You are viewing the chat in desktop mode. Click here to switch to mobile view.
X
Marco Ferreira responde aos leitores
desenvolvido porJotCast
Pedro
1:57
Boa tarde Marco. Fala-se muito na vontade ou não dos jogadores em voltar a jogar, qual é o posicionamento da arbitragem em voltar à competição? Questionam por ex. a sua segurança? Obrigado e um bom dia para si.
Marco Ferreira
2:01
Boa tarde Pedro, a posição dos Árbitros é neutra. Já deve ter reparado que as posições dos clubes em relação ao reinicio do campeonato é baseado na classificação atual de cada um e não pensando na saude e bem estar. Os Árbitros estão alheios a essa disputa e cumprirão o que será decidido. A função de Árbitro, apesar de ser de risco, é mais facilmente controlada atendendo que tem bem definido a sua movimentação dentro do campo e não tem a obrigação de contacto com os outros intervenientes
Guest
2:02
Será razoável um jogador poderá ser punido com cartão amarelo por cuspir ou assoar-se? Quem faz desporto (principalmente à chuva) sabe o difícil que é não o fazer
Marco Ferreira
2:07
Boa tarde, todas as situações têm de ser analisadas individualmente, um jogador que queira cuspir ou assoar-se deve ter em consideração que, dentro do terreno de jogo, pode colocar em risco a saude dos colegas e adversários. Devem fazê-lo de forma que não exista risco adotando uma etiqueta de higiene que deverá ficar pré definida pelas autoridades.
augusto gomes
2:10
Como interpreta a fuga para a frente de Leirós? E Coroado quando avança? E o marco por que espera?
Marco Ferreira
2:20
Boa tarde Augusto Gomes, a arbitragem é uma atividade que tem muitas dificuldades em se apresentar como imune a pressões e com a credibilidade sempre colocada em causa. Infelizmente não existe uma união da própria classe para ultrapassar essa visão negativa e, muitas vezes, as criticas destrutivas são fruto da ganância pelo poder. É necessário uma mudança profunda no futebol e na arbitragem e isso não depende do CA nem de um novo presidente. Ser candidato ao "mesmo" não é mudar o que realmente importa, é simplesmente "mandar" com o poder que os clubes permitem. A arbitragem tem de sair da FPF e da LPFP, tem de ser independente e autónoma. Quando assim for, existirá uma mudança efetiva.
Carlos
2:20
No caso de não se terminar a época, acha justo atribuir-se título de campeão em Portugal tendo em conta o grande equilíbrio dos 2 primeiros classificados.
Marco Ferreira
2:24
Boa tarde Carlos, a resposta a essa questão vai depender sempre dos interesses e simpatias clubistas. Quem está na frente acha justo, quem está em último não acha correto, etc... O que deve ser exigido é que sejam tomadas decisões iguais para o futebol profissional.
henrique
2:24
Porque te baixaram de categoria
Vasco
2:24
O que falta ainda explicar da sua despromoção e fim de carreira? Um dos melhores árbitros portugueses vê ser-lhe imposto um fim devido a não cumprimento de certos "costumes"?
Marco Ferreira
2:28
Boa tarde Henrique e Vasco, essas questões devem ser dirigidas ao Vitor Pereira e ao Ferreira Nunes que, até hoje, deixaram muita coisa por justificar e fugiram da realidade desportiva, demonstrando uma cobardia que era inexistente quando tinham os poderosos a protege-los quando tomavam as decisões.
henrique
2:32
mas foste nomeado para apitar a final da taça
Marco Ferreira
2:39
Nem mais, a melhor forma de fugir à responsabilidade é demonstrar o contrário à sociedade desportiva. Um presidente do CA que nomeia um Árbitro para uma final da taça de Portugal, após o campeonato terminar e sabendo que esse arbitro estava em último lugar, só demonstra que a intenção de ocultar a sua intervenção era muito superior à imagem de incompetente que deixaria ao nomear o ultimo classificado.
zimbora
2:39
Boa tarde Marco Ferreira,
qual destes considera que foi melhor jogador, Maradona, Pelé ou Eusébio?
Marco Ferreira
2:42
Boa tarde, a minha idade não me permitiu ter o prazer de ver esses jogadores de forma consciente para destacar um deles. Todos ficaram na historia dos seus países e isso foi um marco importante.
Vaz
2:42
Boa tarde março, como ex árbitro, e ter o conhecimento do futebol em Portugal, os três grandes quando falam em corrupção e dizem que o clube A foi beneficiado, estes três clubes não tem todos o rabo preso?
Marco Ferreira
2:48
Boa tarde, quando existem equipas que disputam o campeonato todos os anos e, quando perdem, acusam os outros de corrupção é sinal que a competência está a ser colocada em segundo plano e que, realmente, outros factores contam mais. "Quando os outros ganham são corruptos, quando nós ganhamos é pela competência e mérito." Este é o pensamento dos clubes que fazem questão de espalhar a mensagem aos fanáticos provocando o caos no futebol profissional. É neste ambiente que os clubes gostam de estar porque só assim as irregularidades passam a "normais"
Fernando Silva
2:48
Sr Marco Ferreira conforme diz (acusa) que terão que ser o Sr Vitor Pereira ou o Sr Ferreira Nunes a explicar o porquê de ter descido de divisão porque não nunca explicaram nem fundamentaram a descida eu também pergunto e gostava que fosse homem e dissesse porque motivo fez a exibição que fez no célebre Braga/Benfica, é que não se percebe nem ninguém entende a dualidade que teve nesse jogo, por muito que diga que lhe correu mal ninguém muito menos eu que nunca gostei das suas arbitragens , vai entender que lhe correu mal, aquelas decisões só aconteceram porque o Sr estava comprometido com o "pastor" mor que sempre ditou leis, e se quer que eu diga nomes eu digo, o Sr Marco Ferreira estava e sempre esteve ao mando do Pinto da Costa.
Marco Ferreira
2:54
Boa tarde Sr Fernando Silva, deduzo que sempre que cometeu falhas na sua vida esteve ao serviço de alguém e/ou foi obrigado a isso. Engraçado porque quando o Porto perdia acusavam-me de estar ao serviço de outro presidente. Quando o Sporting perdia eu estaria também ao serviço do rival da 2ª circular e acumulava os interesses com a equipa do Norte. Já reparou o ridículo nas suas afirmações. Realçou somente um jogo para caracterizar toda a minha carreira. A limitação de espirito e a falta de capacidade de isenção é bem mais patente na sua intervenção do que nos mais de 100 jogos que dirigi no futebol profissional.
Guest
2:54
Boa tarde Marco, há uma declaração sua a dizer que pediu uma reunião e foi a essa reunião ao estádio da luz com sr Luís Filipe Vieira, pedir explicações pela sua despromoção. Poderia explicar melhor essa sua atitude e o porquê de o Pedro Guerra saber disso?
Marco Ferreira
2:59
Boa tarde, nunca disse que fui ao estádio da luz reunir seja com quem for. A minha conversa aconteceu 2 anos depois da minha descida e foi por iniciativa minha e fui eu também que tornei isso publico. Mais transparência que isso é dificil. O Sr Pedro Guerra sabia porque eu afirmei isso em direto na TVI num programa desportivo onde estavam presentes elementos dos 3 clubes
Vaz
3:00
Porque é que são os clubes mais a liga que fazem as leis em Portugal, ou seja quando são multados as quantias são valores irrisóriorio? Esta situçao não devia ser a federação a fazer as regras fora de campo
Marco Ferreira
3:01
Boa tarde, a LPFP é constituída pelos clubes do futebol profissional e são eles que decidem em assembleia geral os regulamentos. A FPF tem o poder de vetar através da assembleia geral da federação bastando não ratificar a decisão da Liga. Como vê a FPF tem o poder de mudar isso mas, até hoje, não o fez.
BARBOSA
3:02
Os árbitros são sempre os mesmos. Como todos sabemos, erram sempre contra os pequenos Clubes. Não me parece que sejam eles que decidem. Na sua óptica, quem é que "diz/manda" cá no burgo, quem é que vai ser o Campeão?
Marco Ferreira
3:04
Boa tarde Barbosa, os Árbitros erram para todos, são humanos e em 90 minutos existem muitas situações para analisar e decidir. O problema não reside nos erros dos Árbitros mas sim na valorização que as pessoas dão aos erros principalmente quando é num jogo dos chamados "grandes".
Vaz
3:04
porque é que o futebol português tem medo dos clubes chamados grandes?  Só em Portugal é que vemos este clima de terrorismo, o que acha que se pode fazer para alterar esta guerra que se instalou no futebol porqués?
Marco Ferreira
3:08
O medo tem a ver com a influencia que esses clubes podem ter em todas as instancias desportivas deste país. Nas Associações, nos clubes mais pequenos que dependem dos grandes para empréstimos de jogadores e contratos financeiros, nas indicações para o Conselho de disciplina, de justiça, posições políticas que estão ligadas ao desporto, etc... Incluindo alguns núcleos de árbitros aliciando os jovens com idas aos estádios, camisolas, etc... acompanhando e identificando desde o inicio a preferencia clubista desses jovens árbitros e "trabalhar" para que cheguem ao futebol profissional com o sentimento de divida para com o clube que o ajudou. Tudo isso contribui para o medo
3:09
Caros Leitores, agradeço a vossa participação. Marcamos presença na próxima semana na segunda às 14h. Saudações desportivas
Conectando…