You are viewing the chat in desktop mode. Click here to switch to mobile view.
X
Pergunte o que quiser sobre a arbitragem da 6.ª jornada: Marco Ferreira responde
desenvolvido porJotCast
Record
3:04
Boa tarde, iniciamos agora uma conversa sobre a arbitragem referente à última jornada. Aguardo as vossas questões e tentarei responder a todos até às 16h. Obrigado
joao martins
3:15
No primeiro golo do benfica nao existe falta do seferovic?
O defesa nao  é empurrado?
Record
3:18
Boa tarde João Martins, normalmente os jogadores quando saltam para disputar a bola acabam sempre por chocarem, é instintivo colocar o braço para amenizar o contacto e reduzir o risco de lesão para ambos. Não é infração ter o braço ou mão no adversário desde que não seja imprudente ou negligente, nesse lance não detetei nenhuma infração, o toque não impediu nem condicionou mais que o contacto normal nesses lances.
Marco
3:18
a arbitagem , em geral, é muito incompetente  mas acima de tudo imparcial
Record
3:20
Boa tarde Marco, não estamos aqui para fazer juízos de valor dos agentes desportivos, estamos a conversar sobre lances de arbitragem no intuito de esclarecer os nossos leitores baseado sempre nas leis de jogo. A conclusão e interpretação dos lances é individual e respeito todas as opiniões. Aproveite este espaço para, caso interesse, saber um pouco mais de arbitragem.
João martins
3:21
O Lance em que  penalty no dragão
Record
3:21
Boa tarde João, qual o lance especifico que se refere?
João martins
3:21
O lance em que é reclamado penalty no jogo Porto vs Stª Clara é ou passível de ser marcado? Se sim onde andava o VAR? Que está sempre atento nuns jogos e sempre distraido noutros?
Record
3:23
João a minha opinião é clara e inequívoca, ficou por assinalar um pontapé de pênalti punindo a infração negligente que motivou uma lesão ao adversário com algum perigo. As leis de jogo são claras e têm como principal objetivo proteger a integridade física dos jogadores, o VAR nesta situação deveria explicar publicamente o motivo de não assinalar.
Fernando Silva
3:23
Olá Sr Marco não acha que estão a haver demasiados erros a favorecer o FCPorto neste inicio de campeonato??? é que por este andar vamos chegar a meio e já está decidido por outros o título de 2019 .....
Record
3:27
Boa tarde Fernando Silva, este inicio de época não teve tantos erros graves comparando com épocas anteriores. Infelizmente os que acontecerão foram sobretudo nos jogos de uma equipa. Analisando bem os Clubes não podem ser associados aos erros dos Árbitros, quem deve justificar são os que cometem esses erros. Foi uma equipa como podia ser qualquer outra, o importante aqui é continuar a escrutinar todos os agentes desportivos, promovendo mais ações para que os erros não aconteçam para beneficiar ou prejudicar qualquer clube
Filipe Pereira
3:27
Como é possível não ser marcado penalty e consequente expulsão do Uribe no jogo de Domingo contra o Santa Clara. A partir do momento, em que o Fábio Cardoso sai a sangrar daquela maneira, o lance não deveria ser analisado corretamente?
Record
3:31
Boa tarde Filipe Pereira, já me pronunciei sobre esse lance, foi um erro que não podia ter acontecido com a existência do VAR. Quanto ao vermelho não estou de acordo, a entrada foi negligente e não falta grosseira. A infração existe porque Uribe saltou com o braço aberto para ocupar um espaço que não lhe pertencia e o movimento do avançado provoca o contacto. Não considero que Uribe deu uma cotovelada deliberada.
Joao
3:31
A situação de Lage no "final" do jogo podia ter levado a alguma punição do árbitro (como o amarelo que agora podem ser mostrados)
Record
3:32
Boa tarde João, a entrada em campo dos elementos do Banco sem autorização do Árbitro é sempre punido com cartão amarelo (exibição na lei atual) ou advertência verbal quando não existia exibições de cartões.
jorge
3:33
Boa tarde, ontem no 2º golo do famalicão existe falta no inicio da jogada? Vale "arrancar olhos" só porque se tocou ao de leve na bola?
Record
3:35
Boa tarde Jorge, o defesa tem uma entrada dura mas legal, a dureza é permitida no futebol não havendo punição caso não seja por negligencia ou imprudência. Nesse lance o defesa entra duro mas na direção da bola acabando por tocá-la, o contacto posterior é devido ao movimento de ambos os jogadores. caso não tivesse tocado na bola seria considerado imprudente porque atingiria diretamente o adversário
João martins
3:36
É evidente que a arbitragem embora procure ser isenta não o é de todo. deixa-se facilmente intimidar. Nuns campos é mais fácil apitar penaltys contra a equipa da casa do noutros. Isto é facilmente provado.
Record
3:40
João eu entendo perfeitamente a sua opinião, os Árbitros são humanos, se tiver num estádio com 80 mil pessoas irá sentir algo diferente. Os Árbitros são trabalhados para se abstrairem do ambiente envolvente mas nem todos têm a mesma capacidade e cometem erros por essa lacuna e não com intenção de beneficiar ou prejudicar. Atenção que não estou a dizer que não possam existir decisões com interesses paralelos mas regra geral são erros que têm a ver com o Árbitro e não com os clubes
Fernando Silva
3:40
Eu entendo que o Sr Marco tente não tomar partido nem sequer enfatizar o que para Portugal inteiro está a ser óbvio, o favorecimento descarado do FCPorto, mas também acho que devia de admitir publicamente que há um clube neste momento chamado FCPorto a ser levado ao colo numa altura em que estão a jogar muito mal e só não perdem pontos como as outras equipas porque não deixam, depois é fácil dizerem que foram os mais regulares durante o campeonato, só se esquecem é de dizer que na fase mais crítica deles foram ajudados ao contrário de todos os outros que nessas fases perdem pontos .
Record
3:43
Fernando, eu não sou comentador de Futebol, sou um ex Árbitro que fala de arbitragem numa perspectiva diferente do adepto. Se lê as minhas análises estão referidos esses erros de arbitragem e restrinjo-me a isso. As interpretações desses erros não me compete a mim opinar, tenho de manter a isenção do meu trabalho independentemente de Árbitros ou Clubes, não sendo dono da razão e errando também, não posso fugir ás minhas responsabilidades de melhorar a arbitragem em Portugal
Joao Azevedo
3:43
Porque considera que o Uribe fez falta sendo que foi o elemento do santa clara que foi de encontro ao do porto, provocando ele o contacto? cumprimentos
Record
3:47
João, exatamente por esse motivo não defendo o cartão vermelho mas sim amarelo. A explicação é simples, os braços não são permitidos, exceto o GR, no futebol, Uribe quando salta tem de ter em consideração que o adversário também tem o direito de disputar a bola, logo não pode abrir o braço (ilegal) ocupando o espaço do adversário impedindo-o de disputar. Foi negligente na sua ação e realço que o adversário não comete nenhuma infração, ele salta para a bola de forma correta mas encontra o braço (ilegal) que o impede de disputar e provoca uma lesão.
cool 1
Ricardo
3:47
Na minha opinião a simulação do Corona no penalty revertido pelo VAR é comportamento anti-desportivo e deveria ser punido com cartão vermelho. Eu sei que as regras não dizem isso. Qual a sua opinião sobre a punição de simulações descaradas.
laughing 1
Record
3:50
Boa tarde Ricardo, sempre defendi que a lei devia mudar e punir com vermelho todas as simulações claras. Infelizmente é no nosso país que isso acontece mais e não somos grandes suficientes para mudar isso. Por outro lado não podemos ver as leis de jogo como responsável pelas simulações, quem as comete são os jogadores muitas vezes aplaudido pelos adeptos e técnicos e não reconhecem que ganharam com um lance irregular. A mentalidade deve mudar e fazer como em Inglaterra quando o Ronaldo simulava ouvíamos assobios dos próprios adeptos. Condenar a atitude cabe a todos nós
Francisco
3:51
Defende a opinião de que os árbitros são muito "moles" no que toca a dar amarelos aos GR por perda de tempo? Há alguns casos que começar a perder tempo logo à meia hora de jogo mas só lá para os 80' é que levam cartão apesar de o fazerem repetidamente durante o jogo. Haverá medo de ter que dar o segundo amarelo e os expulsar por essa razão? Temos o exemplo claro do Marchesin esta época. Consegue fazê-lo em todos os jogos, constantemente e quase nem avisado é.
Record
3:54
Boa questão Francisco, não me lembro de um GR ser expulso com 2º amarelo por retardar o recomeço de jogo. Como também não vejo punição dos 6 segundos quando o GR retém a bola. É verdade que normalmente os Árbitros só exibiam amarelo no tempo de compensação, eu próprio assumo isso quando era Árbitro, mas no momento que isso mudar vamos ver as reações de quem manda no futebol. Era importante também alertar sempre essa situação e não só quando convém ao clube do coração, uma vez mais cabe a todos nós, independentemente dos clubes, a mudar essa mentalidade
Rui Pereira
3:55
Considera que há falta de ruben dias no início da jogada do primeiro golo do Benfica?
Record
3:56
Boa tarde Rui Pereira, não detetei nenhuma irregularidade nessa jogada
Joao Azevedo
3:56
Marco, se tivermos em consideracao que nao pode ter os bracos abertos, pk nao e' considerado entao penalty do msm jogador do santa claro aquando o cabeceamento do Ze Luis na grande area do clube dos Acores, que e' interceptado com a mao? cumprimetos
Record
3:59
João, a explicação é baseada nesses lances em concreto de mão na bola ou bola na mão. As leis de jogo separam a utilização dos braços sobre adversários em relação à bola. Existem aspetos que têm de ser analisados para decidir nesse caso, a proximidade do lance, o movimento d braço em direção à bola, se existe o movimento do braço depois do cabeceamento, se é uma bola inesperada. O lance é muito próximo, não existe movimento na direção da bola após esta ser cabeceada e é uma bola inesperada atendendo à proximidade.
José Figueira
4:00
No minuto 68 do FCP-Santa Clara, o defesa Cardoso salta a frente de Zé Luis e atira os braços para o ar, sendo que o cabeceamento de Zé Luis, embora a curta distância, devido a posição deliberada e anormal dos braços do defesa, a bola acaba sendo desviada pela mão do defesa, acabando depois o GR por defender. Colocando os braços para o ar a frente do avançado que vai rematar e desviando a bola não é motivo para grande-penalidade, que não foi apreciada pelo VAR!?
cool 2
Record
4:05
Boa tarde José Figueira, a grande questão nesse lance é confirmar aquilo que afirmou, ou seja, disse que era deliberado o movimento dos braços. Os Árbitros não têm o poder de ler as mentes dos jogadores por isso só existiria infração caso o movimento dos braços fossem após a bola ser cabeceada, isso não aconteceu. A posição dos braços serem normais ou anormais também tem de ser analisado juntamente com os outros pressupostos já referidos. A realidade é que em todos os outros factores, movimento deliberado após a bola ser cabeceada, a proximidade, ser uma bola inesperada, são visíveis e prevalecem em relação à posição dos braços que dependerá sempre de interpretação de cada Árbitro. O VAR não intervém quando existe espaço para interpretação do Árbitro, nada garante que a interpretação do VAR seja mais correta que a do Árbitro
Francisco
4:06
Exatamente, o problema é esse, quem manda no futebol. Está claro que cada vez se trata mais de dinheiro e menos de bola. A regra dos 6 segundos nunca, desde que me lembro de ver futebol, foi cumprida. Mesmo quando se trata do clube de coração, devia ser mais punível, visto que se trata de anti-jogo e só faz com o que o jogo perca o seu brilho. Enquanto não se tomarem medidas justas quanto a isso, vai sempre haver esta tentativa de ganhar segundos. Acho que devia ser um aspeto a ter em conta pelos altos dirigentes da nossa arbitragem.
Record
4:08
Totalmente de acordo Francisco, apesar do peso da ausência de punição desses lances não é significativo, não é considerado erro grave e talvez por isso as pessoas ignoram mais e não tomam medidas. Será preciso algo acontecer num jogo decisivo para que as entidades olhem para isso com outra importância e compromisso
4:11
Caros leitores, o tempo voa quando discutimos arbitragem com questões pertinentes e objetivas. Agradeço a vossa participação e a oportunidade de aprender com algumas das vossas opiniões. Para a próxima jornada estarei de volta e conto com a vossa participação. Não esqueçam, todas as semanas das 15h às 16h, têm um espaço livre para emitir opiniões e colocar questões. Saudações Desportivas
Conectando…