You are viewing the chat in desktop mode. Click here to switch to mobile view.
X
Nuno Delgado responde aos leitores
desenvolvido porJotCast
Vasco Ferreira
12:53
Grande Nuno Delgado! Como acha que está o judo português? Saudações
Nuno Delgado
3:00
Olá todos os seguidores do Record on-line é com muito gosto que inicio este chat convosco onde tentarei responder da melhor forma aos vossos desafios! Vamos a eles Campeões.
3:03
Caro Vasco, o Judo Português está a viver o melhor momento da sua história. 2019 foi o melhor ano de sempre! Com o primeiro título Mundial com Jorge Fonseca, seguido da Prata da Bárbara Timo e por equipas Portugal foi Vice-Campeão Europeu, bem como o Sporting CP revalidou o seu título de Campeão Europeu de Clubes numa prova de grande sucesso realizada em Odivelas.
Artur Mendes
3:03
20 anos depois, qual é o significado daquela medalha olímpica em Sydney?
Nuno Delgado
3:06
Caro Artur, 20 anos depois o que destaco foi o fato de esse momento ter aberto uma nova realidade para o Judo Nacional que permitiu termos todos em conjunto elevado o Judo Nacional várias etapas de desenvolvimento. Em todas as suas áreas o judo emancipou-se para ser uma das modalidades de referência no nosso País! Por outro lado foi uma grande motivação para que muitos jovens acreditassem que era possível estar entre os melhores e não colocar limites nos seus mais altos sonhos.
Guest
3:07
A minha primeira memória relacionada com judo é o Nuno Delgado a conquistar uma medalha em Sydney (tinha 6 anos!). Desde então, Portugal teve bons nomes no judo mundial, a minha pergunta é a seguinte: o judo é uma modalidade em que Portugal está bem preparado ou o sucesso tem aparecido pela vontade de um grupo muito restrito, mas extremamente competente de pessoas? E já era assim em 2000?
Nuno Delgado
3:15
Caríssimo, tudo começou com um grupo de enormes profissionais que acreditaram numa geração de ouro que surgiu ainda antes de tu nasceres nos anos 90. Técnicos como o professor José Branco no Sport Algés e Dafundo, os Olímpicos Rui Domingues, Rui Rosa, António Matias, António Roquette e Pedro Cristovão e muitos outros que acreditaram num grupo de atletas de excepção e uma ambição tremenda. Eu, Pedro Soares, Michel Almeida, Filipa Cavaleri, Guilherme Bentes e muitos outros quebramos todas as barreiras Europeias, Mundiais e Olímpicas. E a partir desse momento o Judo sentiu necessidade de se desenvolver nos campos de apoio ao treino e desenvolvimento da estrutura federativa. Contudo no meu entender apenas 2015 se conseguiu atingir uma fórmula de sucesso que têm melhorado para chegar ao nível que temos hoje. com uma seleção de sonho!
Filipa
3:16
Olá! Nuno, parabéns pelo teu percurso no Judo. Achas que nos próximos Jogos Olímpicos Portugal pode surpreender no Judo?
Nuno Delgado
3:18
Olá Filipa, obrigado pelas tuas amáveis palavras! Sim acredito que o Judo Português, poderá atingir novas medalhas e mesmo ambicionar o título Olímpico. Agora resta aguardar quando se realizaram efectivamente os Jogos e em que condições.
Alice
3:18
Tenho judo na minha escola. Quais as vantagens para o praticar?
Tomé
3:22
Foste vice-campeão europeu em 2003... O que correu mal nos Jogos de Atenas 2004?
Nuno Delgado
3:22
Boa tarde Alice, as vantagens são inúmeras!
Todos sabemos que o Judo foi desenvolvido com o objectivo de ser um método de ensino integral do corpo e do espírito, a Autoconfiança, a concentração, a coordenação motora, a ética e disciplina, o espírito de camaradagem e a resiliência são muitas das vantagens da prática da modalidade.
3:30
Olá Tomé, Victor e Ana, respondo a vossa pergunta em conjunto pois refere-se ao mesmo tema. O que correu mal em Atenas, quando tinha sido vice-campeão Europeu e era um favorito a medalha nesses jogos.

Bom foi uma das minhas melhores lições de vida, apesar de ser um atleta altamente motivado, disciplinado e rigoroso com o meu processo de treino, aprendi que essa é apenas uma base da nossa preparação, a nossa estabilidade emocional, a relação com a nossa família e tudo aquilo que nos pode desequilibrar do ponto de vista emocional é um fator determinante. Pois alguma instabilidade que vivi por doença prolongada da minha mãe, uma separação tiveram uma influência indireta muito grande com as lesões que sofri nesse período acabando por me lesionar novamente no último treino de preparação do Jogos, já na aldeia olímpica. Lutei lesionado. Foi uma aprendizagem enorme que apliquei na gestão dos meus atletas no futuro. Um atleta não é uma máquina que desliga para treinar é um ser humano e as suas circunstâncias que inf
Ana Simões
3:30
Olá Nuno, porque terminou a carreira cedo?
Nuno Delgado
3:32
Olá Ana, no seguimento da resposta anterior, as mazelas enormes do treino forma o fator principal. O treino neste período ainda era muito pouco evoluído em comparação com o que temos hoje. Felizmente temos conseguido dar esse passo para melhor a longevidade dos nossos atletas.
Ricardo Pita
3:32
Nuno, com a experiência adquirida ao longo da vida, é a pessoa indicada para explicar se é possível praticar judo, sem riscos, em período de pandemia?
Nuno Delgado
Ricardo, nesta fase é possível praticar Judo com as restrições que conhecemos, sem contato físico a uma distância inferior de 2m. Existem várias formas de treino físico específico de Judo e movimentos de treino sombra que todos estamos a desenvolver. Posso te convidar a conhecer o meu canal you tube onde temos várias propostas. Contudo até as entidades competentes se pronunciarem e permitirem a reabertura da atividade. O mais seguro é treinar em casa neste regime. Convidou-vos a visitar os meus treinos.
Rui Vieira
3:38
Além do teu enorme currículo desportivo como atleta de alto rendimento, selado com a primeira medalha Olímpica para o Judo Português (que já incluía o título de campeão da Europa em 1999), tens também uma importante intervenção nos Jogos Olímpicos de Londres 2012 (Chefe Adjunto da Missão Olímpica de Portugal) e nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro (Chefe da Equipa Técnica de Judo). Podes dar a conhecer aos leitores do Jornal Record um pouco destas tuas duas últimas intervenções, que certamente são menos conhecidas do grande público? Saudações Judocas
Nuno Delgado
3:45
Olá Rui, tive o privilégio de ter vivido por dentro o movimento olímpico na sua globalidade, é algo que guardo com muito orgulho e prazer. Senti a emoção de subir ao pódio na minha estreia, fui porta-estandarte da nossa Missão, liderei assessorando o Dr Mário Santos a missão olímpica de Londres em conjunto com atual Sr Ministro da Educação Tiago Brandão Rodrigues que foi o nosso adido de missão. E finalmente aceitei o desafio, onde tu foste um dos responsáveis por me aliciar ao coordenar a equipa Nacional. Contribuímos para a conquista da única medalha que Portugal conquistou nos Jogos do Rio. Considero que foram momentos decisivos para colocar as pessoas com mais experiência e que verdadeiramente sabem o que é estar num palco olímpico nos lugares de decisão. Portugal deve continuar a seguir esse caminho, talvez o próximo passo seja confiar cargos de decisão política a Olímpicos com esta dimensão como acontece nos países mais desenvolvidos.
José Esteves
3:46
Como foi aquele dia tão especial da conquista do bronze nos jogos olímpicos? Cumprimentos
Nuno Delgado
3:49
Caro José,

É um sonho que se torna realidade, um flash back todo o nosso trajecto de esforço, dedicação e empenho. Sem esquecer todos aqueles que foram importantes para nós. Na vida ninguém é campeão sozinho. Não posso esquecer o apoio dos meus pais, treinadores, colegas de treino, de faculdade e apoio médico.
Ana Lima
3:49
Quando se fala em Judo o teu nome é sempre uma referência. O teu ar calmo, o teu sorriso amável e de que tudo se consegue é um trunfo junto dos mais novos, e não só. Na escola dos meus netos no dia em que sabem que o "Nuno vem á escola" todos se portam bem para poder "brincar" contigo nos tatamis. Parabéns pela forte escola de judo que tens conseguido criar ao longo destes anos. E nem quero acreditar que estava em Sidney mesmo pertinho do combate que te levou á vitória.Que bom poder sempre contar contigo. Um forte abraço
Nuno Delgado
3:52
Querida Ana Lima,

Que boas memórias que nos trazes, um beijinho enorme aos meus campeões lá de casa! Conto os dias, para poder voltar a revê-los! Muito do que sou, aprendi com pessoas como tu, que apadrinham os atletas e os apoiam em outras áreas tão importantes como o treino, no teu caso a comunicação. Uma grande mestre!
Nuno Carvalho
3:53
Olá Nuno Delgado,                                                                                                                                                                                  Gostaria de perguntar-lhe quem acha que são os judocas portugueses mais promissores para o futuro?
Nuno Delgado
3:56
Nuno,

As minhas grandes apostas para o futuro, são a Patricia Sampaio atleta de Tomar bi- Campeão Europeia junior e que foi considerada a melhor atleta feminina do ano pela Confederação do Desporto Português. João Fernando de Coimbra, Campeão Europeu Júnior e bi-Campeão Europeu pelo Sporting CP. 

Sem esquecer aqueles que todos conhecem, Telma Monteiro e Jorge Fonseca.
Nuno Carvalho
3:57
Olá Nuno Delgado!! Antes de mais gostaria de dar os parabéns por todos as medalhas que ganhou para o nosso país. Tenho duas perguntas para si. A primeira é o que sentiu depois de ter ganho a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos  e a segunda qual é os judocas portugueses mais promissores para o futuro
Olá Nuno Delgado,
Olá Nuno Delgado!! Antes de mais gostaria de dar os parabéns por todos as medalhas que ganhou para o nosso país. Tenho duas perguntas para si. A primeira é o que sentiu depois de ter ganho a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos e a segunda é qual é os judocas portugueses mais promissores para o futuro?
Tomé
3:57
Todos ficámos com a sensação de que a carreira desportiva do Nuno Delgado poderia ter ido mais longe. Porquê o abandono?
Vítor Madeira
3:57
Boa tarde. Atenas 2004 já não foi tão bom por algum motivo em especial?
Nuno Delgado
3:58
Vítor respondi anteriormente. Um abraço!
Alexandre Reis
3:58
Nuno, quando pensas ser presidente da Federação Portuguesa de Judo :)
Nuno Delgado
4:01
Boa tarde Alexandre,

É uma boa questão, mas confesso que neste momento, não está nos meus planos, penso que posso contribuir para o Judo Nacional em outros campos igualmente importantes. Sinceramente estou muito envolvido nas tarefas que desempenho como Presidente da minha Escola e todo apoio que dou a grandes organizações que anseiam alcançar sucesso e performance profissional de alto Nível e dificilmente me vejo a desempenhar outra tarefa. Um forte abraço
Nuno Carvalho
4:02
O que achas que tem faltado a atletas como a Telma Monteiro para chegarem ao título olímpico?
Nuno Delgado
4:08
Nuno, 

Não falta muito, acredito que a Telma se não tivesse tido uma lesão e cirurgia 4 meses antes dos Jogos, muito provavelmente teria sido Campeã Olímpica com a nossa fórmula. O Jorge tem vivido adversidades enormes como a sua doença em 2015 e agora a pandemia que atrasou os Jogos. Mas acredito que se reconhecerem o Judo Nacional como a principal modalidade candidata ao título e seja do ponto de vista privado, bem como público, investirem naquela que é a nossa maior lacuna, um centro de treino olímpico exclusivo para o Judo. Aliás como temos nas demais modalidades. O título não nos escapará!
4:09
Caros leitores foi um prazer estar convosco neste chat do Record on-line agradeço todas as vossas mensagens!
4:10
Desejo que continuem a treinar diariamente, para ficarem fortes e saudáveis e assim vencermos esta pandemia de uma vez por todas!
4:11
Aproveito para vos dar a conhecer uma campanha muito digna que abracei e que tem dado um contributo enorme para fornecer gratuitamente viseiras a todos aqueles que arriscam a vida todos os dias para nos protegerem e apoiarem.
Load More Messages
Conectando…