You are viewing the chat in desktop mode. Click here to switch to mobile view.
X
Marco Ferreira responde aos leitores sobre arbitragem
desenvolvido porJotCast
Marco Ferreira
2:00
Boa tarde, iniciamos agora a nossa habitual conversa sobre arbitragem. Até já
Renato
2:03
Boas sr.Marco, o que tem a dizer sobre o amarelo mostrado ao palhinha no jogo do Boavista-Sporting ontem?
Marco Ferreira
2:09
Boa tarde Sr Renato, normalmente não é habitual discussões sobre amarelos, são muito comuns no futebol e nem o Var pode intervir mesmo nas decisão erradas, este amarelo em particular é falado porque colocaria de fora um jogador do Derbi, ou seja, a discussão resume-se a 1/5 do problema visto que o jogador viu uma sequência de 5 amarelos. Em relação a este lance em particular, a infração técnica não é motivo para amarelo, foi um empurrão imprudente e nada mais, o amarelo foi exibido porque o Árbitro entendeu que era uma jogada prometedora, sendo uma questão de interpretação eu acompanho sempre a decisão tomada em campo. Realço que qualquer decisão disciplinar seria sempre acompanhada por mim, exibir ou não o amarelo. Dentro do critério que ele utilizou achei um excesso de zelo apesar de aceitar
Renato
2:10
E acha que o amarelo pode ser retirado?
Marco Ferreira
2:12
Sim, é possível. Os clubes podem sempre recorrer das decisões para instancias superiores e, neste caso, a opinião do Árbitro é quase decisiva para a decisão final. Se ele manter o que mencionou no relatório considerando uma jogada prometedora penso que a suspensão mantem-se, caso ele mude a opinião é bem possível que seja despenalizado.
Guest
2:12
O Benfica queixou se de pênalti houve algum a favor do Benfica
Rodrigo
2:12
Boa tarde. O Benfica reclama de grandes penalidades ao longo da época, nesta jornada acha que deve reclamar?
Marco Ferreira
2:21
Boa tarde Rodrigo, durante este campeonato o Benfica não tem reclamado de pontapés de penalti nos jogos deles, nesta jornada existiram lances em vários jogos que motivaram alguma discussão, curiosamente todos eles por possíveis infrações com as mãos/braços e todos as situações tiveram a mesma decisão. Nesta jornada não podem afirmar que o critério foi diferente nas decisões tomadas. Há 3 fatores que quero destacar que suportam as decisões, 1- os braços não estavam acima do ombro (fator crucial para determinar a normalidade da posição dos braços), 2- Os braços estavam fletidos e não esticados (não ganha volumetria) e 3- Os braços estavam à frente do corpo e não criaram volumetria. Na minha opinião foram boas decisões
IC
2:21
Boa tarde Marco. Acha possível que o amarelo mostrado ao João Palhinha seja retirado e o jogador possa estar presente no derby? Acha realmente possível isso acontecer?
Marco Ferreira
2:22
Boa tarde, sim é possível após o recurso do clube e a opinião do Árbitro. Todas as decisões disciplinares podem ser fruto de recurso e passível de alterações.
David
2:23
a arbritragem portuguesa e uma simplis vergonha ,ladroes e sem respeito para com as pessoas que andam no futebol,por favor de banir esse arbitro de leiria.
Marco Ferreira
2:26
Boa tarde David, não esqueçam que a suspensão será porque o jogador acumulou 5 amarelos, ou seja, não acho justo nem correto atacar 1/5 do problema quando os outros 4 amarelos até podem ter sido bem exibidos. Admito que as emoções sejam mais fortes do que a razão mas não podemos esquecer as evidencias.
Guest
2:26
então ?? não tem opinião ou está a consultar o SLB antes de responder ??
Marco Ferreira
2:32
Caro "guest", bem vindo novamente, nunca tenha problemas em assumir as suas posições e opiniões, se acreditasse mesmo nelas não tinha problemas em se identificar. Coragem, ninguém irá condená-lo, somos democráticos...
aires
2:32
Como classifica a arbitragem desse verissimo?
Marco Ferreira
2:33
Boa tarde Aires, a arbitragem foi positiva apesar de achar que a mudança do critério disciplinar no lance do primeiro amarelo do jogo fosse um excesso de zelo mas, como deve entender, uma arbitragem não passa a negativa só porque hipoteticamente errou um amarelo.
Lobo
2:34
Um jogador que praticamente não fez falta (há vários analistas que dizem não ser falta), estava em campo há pouco tempo e sabe-se que é fundamental para o scp, sem ser inocente e vendo a jogada dá a sensação de o cartão sair de forma premeditada, "À mulher de César não basta ser séria é preciso parecer séria", não acha que este lance dá uma má imagem à arbitragem, mesmo sendo "apenas um amarelo" como refere?
Marco Ferreira
2:39
Boa tarde Lobo, entendo perfeitamente esse ponto de vista agora que também estou do lado de fora da arbitragem, com tudo o que se fala é normal que as pessoas entendam o amarelo como intencional, propositado para falhar o Derbi, etc... entendo isso tudo e muitas vezes falta o bom senso aos Árbitros nestes casos mas, para a arbitragem, aquilo é só um amarelo exibido e nada mais, Bem ou mal, acertando ou errando, é só um amarelo, alias, o último amarelo de uma sequência de 5 que motiva a suspensão. Será que foi propositado todos os 4 anteriores? Será que foi propositado também no jogo anterior ao Derbi ele ter os 4 amarelos? Será que foi o Árbitro que mandou o treinador meter o Palhinha? Realmente "dá a sensação" de ser "premeditado" como afirma mas de forma mais racional verá que nem tudo o que motivou o quinto amarelo teve a ver com hipotéticos erros de arbitragem
aires
2:40
Voce foi um arbitro mediocre como poderemos acreditar nas suas opinioes ?
Marco Ferreira
2:42
Boa tarde Aires, agradeço as suas questões mesmo tendo a dúvida se pode ou não acreditar nas minhas opiniões. Sinal que mesmo "medíocre", no fundo, ainda me dá algum beneficio da duvida.
José Vale
2:43
Mesmo que o João Palhinha seja despenalizado e possa defrontar o Benfica, o amarelo é anulado e volta a ter os 4 amarelos, ou mantém-se à mesma com 5 amarelos?
Marco Ferreira
2:43
Boa tarde José Vale, nesse caso era anulado o 5 amarelo e mantem-se os 4 anteriores
Guest
2:43
"1- os braços não estavam acima do ombro (fator crucial para determinar a normalidade da posição dos braços), 2- Os braços estavam fletidos e não esticados (não ganha volumetria) e 3- Os braços estavam" O jogador do Nacional está de braço dobrado, aumentando a volumetria do corpo (para a frente neste caso). Queres reformular pseudo-especialista???
Marco Ferreira
2:48
A volumetria do corpo, nestes casos, é quando os braços são colocados estrategicamente em zonas onde a bola pode passar, aumentar volumetria para a frente estando de frente para o lance não existe infração visto que a bola não passaria do corpo do jogador, logo, o movimento não teve a intenção de ocupar espaços onde a bola podia passar
Guest
2:48
Caro Senhor, acha possível alguém que nunca foi um bom arbitro ou sequer perto disso, poder responder a perguntas sobre o tema !!!, ja agora em relação ao penalty que o Sr diz que não é, aconselho a ver no "you tube", Marcados por si exatamente no mesmo lugar se não igual muito parecido,
Marco Ferreira
2:50
Claro que existem, errei em muitos que assinalei, nunca disse que era perfeito... Agradeço o interesse em procurar videos meus passados 5 anos que saí da arbitragem.
António
2:50
Você desceu de divisão e bem e abandonou a arbitragem em consequência disso...porque continua a prestar um serviço deplorável à arbitragem?~´E por dinheiro?
Marco Ferreira
2:52
Boa tarde António, não presto qualquer serviço à arbitragem desde 2015. Dinheiro? Caso fosse por dinheiro não tinha desistido da arbitragem ainda com 8 anos pela frente...
PM
2:52
Continua a existir uma dificuldade em perceber-se qual é o critério para a lei da vantagem aquando de uma falta, raramente é esperado que se perceba o desenrolar da jogada, prejudicando claramente a equipa portadora da bola, consequentemente beneficiando o infrator.
Marco Ferreira
2:59
Essa é uma questão interessante, é preciso separar a vantagem da posse de bola, a lei não impede de atribuir a lei da vantagem em qualquer zona do terreno mas, muitas vezes verificamos quando a bola fica de posse de bola não existe realmente uma vantagem, exemplo, uma infração na zona defensiva, perto da linha lateral com adversários por perto, se o jogador que fica de posse de bola está isolado ou pressionado, etc... Outra situação também faz parte da gestão de jogo que o arbitro adota atendendo à virilidade do jogo, aos muitos contactos perigosos, etc. Eu defendo que os árbitros devem interromper menos o jogo mas essa gestão depende muito da atuação dos jogadores
Agradeço a participação de todos. Saudações Desportivas
Conectando…