You are viewing the chat in desktop mode. Click here to switch to mobile view.
X
Marco Ferreira responde aos leitores sobre arbitragem
desenvolvido porJotCast
Marco Ferreira
2:05
Boa tarde Caros Leitores, iniciamos a habitual conversa sobre arbitragem. Até já
Manuel Vasques
2:08
Boa Tarde, gostaria de saber quais são as indicações que os árbitros recebem hoje em dia para combater o anti-jogo, como aconteceu ontem por parte do setubal, e porque é que muitas vezes as equipas que fazem muitas faltas sucessivas para parar os ataques dos oponentes não são penalizadas com cartões.
Marco Ferreira
2:17
Boa tarde Manuel Vasques, infelizmente não existe nas leis de jogo uma punição para o anti jogo. Existem punições para o retardar o recomeço de jogo, por isso alguns Árbitros exibem o amarelo aos GR quando eles demoram numa reposição, de resto e quando todos nós percebemos que algumas atitudes são no sentido de "perder tempo" os Árbitros não têm base legal para intervir. A única arma que existe é a compensação do tempo perdido mas, infelizmente isso não impede as quebras de ritmo que as equipas provocam ao longo do jogo. Os Árbitros não são os responsáveis por essas atitudes, são sim um bom veiculo de punição caso exista interesse do IFAB em alterara a lei. Em 2017 eu propus ao IFAB a alteração do sistema de atribuição de pontos visando acabar com alguns comportamentos. O problema atual é que uma equipa, logo no inicio do jogo, já tem 1 ponto a seu favor sem fazer nada por isso. A minha proposta era alterar a distribuição dos pontos nos empates. Empate 0-0 sem pontos, empate com golos 1 ponto a cada equipa.
Ricardo Ribeiro
2:17
Boa tarde,duas questões se possivel:
-Qual a consequência que vai ter o árbitro do SCP-Vitória de Setubal por apenas ter dado 4mim de desconto e por ter mostrado o cartão amarelo ao guarda redes do Setubal por perder tempo quase no final do jogo?E já agora,não há uma regra dos 6 segundos em que os guarda redes apenas podem ter a bola nos braços durante esse  periodo de tempo?Muito obrigado
Marco Ferreira
2:22
Boa tarde Ricardo Ribeiro, não existe consequência para o Árbitro na atribuição do tempo de compensação. As leis de jogo definem como poder discricionário do Árbitro o tempo de compensação atribuído, a lei só obriga a compensar mas dá aos Árbitros o poder de decidir o tempo a acrescentar sem qualquer tipo de punição. Em relação aos 6 segundos, a lei continua a existir mas não é bem clara no momento que começa a contar esse mesmo tempo. A lei diz que numa defesa e enquanto o GR está no relvado, não conta os 6 segundos. Os 6 segundos devem iniciar quando o GR tiver em condições de jogar a bola. Como podem imaginar, é muito dificil aos Árbitros fazer essa análise e devido a isso raramente é punido.
Bruno
2:22
Caro Marco, no lance do 5º golo do Porto (o golo dos 15 passes finalizado pelo Soares) não se poderia considerar que o Soares ganha vantagem posicional por estar fora de jogo até ao último passe?
Marco Ferreira
2:25
Boa tarde Bruno, a posição de fora de jogo é permitida no futebol e não é sempre punível. Um jogador é punido somente se tomar parte ativa no jogo e, como referiu na sua questão, tira vantagem da posição que estava. Neste caso, e como bem refere na sua pergunta "até ao último passe", o Soares já está em posição correta quando esse último passe acontece invalidando todas as movimentações anteriores. Só no último passe é que pode ser analisada a posição do jogador e não nas movimentações anteriores.
André Filipe
2:26
Boa tarde. Gostaria de tentar entender também no seguimento da pergunta do Manuel, como é que um árbitro determina o tempo de compensação? Obrigado
Marco Ferreira
2:32
Boa tarde André Filipe, as leis de jogo obrigam a compensar o tempo perdido mas dá liberdade total ao Árbitro definir esse tempo. Existe alguma sindicações, por exemplo por cada substituição 30s, por cada assistência médica 1 minuto, etc... Na lei até consta, para alem das situações já referidas, "outras situações" que dependem sempre da analise do Árbitro. Na realidade, os tempos de compensação no nosso país, são muito escassos. Em qualquer jogo normal em Portugal, no mínimo, deviam sempre adicionar uns 10 minutos e não é por acaso que temos uma media baixa do tempo útil de jogo. Realço que isso acontece devido aos jogadores e não pelos Árbitros.
João Vicente
2:32
Porque é que se apita tanta falta, e faltinhas no nosso campeonato? Porque é que não se deixa jogar mais? Devemos ter uma média de 20, 30 faltas por jogo...
Marco Ferreira
2:38
Boa tarde João Vicente, 30 faltas até é um numero aceitável. Existem varias razões para justificar, umas da responsabilidade dos árbitros e outras das próprias equipas. Num campeonato mais equilibrado as equipas teriam outra disponibilidade para discutir o resultado e o jogo até ao fim, não existindo esse equilibriu os jogadores arranjam estratégias que "obrigam" os Árbitros a assinalar. Quem nunca viu um jogador a proteger a bola junto às linhas e ao sentir o adversário atira-se para o relvado e agarra a bola, estes lances colocam o arbitro numa situação delicada, ou não assinala ou tem a coragem de assinalar mão do jogador, em qualquer das duas vai ser criticado como sabemos. Existem também alguns árbitros que apitam tudo no meio campo para a bola nem chegar às áreas e assim não errar em lances de possíveis penaltis
paisferreira1954@gmail.com
2:38
Gostava de saber o porquê do árbitro Nuno Almeida ter marcado uma falta inexistente momentos antes dum suposto golo do Sporting. Não é de lei que deixe correr a jogada para depois ser analisada pelo VAR. Além das sucessivas paragens sem que fizesse nada. Ainda bem que não havia público, porque se houvesse vinham embora por não haver tempo útil de jogo. É UMA VERGONHA. Ponham os Putos a arbitrar que estes ao menos erram porque não sabem mais. Os ditos experientes ERRAM PORQUE QUEREM.
Marco Ferreira
2:43
Boa tarde, questiona também se acha que os jogadores erram porque querem? No jogo de ontem tive oportunidade de ver jogadores a falharem situações de possível golo, etc... Não existiu golo anulado porque o Árbitro apitou muito antes do remate, nesse lance o Árbitro não tem como adivinhar que a bola ia sobrar para um jogador que ia rematar para a baliza. Não existe no protocolo a indicação para o Árbitro não assinalar um possível infração à espera do Var para analisar. As indicações nesse sentido são somente para os Assistentes em relação aos fora de jogo. Na minha opinião o Árbitro deve sempre ver o contexto da jogada antes de interromper, se ele tivesse aguardado mais um pouco antes de interromper lógico que o Var iria analisar mas, não é isso que está estipulado naquele tipo de lances.
Miguel Almeida
2:44
Eu gostaria de saber se na classificação dos árbitros existe incentivo para o tempo util de jogo e golos marcados. Por vezes, vemos erros e comportamentos dos árbitros que penalizam o futebol e afastam os espectadores dos estádios. Como adepto, como podemos acreditar na arbitragem se não sabemos se o árbitro é premiado ou penalizado pelas suas prestações ?
Marco Ferreira
2:45
Boa tarde Miguel Almeida, não esquecer que quem joga são os jogadores, quem infringe as leis de jogo são os jogadores, quem perde tempo são os jogadores, quem provoca o pouco tempo útil de jogo são os jogadores e as estratégias dos seus treinadores. O Árbitro intervém devido aos comportamentos dos jogadores, logo se quisermos combater todos esses problemas devemos intervir na mentalidade dos jogadores e treinadores. Se o Futebol não é bonito e afasta os adeptos dos estádios a responsabilidade não é dos Árbitros, apesar de alguns erros cometidos terem influencia negativa também. Não vamos culpar a garrafa quando o vinho não é bom.
Pedro
2:48
Quantas faltas são necessárias para um jogador levar amarelo ? Há árbitros em que são precisas 3. Outros, muitíssimas mais. Dada a subjetividade da lei, quais são realmente as recomendações que os árbitros têm ?
Marco Ferreira
2:55
Boa tarde Pedro, ai está aquilo que muitas vezes já referi, existe muita subjetividade nas leis de jogo que condicionam a aplicação do mesmo critério pelos Árbitros. Não existe numero de faltas, existe sim na lei de jogo uma punição disciplinar para um jogador que infrinja com persistencia as leis de jogo, ou seja, seguindo à risca a lei, um jogador que seja punido varias vezes por fora de jogo está ou não a infringir com persistência as leis de jogo? Está, mas neste caso os Árbitros, e bem, não punem porque entendem que a lei devia ser mais clara. Normalmente um jogador que, num curto espaço de tempo, cometa varias infrações, sobre os adversários, deve ser punido com cartão amarelo por infringir com persistência. Esse mesmo jogador comete o mesmo numero de faltas mas num espaço temporal mais alargado já não é punido disciplinarmente. A lei tem de ser mais clara e com isso minimizar o peso da interpretação de cada um atendendo à subjetividade da lei.
antonio
2:55
tudo o que os arbritos fazem em que prejudicam o sporting nao tem castigo pelo contario merecem palmas os arbritos nao projudicam o sporting ROUBAM de forma consiente senao vejamos os titulos que este deram a outros e que deveriam ter outro destino campeonato da mao do Ronni ,destino porto, 2015/16 ,e o maior escandalo da arbritagem portuguesa e mundial o celebre jogo da taca lucilio batista mas la atras tbem me lemfro era miudo tnha 7 anos o sr alder dante nas antas assinalar um golo do jacques que a bola nem entrou,enfim tudo normal no reino da patagonia
Marco Ferreira
3:00
Boa tarde António, um campeonato não é um jogo só onde até perdemos com um erro da equipa de arbitragem, um campeonato são vários jogos e muitos deles não se ganham sem qualquer influencia dos árbitros. Faça um exercício e da mesma forma que referiu erros de arbitragem, analise também erros dos próprios jogadores em jogos que os Árbitros não erraram. Exemplo, penaltis falhados, expulsões corretas que obrigaram a equipa a jogar em inferioridade numérica, substituições efetuadas sem qualquer efeito no jogo, etc... Tenho a certeza que não ganharam muitas mais campeonatos com erros próprios do que aqueles que atribui a responsabilidade aos árbitros.
José
3:00
Acha correto o tempo de compensação dado no jogo sporting vs vitoria?
Marco Ferreira
3:01
Boa tarde José, lógico que não, referi isso na minha análise no Record, o tempo de compensação foi escasso atendendo ao que se passou na 2ª parte.
3:03
Caros Leitores, agradeço a vossa participação e espero ter contribuído para esclarecer algumas duvidas. Estarei de volta no próximo domingo às 14h. Saudações Desportivas
Conectando…