You are viewing the chat in desktop mode. Click here to switch to mobile view.
X
Pergunte o que quiser sobre a atualidade da NBA
desenvolvido porJotCast
Luís Avelãs
4:00
Boa tarde. Podem colocar as vossas questões.
Ramiro
4:00
O Curry é o melhor shooter da história?
Luís Avelãs
4:07
Depois do que vimos o rapaz fazer há umas horas, em Cleveland, somos levados a responder quase de forma imediata que sim. No entanto, não existindo qualquer possibilidade de não o incluir na discussão, porque estamos a falar de facto de um dos melhores lançadores de todos os tempos, a questão pode ser mais complexa. Ser o melhor lançador é exatamente o quê? Podemos avaliar apenas e só pelo número de lançamentos de meia e/ou longa distância convertidos, mas também pela percentagem, para o aproveitamento. Basta fazer esta pequena diferença e o ranking que obtemos já é consideravelmente diferente. Depois, há que analisar em que fases dos jogos esses lançamentos entram, perante que adversários, em que momento da competição acontecem, se valem títulos, o gesto técnico, etc. Para mim, indiscutível é eleger o Curry como o jogador de todos os tempos que mais facilmente lança a partir do nada. Não interessa a distância, se está pressionado ou a forma como arma o 'tiro'... ele tem sempre uma solução.
João Costa
4:07
Olá Luís! Face ao que foi visto no miserável concurso de afundanços, não acha que até o atual Dominique  faria muito melhor
Luís Avelãs
4:11
Se calhar... Foi mesmo muito mau e penso que isso obrigará a Liga (mas também os jogadores) a refletir. É preciso mexer no concurso, torná-lo mais apelativo e atrativo, provavelmente alterando o formato. Entre muitas outras ideias possíveis, talvez possamos ir para um modelo com representantes de todas as divisões, por faixas etárias, tendo em conta a altura dos atletas, em duo ou trio (por equipas). Soluções há muitas, não sei qual a melhor, mas é evidente que são necessárias alterações. O Topin, coitado, vai ficar conhecido não por ter ganho o concurso, mas por ter ganho o pior concurso de sempre.
Guest
4:11
Boa tarde. Com as trocas efetuadas pelos Kings, fica mais complicado para o Neemias ter minutos no que resta da época? O futuro do Neemias passará por trocar de equipa na NBA no final da temporada?
Luís Avelãs
4:14
A equipa ficou bem mais lógica, equilibrada após as trocas, mas também parece claro que isso em nada ajudou Neemias a ganhar espaço. Aliás, parece-me exatamente o contrário. Não sei quais são as intenções dos responsáveis, se já deram algum sinal ao rapaz, se vão mandar embora Len, qual é a posição do treinador principal e se o próprio Neemias acredita que será em Sacramento que irá vingar. Certo é que ele precisa de jogar, inclusive na G League. Andar a passear de um lado para o outro com a equipa principal para bater palmas não é solução. Não será assim que ele irá evoluir. Ainda assim, continuo convicto que há espaço para Neemias na Liga. Se é nos Kings ou não já é outra conversa...
José Oliveira
4:15
Considera a equipa dos Sixers a maior favorita para a conquista do anel?
Luís Avelãs
4:16
É uma das favoritas, das principais, mas não sou capaz de dizer, neste momento, que é a que parte à frente. Nem sei se o encaixe entre Harden e Embiid irá funcionar. Há que esperar, dar tempo, mas na teoria existem boas possibilidades de sucesso.
Paulo
4:16
Boa tarde Luís. Achei o 3dunk contest muito fraco. O que é possível fazer para que este volte ao que ja foi? Mudar de Jogadores? O 3 point contest tirando a Kat, tambem não achei nada por ai alem... não era melhor terem outros intervenientes?
Luís Avelãs
4:20
Já lancei aqui algumas ideias, da mesma forma que o fiz via twitter, pouco depois do final dos concursos. A Liga tem de analisar bem o que tem acontecido e, em conjunto com os jogadores, alterar para dinamizar, rejuvenescer as provas. Participar e ganhar esses concursos tem de ser um objetivo e hoje em dia a maioria dos atletas nem está interessado em participar. No limite a NBA deverá explicar aos jogadores que entrar nesses concursos é obrigação de todos os eleitos para o jogo All-Star. Porém, obrigá-los a fazer o que não querem também terá riscos. Confio que irá imperar a lógica e que na próxima época já teremos novidades que ajudem a restituir o fascínio por estes concursos.
LD
4:20
Quais são as hipóteses reais dos Lakers ganharem o título? Adicionalmente, e tendo em conta que a equipa campeã em 2020 foi substancialmente alterada, não terá sido um tiro no pé as trocas / aquisições efetuadas nos dois últimos anos?
Luís Avelãs
4:22
Ainda estão mais do que a tempo de lá chegar. Mas, acredito? Não, nem um pouco. E sim, há muito que defendo que os responsáveis, com o desejo imenso de ganhar no momento, podem ter colocado em causa muitos potenciais triunfos nos próximos anos. Essa discussão, que em tempos não merecia grande atenção, está hoje na ordem do dia nos Estados Unidos.São cada vez mais a levantar essa questão.
Henrique
4:22
Qual a equipa que mais o supreendeu este ano? Cavaliers?
e porquê?
Luís Avelãs
4:25
Talvez seja mesmo a equipa que mais me surpreendeu. Pensava que jogadores como Love já estavam na curva descendente, não acreditava que Garland evoluísse tanto, que Mobley surgissem na Liga tão confiante, etc. Os jogadores conseguiram formar um bloco muito interessante e com a confiança resultante dos resultados positivos, depois tudo fica mais fácil, inclusive a capacidade para resistir às lesões.
Paulo Jorge
4:25
Na sua opinião qual a equipa que tem melhores jogadores jovens? Cleveland ou Memphis ou outra?
Luís Avelãs
4:26
É difícil escolher uma. Mas talvez opte por Memphis. Se continuarem juntos diria que já nem é necessário evoluir muito, bastará ganhar mais experiência para se aproximarem da possibilidade de chegar ao anel.
Daniel Murteira
4:27
Boa tarde Luís, os nossos Bulls estão empatados com Miami no primeiro lugar na Conferência Este, mas sempre que defrontam equipas do topo da liga sentem muitas dificuldades e tem perdido muitos desses jogos (Warriors, Suns, Memphis, Milwaukee, Miami, Sixers), deste modo acha que a equipa terá capacidade para ir longe nos playoffs? Cumprimentos.
Luís Avelãs
4:28
Se tiver toda a gente disponível... sim. Mas se continuarem a jogar sempre sem vários elementos essenciais, não terão chances. Chicago pode ganhar a qualquer equipa, em casa ou fora, um jogo, mas dificilmente derrotará quatro vezes certas equipas (num máximo de sete partidas) se não se apresentar com todas as armas.
Tiaho
4:28
Com o regresso do Klay e com o plantel todo Golden é candidato ao Anel?
Luís Avelãs
4:29
Claro que sim. Não creio que sejam o principal favorito, mas estão na luta.
Paulo Jorge
4:29
Há algum jogador novo ou rookie, que no futuro possa se equiparar a SC30 ou a um Klay Thompson desta vida?
Luís Avelãs
4:30
Não sei, depende da evolução que registarem, mas é preciso ter em atenção que não aparecem jogadores assim todos os dias. Bem pelo contrário...
Tiago
4:30
Os 76ers com as movimentações neste mercado tem uma palavra a dizer? E os Nets? Vão ficar mais unidos e com isso melhores?
Luís Avelãs
4:31
Sobre os Sixers é possível, mas há que perceber se Harden e Embiid vão encaixar. Quanto aos Nets, enquanto Irving andar por ali a jogar em 'part time', não creio que seja possível pensar em grandes feitos. Vamos ver...
Marcelo Martins
4:31
Boa tarde, o que acha da situação dos Lakers? Culpa do "LeGM" James e de quem o deixa fazer o que quer dentro da franchise ou existem outros "culpados"?
Luís Avelãs
4:33
Toda a gente terá de ter a sua parte da responsabilidade, mas concordo que uns dirigentes que se demitem de fazer o seu papel, para o atribuir em grande parte ao principal jogador do plantel... merecem ser apontados como os grandes responsáveis pelo falhanço.
Rijomafa
4:33
A troca do CJ Mccollum foi benefica para os Blazers? Eu acho que o Damian Lillard fica com mais peso às costas...
Luís Avelãs
4:34
Sendo pouco dado a trocar só porque sim, creio que em Portland o ciclo estava esgotado. Eles tentaram tudo, foram pacientes, mas perceberam que não dava. A lesão de Lillard e o aparecimento em grande de Simons precipitaram as alterações que efetuaram. Era hora de mexer.
Daniel Murteira
4:34
Boa tarde Luís no concurso de afundanços achou mais ridículo o desempenho dos atletas ou a pontuação dada pelo júri? houve alguns 9 e 10 que deveriam ser 6 na minha opinião, não percebo como antigos jogadores e lendas da NBA avaliaram de forma tão positiva um concurso tão miserável. Cumprimentos.
Luís Avelãs
4:36
As duas situações foram más. Aliás, o que é que não foi mau nesse concurso? Tudo isso tem de ser analisado, discutido e alterado. E sim, os juízes podem levar a coisa na desportiva, mas não devem avaliar os desempenhos como se estivessem numa brincadeira. Aquilo é uma festa, para dar espectáculo, mas há provas para definir quem é o melhor nesta e naquela área. Não se deve facilitar tanto.
Bulls 4 ever
4:36
Boa tarde, Sr Luis. O que acha da ultima movimentação de Chicago ao ir buscar o Tristan Thompson? Abraço !
Luís Avelãs
4:39
Já foi um jogador importantíssimo, hoje nem tanto. Não seria, com toda a certeza, o jogador que mais gostava de ver reforçar Chicago. Porém, se tivermos em conta que a equipa o foi buscar sem precisar de dar ninguém em troca... acaba por ser uma solução interessante. Vai ajudar e (espero) ficar com os minutos que têm sido do Tony Bradley.
Nuno Moura
4:39
Boa tarde Luís, acha que os nossos Bulls podem passar por aquilo que os lakers estão a passar agora? No sentido de hipotecarmos o futuro para termos já resultados no presente. Pergunto isto porque o Vucevic e o Deronzan já não vão para novos e são dois esteios da equipa.
Luís Avelãs
4:41
A situação não está parecida com os Lakers. Derozan tem 32 anos e Vucevic 31. Nos parâmetros normais da NBA jogam mais 5 ou 6 temporadas facilmente. De resto, os Bulls têm gente jovem com qualidade e necessariamente futuro. Por esse ângulo não há sinais de alarme.
Tiago
4:41
Equipa revelação? E o inverso?
Luís Avelãs
4:42
Cleveland e Lakers, pelas razões que já apontei hoje... e em semanas anteriores.
4:45
Bom, o nosso tempo voltou a 'voar' num instante. Obrigado pela vossa participação e para a semana cá estaremos para mais uma conversa em torno do louco mundo da NBA. Abraços!
Conectando…