanatismo é justificado pelo suor deixado diariamente no trabalho feito para que nada falte aos atletas. O fanatismo do futebol profissional é diferente, é feito de egoísmo e centrado nas vantagens financeiras, desse futebol não tenho saudades. O jogo mais importante foi sem duvida o último que fiz, a final da taça de Portugal.
André Caneca
2:51
Qual a sua opinião sobre uma possível adopção do estilo de arbitragem inglesa? Uma arbitragem com menos paragens de jogo, dando liberdade a mais contacto físico, mais tempo de jogo jogado de maneira a que haja mais jogadas continuas e apreciadas pelos adeptos? Na minha opinião, o facto dos árbitros portugueses terem uma ponderação mais rígida nos lances físicos individuais, permite que, as jogadas sejam menos apelativas, que as equipas se aproveitem do contacto físico para perder tempo e às falsas faltas que sejam assinaladas por aproveitamento do critério usado.
Marco Ferreira
2:56
Boa tarde André, a mentalidade que eu adotava quando estava na arbitragem era completamente diferente da mentalidade que agora "ensinam" nos cursos. Eu era dos Árbitros que menos interrompia os jogos, apesar de não assinalar algumas faltas, eu assumia esse risco. Eu sempre disse que quanto mais o jogo tivesse a decorrer menos possibilidade os jogadores tinham para reclamar comigo. Hoje ensinam que, quanto mais o jogo estiver interrompido menos erros são cometidos. É um absurdo centrar os interesses em não cometer erros e com isso sacrificar o futebol espectáculo que todos nós gostamos de ver. É como digo, são mentalidades que têm de mudar, tanto nos adeptos quando olham para o erro, como para a estrutura da arbitragem na forma como olham para o futebol. Todos nós somos responsáveis por essa mudança
2:57
Caros Leitores, agradeço a vossa participação e convido-vos para estarem presentes na próxima semana. Saudações Desportivas e Saúde para todos extensivo as famílias.
Conectando…