You are viewing the chat in desktop mode. Click here to switch to mobile view.
X
O momento do Sporting
desenvolvido porJotCast
Vítor Almeida Gonçalves
6:15
Boa tarde! Vamos começar agora! Obrigado pelas vossas perguntas. Vamos conversar sobre o momento do Sporting
Guest
6:15
O Sporting ainda tem chances realistas de atingir o 2º lugar na sua opinião?
Vítor Almeida Gonçalves
6:17
O Sporting matematicamente ainda pode chegar ao 2.º lugar. Estão 15 pontos em jogos e o Benfica está a 9 de distância. Há dérbi na última jornada. Não será fácil mas não é irrealista.
Francisco
6:17
Boa tarde, Vítor. O Sporting pode ter como base da equipa do próximo ano estes jovens que estão a aparecer ou precisa de contratar alguns pesos pesados?
Vítor Almeida Gonçalves
6:20
Boa tarde, Francisco. As duas premissas são necessárias e vão cumprir-se. Ou seja, o Sporting terá uma base formada pela formação, aliás o presidente já veio dizer que o plantel terá até dois terços de jogadores da Academia; e terá também jogadores experientes. Haverá acertos a fazer mas também já não é segredo que o Sporting vai contratar jogadores experientes. Rúben Amorim já disse que precisa deles. E para lutar pelo título precisa, de facto. Não se consegue lutar pelo 1.º lugar só com a formação. É preciso experiência.
Custódio
6:20
A aposta leonina na juventude pode tornar o clube mais apetecível para uma aquisição de petrodólares?
Vítor Almeida Gonçalves
6:25
Olá Custódio, a aposta na formação é antes de mais um projeto desportivo. Não quer dizer que não tenha uma vertente financeira ou de investimento, se quiser. Mas é em primeiro lugar uma aposta estratégica desportiva. Agora, é um facto que o Sporting, como o Benfica ou o FC Porto, são apetecíveis apenas na medida em que sejam capazes de criar valor. E o Sporting tem sido capaz de criar valor, mesmo sem ganhar campeonatos. E isso deve-se muito ou quase exclusivamente à sua formação. Quanto à aquisição dos petrodólares, a SAD não está à venda. O Sporting quer manter a maioria do capital mas futuramente poderá estar aberto à entrada de investidores. E quanto mais valor criar, maior será o interesse.
Rafa Franco
6:25
Joelson vai ser a próxima transferência milionária do futebol português e bater o recorde de João Félix?
Vítor Almeida Gonçalves
6:27
Olá Rafa Franco. É muito cedo para fazer essa previsão.O Joelson antes de mais tem de se afirmar no futebol sénior. É uma realidade muito diferente da formação. E colocar a fasquia tão alta nem sempre é bom para um jogador na idade dele. Dito isto, o que se sabe é que o Joelson tem muito talento. E que em condições normais poderá ser mais um grande jogador a sair da Academia. Daí a bater recordes de transferências... veremos.
Guilherme Martins
6:27
Posições que o sporting precisa de reforçar na próxima época
Vítor Almeida Gonçalves
6:28
Olá Guilherme. O plano da SAD do Sporting passa por um guarda-redes, pelo menos um defesa-central (que podem ser dois em caso de venda), um médio defensivo e um avançado. Esta creio que será a base. Depois, a partir daqui tudo dependerá de saídas.Na minha opinião, o central é importante. E ainda mais importante é o '6'.
Marta Franco
6:28
Quais são as posições mais carenciadas no plantel leonino que justificam reforços na próxima temporada?
Vítor Almeida Gonçalves
6:30
Olá Marta, creio que acabei de responder a essa pergunta. Guarda-redes, central, médio defensivo e avançado. Mas aproveito para acrescentar que algumas destas posições até podem ter soluções internas. O Sporting está a apostar na formação e tem bons jogadores preparados para formar o plantel da equipa B. Precisará sempre de ir buscar experiência, mas não creio que precise de se reforçar em quantidade.
Guest
6:30
Acredita que será mesmo Ruben Amorim a estabilizar o Sporting? Relembro que Marcel Keizer teve 8 jogos seguidos a ganhar quando chegou. E na fase final do campeonato é sempre mais fácil, pois como estão as coisas a pressão praticamente nem existe.
Vítor Almeida Gonçalves
6:33
O Rúben Amorim está a começar. Podemos dizer que ainda está em estado de graça. Mas convém lembrar que outros não tiveram esse estado de graça, e com isto quero dizer que se o Sporting está a ganhar jogos é porque Rúben Amorim teve impacto na equipa e foi capaz de fazer passar as suas ideias. Estabilizar o Sporting é uma tarefa que vai além da parte desportiva, depende muito também da parte diretiva e dos sócios. Concordo que a pressão nesta altura será menor mas a equipa está a jogar bem, é organizada e está a apostar muito na formação. Acho que o Rúben Amorim pode fazer mais do que estabilizar o Sporting. Pode, com reforços à altura, fazer aquilo que o Sporting se propõe fazer todos os anos por obrigação histórica: lutar pelo título.
Ricardo Goncalves
6:34
Ora boas, o Sporting deixa boas indicaçoes, isso nao ha duvidas, mas, o facto de estarmos a viver uma fase complicada nao fara com que uma parte psicologica entre em jogo, em todos os jogadores ? Vemos que as chamadas equipas grandes, sentem muitas mais dificuldades em jogar contra as equipas pequenas que antes da paragem do campeonato? Tera isso relevo?
Vítor Almeida Gonçalves
6:36
Olá Ricardo. A parte psicológica pesa sempre. E eu até concordo que a falta de público nos estádios é talvez dos fatores que mais tem contribuído para nivelar as equipas. É claro que objetivamente isto é difícil de comprovar mas os resultados são uma boa amostra, e não me parece que seja só coincidência. Jogadores que se deixam afetar mais pela pressão talvez agora se sintam mais soltos, e a componente mental é para mim parte decisiva do rendimento.
alexandre
6:36
boa tarde Vítor Almeida Gonçalves, eu como sportinguista tenho já um certo cuidado para não entrar em euforias pois apesar da juventude e das vitorias o futebol praticado ainda não é atractivo e ainda não tiveram nenhuma prova de fogo e jogar sem publico não é a mesma coisa mas o que mais me preocupa é a falta de ligação dos médios do sporting para com o ponta de lança sporar pois o sporting nao vai ganhar sempre com jogadas individuais de jogadores como plata ou jovane, resumindo isto tudo o que voce acha que falta para as bolas chegarem mais vezes ao sporar sem ele ter que recuar 40 metros e qual o jogador que recomendaria para colmatar essa lacuna ( dentro das possibilidades financeiras) obrigado
Vítor Almeida Gonçalves
6:41
Olá Alexandre. Eu percebo o seu ponto de vista quanto ao Sporar e ao pouco jogo que lhe chega. Concordo que ainda não houve uma prova de fogo, mas não devemos esquecer Guimarães. Ainda assim, parece-me que parte dos problemas que aponta resultam principalmente do próprio sistema de jogo do Rúben Amorim. O Sporting é hoje uma equipa que depende muito menos do seu corredor central, logo dos médios, logo da tal ligação interior ao ponta-de-lança. Em contrapartida, é uma equipa que aposta muito mais nos corredores, com muito maior profundidade e isso obriga o ponta-de-lança a contribuir, a envolver-se nesta dinâmica. O Sporar tem uma ação muito importante: abrir espaços. E está a fazê-la bem. Quanto a alternativas, eu acho que o Wendel é o jogador que pode fazer esse papel. No mercado há inúmeras soluções, mas creio que o Sporting para essas funções não está desequilibrado. O que me parece é que o sistema de jogo dá maior protagonismo aos corredores em vez da zona interior.
Pride
6:41
Que reforços precisa o Sporting para a próxima época?
Vítor Almeida Gonçalves
6:42
Guarda-redes, central, médio defensivo e avançado. Dependerá também das vendas.
Ricardo Goncalves
6:42
Ja agora segunda questao, o Sporting aposta imenso nos jovens nos ultimos jogos, mas, sera apenas para que eles assinem contrato ? Ou havera realmente uma aposta forte na proxima epoca? Sinceramente acho alguns ainda muito verdinhos !!
Vítor Almeida Gonçalves
6:44
Ricardo, o Sporting não assinaria contrato com qualquer jogador jovem se não acreditasse que pode render. Agora, não há nenhum contrato que garante minutos. Não há, ou não deve haver. Concordo que os jogadores que estão a ser lançados ainda são inexperientes, mas a experiência só se adquire a jogar. E Eduardo Quaresma, por exemplo, para a idade que tem mostra uma segurança acima da média. Tem é de conseguir fazer aquilo que o Rúben Amorim disse: jogar bem uma época inteira e não apenas um par de jogos.
Gonçalo
6:44
Boa tarde. No modelo de jogo de Rúben Amorim, concorda comigo quando digo que Max é um GR limitado na fase de construção da equipa? Se sim, pensa que lhe deveriam dar tempo para evoluir ou deveriam comprar outro GR? Ristovski ou Camacho terão qualidade para ocupar a ala direita na época 20/21? Obrigado, um abraço.
Vítor Almeida Gonçalves
6:45
Olá Gonçalo. Os guarda-redes são cada vez mais importantes na saída de bola e na fase de construç
e na fase de construç
6:47
e na fase de construção, e o Luís Maximiano de facto ainda pode melhorar nesse aspeto. De qualquer maneira, ele é o titular do Sporting nesta altura e nos últimos jogos até foi muito importante. A chegada de um guarda-redes pode ajudá-lo. Aliás, é essa a ideia do Sporting. Ir buscar um guarda-redes experiente como Olsen ou Adán que ajudem Max a crescer. Quanto a Ristovski e Camacho, acredito que têm qualidade sim. Camacho precisa de tempo para adquirir rotinas naquela posição, e é um jovem. Ristovski é mais experiente. E ainda há Rosier. Veremos o que acontece até ao fim da época e depois no mercado.
Alex
6:47
Acha que o Sporting com Rúben Amorim pode lutar pelo título na próxima época?
Vítor Almeida Gonçalves
6:52
Olá Alex. Pode, se a equipa for bem reforçada. E se não saírem jogadores que obriguem o Rúben Amorim  a recomeçar a obra do zero.
Gonçalo
6:52
Além de Max e Ristovski, que na minha opinião deveriam ser substituídos por jogadores melhores, ou com características mais adequadas ao modelo de jogo de R. Amorim (embora Ristovski tenha 'pedalada' para fazer o corredor todo) será Borja o substituto ideal de Mathieu sendo que o defesa central francês tinha muita qualidade e impacto na fase de construção e até mesmo na fase de criação da equipa? Mais uma vez, obrigado pela atenção.
Vítor Almeida Gonçalves
6:56
Gonçalo, não me parece que o Borja seja comparável ao Mathieu, portanto não será quase seguramente ele o substituto ideal. Borja pode fazer a posição de central numa linha de três e é esquerdino. As "semelhanças" com Mathieu terminam aqui. Borja é antes de mais um lateral. E até tem projeção ofensiva, portanto poderá ter também lugar nessas funções. Lembro que o Ristovski na sua seleção também joga numa linha de três defesas. Para o lugar do Mathieu o Sporting deverá contratar um central esquerdino experiente, na mesma linha. Até porque o Gonçalo Inácio, sendo esquerdino, ainda não está preparado para dar o salto. Pelo menos, a avaliar pelas opções de Rúben Amorim. Deverá ter a sua oportunidade mas, voltamos ao assunto que já aqui foi falado, para lutar pelo título é preciso algo mais do que formação.
Gonçalo Mota
6:57
Boa tarde como a ala o trabalho desta direcção obrigado
Vítor Almeida Gonçalves
7:00
Olá Gonçalo. Eu posso analisar o trabalho desta direção. Não avaliá-lo. Quem terá de o avaliar são os sócios do Sporting nas eleições. Como jornalista, especializado em Sporting, posso analisar o que está a ser feito. Há muitas maneira de fazer essa análise mas podemos situá-la em duas vertentes: desportiva e financeira. Desportivamente, a primeira época foi positiva; esta época foi negativa,. pelo menos até fevereiro. Financeiramente, o clube estava mergulhado em sérios problemas, e foi preciso um grande trabalho de recuperação que ainda não está concluído. O mandato está a meio. A avaliação, como dizia, será feita pelos sócios quando forem chamados a votar. Na certeza de que os resultados do futebol têm um peso decisivo, como todos sabemos.
Gonçalo Mota
7:00
Boa tarde gostaria de saber a sua opinião sobre a diferença entre esta direcção e a do Bruno de carvalho obrigado
Vítor Almeida Gonçalves
7:02
Boa tarde. Há muitas diferenças. Uma delas é a diferença de estilo. Bruno de Carvalho era extremamente interventivo no espaço público. Frederico Varandas privilegia a discrição. No final, Frederico Varandas como Bruno de Carvalho será avaliados pelos resultados que for capaz de alcançar. Mas são estratégias e estilos muito diferentes.
Malaquias
7:02
Boa tarde, Vítor. Acha que os possíveis de regressos de Slimani ou Adrien seriam viáveis tendo em conta o contexto actual do clube?
Vítor Almeida Gonçalves
7:04
Boa tarde. Slimani e Adrien têm salários muito elevados mas isso por si só não é impeditivo. Dependeria sempre as cedências que jogadores e clubes envolvidos fossem capazes de fazer. Será muito difícil acontecer mas há um dado que é factual: tanto Slimani como Adrien gostariam de voltar. A vontade não basta mas pode ajudar.
Fábio
7:04
senhor vitor, o joelson fernandes ja assinou? falta so ser oficializado?
Vítor Almeida Gonçalves
7:05
Olá Fábio. O Joelson Fernandes já tem acordo para renovar até 2025. Falta só o anúncio por parte do Sporting, sim.
Martim
7:05
A maior tranquilidade do Sporting enquanto equipa e vitórias nos jogos mais recentes estão relacionadas com o facto de não haver adeptos no estádio e consequentemente maior pressão?
Load More Messages
Conectando…