You are viewing the chat in desktop mode. Click here to switch to mobile view.
X
Momento do FC Porto
desenvolvido porJotCast
Record
5:01
Boa tarde caros leitores. Já estou disponível para abordar convosco o momento do FC Porto. Façam o favor de colocar as vossas questões.
Guest
5:01
Qual momento? Por terem empatado?
Record
5:04
Presumo, pelo tom da questão, que não considere este um momento especialmente preocupante para o FC Porto. De alguma forma estou de acordo consigo, especialmente porque a equipa está apenas a 2 pontos da liderança da Liga NOS e completamente dentro da luta pela passagem à próxima fase da Liga Europa. Ainda assim, penso que é evidente que os últimos cinco ou seis jogos do FC Porto, não obstante vários resultados positivos, terem como nota dominante uma intermitência ao nível da fasquia exibicional que merece reflexão...
cool 1
Rui
5:05
Zé Luís praticamente desapareceu. Joga pouco e não marca há mais de um mês. E Aboubakar? Não conta?
Record
5:08
Boa tarde Rui. O Zé Luís está a ser um pouco 'vítima' do excelente arranque de época que conseguiu... Penso que até por isso é justo que se espere dele mais do que tem mostrado, um pouco como a toda a equipa especialmente do ponto de vista da qualidade de jogo... Quanto ao Aboubakar, claramente não está ainda nas condições físicas que o FC Porto e Sérgio Conceição entendem ser ideais para a competição. O técnico apostou, e muito, nele no título de 2017/18 e, como se sabe, aprecia muito as suas qualidades.
AlphaCatéDoi
5:12
O Sérgio Conceição é mal educado, será que a liga e a federação, não deviam tomar uma atitude e castigar o Sergio Conceição? Será por ser treinador do porto que faz e diz o que quer?
Record
5:15
Olá AlphaCatéDoi. Claramente está a referir-se à expressão que marcou a conferência do treinador após o jogo de ontem. Neste momento não se sabe se a declaração se pode enquadrar numa qualquer infração disciplinar, mas isso é algo que o Conselho de Disciplina certamente irá avaliar.
Joao
5:15
O jogo de ontem justificava a reaccao do Sergio, apenas pela partida de ontem e o contexto do anti jogo + resultado, ou tambem se explica pelo tal momento e talvez o adiar da eventual retoma exibicional que se tinha visto subir com o Famalicao?
Record
5:20
Boa tarde João. Entendo que é perfeitamente legítimo a um treinador criticar uma estratégia de anti-jogo de um adversário; ou um critério disciplinar demasiado largo do árbitro; ou a má qualidade de um relvado, sobretudo se achar que o mau estado foi de alguma forma provocado pelo adversário. Na minha opinião, isso é perfeitamente legítimo e foi sobretudo isso que o Sérgio Conceição fez ontem. Outra coisa é criticar a estratégia de jogo do treinador adversário, seja ela qual for. Isso não me parece que o Sérgio Conceição tenha feito, nem o deveria fazer. Cada um joga como quer e da forma que entende ser melhor para a sua equipa... o adversário é que tem de conseguir encontrar o antídoto.
Marco
5:20
Não acha que falta um patrão ao meio-campo do Porto?
Record
5:24
Olá Marco.  Não sei ao certo o que quer dizer com "patrão"... O que penso é que as soluções de meio-campo do FC Porto são demasiado semelhantes, jogadores de alto impacto físico e bons tecnicamente como também não poderia deixar de ser (Danilo, Uribe, S. Oliveira, Loum...). O que pode faltar é uma ou outra opção de alta criatividade, drible curto, confortável a jogar entre linhas... Opções desse tipo dariam coisas diferentes ao FC Porto e permitiram a Sérgio Conceição 'jogar' com esse tipo de perfis diferentes. Parece-me que também por isso é que tem puxado para o miolo nomes como Otávio e Baró em alguns jogos...
Marcos
5:24
Boa tarde,
Se a ausência de Marega pode ser explicada devido a gestão física, a que se deve a ausência de Alex Telles? Até porque o substituto de Telles está a anos luz do dono do lugar.
Record
5:27
Boa tarde Marcos. Como noticiámos, o Marega foi protegido nas duas últimas partidas para não correr o risco de agravar um desconforto físico que sente... Mas claro que, quando mexeu na equipa contra o Famalicão, deixando Telles no banco e metendo Manafá, o técnico pretendeu mexer também com o plano emocional da equipa, além de claramente ter adequado a estratégia ao adversário que tinha pela frente. Mas sim, parece-me que, depois de um jogo pouco conseguido contra o Rangers, quis soar o "despertador" lembrando aos jogadores que não há lugares cativos.
zeca
5:28
por este andar nem na liga europa vamos continuar
Record
5:28
Boa tarde Zeca. O FC Porto depende de si próprio. Tem dois jogos fora pela frente agora e terá de mostrar na prática a qualidade superior que teoricamente tem. É tão simples quanto isso
Jorge
5:28
Uma característica recorrente na atitude dos jogadores do FCP é a de entrarem com garra, determinação e ambição nos jogos contra equipas supostamente mais difíceis e ridiculamente apáticos nos jogos contra equipas de menor dimensão, o que já custou pontos que podem ser decisivos nas contas finais.
Record
5:31
Olá Jorge. Os jogadores, sejam eles dos grandes ou de outra equipa qualquer, acabam sempre por dar um 'extra' nos jogos de maior exigência, mediatismo, etc... Isso parece-me normal. E até acho que não há nada a apontar aos jogadores do FC Porto em termos de atitude ou garra. Houve sim, e isso parece-me claro, uma maior dificuldade da equipa para consolidar o seu jogo, tanto a dinâmica ofensiva como a defensiva. E isso, em jogos como os de ontem que começam mal, tem impacto na confiança da equipa...
Jose M
5:32
As constantes quezílias de sérgio conceição com os seus jogadores, apesar dos panos quentes com que posteriormente esses casos são tratados, não está a levar a uma revolta surda dos jogadores para com o treinador e consequente sub-rendimento dos mesmos ? As vitórias que vão surgindo, por vezes resultam de lances polémicos (veja-se o penalty contra o Portimonense), e acabam, ainda assim, por fazer parecer aquilo que não é.
Record
5:34
Boa tarde José. O estilo de liderança de Sérgio Conceição parece-me claro desde o primeiro dia em que chegou ao FC Porto e sê-lo-á também para os jogadores, mesmo para os que chegaram mais recentemente ao plantel. Cada caso é um caso... e cada um reagirá a esse estilo de liderança de forma diferente, mas sinceramente não me parece que o técnico se dê mal com essa forma de estar
luis
5:35
Gostava de entender como é possível dar tanto dinheiro por um jogador,Saravia que não joga e é convocado para a selecção,há jogadores que não estão a jogar bem,por que é que não se dá oportunidades a outros,se não têm valor para jogar porque é que se compraram,será por não terem valor ou outra razão que nos ultrapassa.
Record
5:36
Olá Luís. Dificilmente um internacional argentino poderá ser mau jogador. Outra coisa é ser capaz de chegar e cumprir de imediato aquilo que o seu técnico pretende. Este parece-me um caso claro em que não está em causa a qualidade do jogador, mas a avaliação que o treinador faz é que ele ainda não está preparado para cumprir o que lhe exige.
Mendes 10
5:36
De algum tempo para cá temos visto acontecer alguma coisas que não eram normais no fcp, nomeadamente a falta de garra em alguns jogos. Ontem era perceptível que o fcp não ia ganhar o jogo. O que é que se passa nos bastidores das antas?
Record
5:39
Boa tarde Mendes 10. Como disse anteriormente, não partilho da ideia de uma falta de atitude. Acho sim que a confiança coletiva não está ao mais alto nível e, perante uma desvantagem no marcador, a situação agudiza-se ainda mais. No ano do título de 2017/18, o FC Porto fez várias reviravoltas. Porquê? Mais garra, mais atitude? Não me parece... A equipa acumulou várias vitórias, muitas de forma contundente e, então, quando surgia um percalço, havia a crença generalizada que se conseguiria dar a volta. Pelo menos até ao momento esta época não está a ser assim...
JPM
5:39
Defensivamente a equipa parece mais permeável do que era o ano passado, é a idade dos centrais a pesar?
Record
5:40
Boa tarde JPM. Posso-lhe dizer que, pelo menos à entrada para estar jornada, o FC Porto era a equipa que tinha 'permitido' mais remates aos seus adversários. Portanto, há alguns desequilíbrios defensivos sim, mas a idade dos centrais parece-me uma falsa questão. Se Pepe não é neste momento o melhor central da Liga NOS aos 36 anos, não sei não...
Pedro
5:41
No seu entende o que acha que falta a este Porto para melhorar a qualidade de jogo e ser mais constante?
Record
5:45
Olá Pedro. É uma questão bastante complexa... Não há fórmulas infalíveis para o futebol, não é? Mas, correspondendo à pergunta, diria que, no plano ofensivo, seria importante para a equipa melhorar o jogo interior no último terço. Mais combinações a três; mais tabelas em penetração para a área... Ontem, a grande oportunidade do FC Porto na primeira parte é uma combinação entre Mbemba, Uribe e Corona, simples e ao primeiro toque, que colocou o mexicano em penetração para a área, acabando por servir Luis Díaz que criou muito perigo.
JPM
5:45
Danilo parece estar a milhas do que produziu nos últimos anos, concorda? Será influência do episódio de início de época, ou alguma alteração da forma de jogar pela ausência do Herrera?
Record
5:48
A saída de Herrera mudou o papel de Danilo. Com o mexicano, Danilo era claramente o médio mais posicional, enquanto Herrera era responsável pelo transporte de bola, pela chegada à área... Agora, o papel destinado a Herrera acabou por ser um pouco dividido entre Danilo e Uribe. O português adianta-se muito mais no terreno, remata mais de meia distância, transporta mais o jogo em posse... Penso que essa é uma mudança à qual o próprio também estará a adaptar-se.
Filipe Sousa
5:49
Caro André, acha que a maneira de ser de Sérgio Conceição é a razão para os jovens não vingarem no Porto? João Félix é o melhor do mundo e teve de sair para o demonstrar...
cool 1 love 1 trophy 1
Record
5:54
Olá Filipe. A sua pergunta mistura muitas coisas... Quando Félix deixou o FC Porto, Sérgio Conceição era treinador da Académica, o seu 2º clube... Olhando à aposta ou não de Sérgio Conceição em jovens, posso dizer-lhe que desde que chegou ao clube já lançou 8 jovens da formação, salvo erro - peço desculpa mas já fizemos essa recolha aqui no Record há algum tempo. Lançar não é o mesmo que apostar? Não, não é... mas é o princípio e Baró e Fábio Silva têm tido alguma continuidade, mais até do que penso que a maioria esperava.
Nuno
5:54
Não acha que o Porto com o Conceição nunca vai passar deste futebol fraco, chato e ao contrário do que ele disse de pontapé para a frente? Eu com lugar anual e como muitos portistas no estádio não vejo que a continuidade do Conceição possa durar muito tempo
Record
5:55
Olá Nuno. A sua desilusão não podia ser mais clara, mas talvez um pouco injusta em demasia. Desde a chegada do técnico diria que a qualidade exibicional tem andado de mãos dadas com bons resultados... mas cada um com a sua opinião.
Filipe Sousa
5:56
Existe a circular na blogosfera o rumor de que Sérgio Conceição se prepara para lançar a titular no Porto o seu filho Francisco. Não lhe parece que se está a pôr a jeito de mais um coro de assobios?
Record
5:57
Olá Filipe. Desconheço. Mas, se por hipótese, isso viesse a acontecer... E se o Francisco Conceição 'partisse a louça' como se costuma dizer, ouvir-se-iam os assobios?
5:59
Caros leitores. Muito obrigado pelas vossas questões, mas temos de dar a conversa por terminada. Até uma próxima oportunidade! Continuem a acompanhar toda a atualidade desportiva no site do Record. Obrigado. André Monteiro
Conectando…