You are viewing the chat in desktop mode. Click here to switch to mobile view.
X
Pergunte o que quiser sobre a final da Allianz Cup
desenvolvido porJotCast
Luís Avelãs
5:02
Boa tarde. Podem colocar as vossas questões a propósito da final da Taça da Liga que hoje se realiza em Leiria.
Luís
5:02
Boa tarde! Considera que o Sporting Clube de Portugal parte com ligeiro favoritismo para este jogo? Quem acha que vai desequilibrar mais em ambas as equipas? Obrigado e continuação de bom trabalho!
Luís Avelãs
5:06
O Sporting, até pelo peso histórico face ao Sp. Braga, teria sempre de ser considerado um pouco mais favorito. De resto, olhando para o que aconteceu até ao momento no campeonato, são os leões quem segue na frente, isolados. E no confronto direto, em Alvalade, ganharam por 2-0, apesar dos minhotos terem jogado bem e, se calhar, não merecerem um castigo tão pesado. Quanto ao jogo em si, o Sp. Braga pode perfeitamente equilibrar as operações. Possui uma equipa muito equilibrada e pode até aproveitar o menor rendimento que o Sporting tem exibido nos tempos mais recentes. Acredito num jogo equilibrado e muito vivo. Quanto a individualidades mais prováveis para fazer a diferença aponto Pote e Ricardo Horta.
Carlos Porfírio
5:06
O Braga já pode ser considerado um grande em Portugal?
Luís Avelãs
5:10
Grande, atendendo à sua força dentro do país, não e até duvido que algum dia consiga. Mais do que troféus no passado falta-lhe (e irá faltar, no mínimo durante várias décadas) a capacidade de ter adeptos espalhados por todas as regiões. Isso, em comparação com Benfica, Sporting e FC Porto, não acontece. Não tem também a mesma expressão na maioria das restantes modalidades, apesar de ter melhorado consideravelmente nos tempos mais recentes. Contudo, no que ao futebol profissional diz respeito, diria que a diferença tem diminuído de forma evidente nos últimos anos. Compete olhos nos olhos e já vence várias vezes como temos observado. Nessa perspectiva talvez seja o clube que, de forma continuada, mais perto tenho chegado dos outros três emblemas.
Sandra Reis
5:10
Quem sentirá mais a derrota nesta final?
Luís Avelãs
5:15
Não sei! Temos de esperar para ver quem vence e perde e, de seguida, observar o que acontecerá nas partidas seguintes. O Sp. Braga, depois da derrota com o Paços de Ferreira na Liga, talvez possa sentir a não revalidação do troféu na Taça da Liga, mas o Sporting, apesar da boa temporada, saiu da Europa à primeira e já foi afastado da Taça de Portugal. Depois de eliminar o FC Porto sabe que tem o favoritismo do seu lado e isso pode ter um peso negativo em caso de desaire. Não é a mesma coisa ceder perante os crónicos rivais ou face a um outro concorrente. Ainda por cima, a equipa não tem jogado tão bem nos últimos jogos.
Paulo Antunes
5:15
O futebol, face à pandemia, deveria estar parado como tantas outras indústrias?
Luís Avelãs
5:19
Percebo a pergunta. E também sei o que está em causa, nomeadamente no escalão principal. Parar significa perder ainda mais receitas, colocar em causa as verbas oriundas dos direitos televisivos, ao mesmo tempo que é preciso honrar os compromissos com os profissionais. Porém, também é verdade, o negócio só pode florescer se as equipas andarem saudáveis, se se apresentarem perto da sua máxima força e se proporcionarem bons espectáculos. Há muita coisa em jogo. Entendo a intenção de não parar, a ideia de pretender dar um exemplo de alguma normalidade em tempos deveras complicados, mas também percebo o ponto de vista de quem considera que o futebol está a ser tratado de forma diferente face a muitos outros sectores. É uma questão que não tem uma só resposta ou pelo menos um só ângulo de abordagem.
Tiago Silva
5:19
Quais serão os jogadores chave de cada equipa?
Luís Avelãs
5:20
Tal como já referi, de forma quase automática diria que Pote e Ricardo Horta, pelo que têm andado a fazer durante quase toda a temporada, são as opções mais lógicas. Mas, felizmente, as duas equipas possuem outros jogadores capazes de serem protagonistas, aliás conforme se viu nos duelos das meias-finais.
Guest
5:21
Boa tarde, a odd do Sporting esta a 3,00 contra 2,75 do Braga. Isto faz sentido? Porquê?
Luís Avelãs
5:22
Aparentemente porque quem fez as odds considera que o Sp. Braga é ligeiramente favorito. Ainda assim, os dados são muito aproximados. Também eu acredito que estamos na presença de um jogo com desfecho muito aberto.
Luis Mendes
5:22
É este um Sporting a trabalhar para o futuro ?
Luís Avelãs
5:24
Sim, de forma assumida, mas sem deixar de lado a possibilidade de, no presente, discutir a vitória em todos os jogos e, consequentemente, tentar a conquista dos troféus em causa. Independentemente de não concordar com algumas opções, como sucede sempre com todos os clubes, considero que a opção do Sporting é a mais correta face aos condicionalismo económicos do clube.
Nino
5:24
Nunca vi a divulgação dos testes COVID do sporting de Braga.porque será ?
Luís Avelãs
5:25
Não me apercebi de nada de estranho. O clube já teve testes positivos e eles foram reportados e noticiados. A exemplo do que tem acontecido com todos os restantes emblemas da divisão principal e até da Segunda Liga.
Nelson Silva
5:26
Caro Luis, para quando um jornalismo verdadeiramente isento em Portugal?
Luís Avelãs
5:33
Não me tenho apercebido, ao longo de já mais de 30 anos de jornalismo, que ele não seja isento em Portugal, no desporto e não só. Há projetos melhores e piores, jornalistas melhores e piores, como sucede entre os futebolistas ou em outra área qualquer, mas a seriedade não me parece que possa ser colocada em causa. Existe, isso sim, é uma 'avaliação' difusa da parte de muita gente que, quando lê ou ouve algo com que não concorda ou coloca em causa o seu clube, de imediato considera que o jornalista não está a ser sério. Esse é um fenómeno antigo e que ganhou relevância com o aparecimento das redes sociais, espaço tão democrático (o que é excelente) onde muita gente (até os que deveriam ter vergonha de expor tantos disparates) se posiciona a pensar que são (ou deveriam ser) jornalistas. Há enormes diferenças...
Michael
5:33
Quem sera o seu favorito em caso de desempate nos penaltis ?
Luís Avelãs
5:36
Não tenho. Tudo depende da inspiração do momento. Os guarda-redes já foram expostos a remates daquela distância milhares de vezes e os jogadores de campo também já cobraram com sucesso (em treino e jogos) muitos penáltis. A questão é perceber quem, naquele momento específico, leva a melhor. Um jogador pode falhar um penálti e depois, caso isso pudesse ser confirmado, estar lá o dia todo sem dar hipóteses ao guarda-redes. O problema é que aquilo se decide num remate e não numa média. Não sei quem terá vantagem...
jorge meneses
5:36
Muito boa tarde, Luis. Para quando um futebol sem suspeitas?! Existe algum melindre da comunicação social na abordagem de certos temas, pelo peso de alguns clubes, em detrimento de outros - não manifesto qualquer preferência por clube - com os pequenos a serem completamente ignorados. Que valores existem atualmente?
Luís Avelãs
5:45
A pergunta (e a resposta) não difere muito de uma outra aqui colocada. As suspeitas irão sempre existir, nomeadamente da parte de quem perde. Costuma ver jogadores, treinadores ou dirigentes a criticar a arbitragem após uma vitória? Acontece uma vez ou outra, mas diria que em 90% (ou mais) dos casos isso vem do lado de quem perde. Justa ou injustamente. O peso dos clubes, que em Portugal (e não só) é bastante evidente, não muda grande coisa, nem sinto que a maioria da comunicação social se sinta melindrada com isso. Todos sabemos quem são os mais fortes e que esses, em todas as áreas, têm mais facilidades em relação aos pequenos. Para mim, garanto-lhe, são todos iguais. Critico e elogio da mesma forma, sem restrições ou medos. Ainda assim, assumo que também 'olho' mais para os emblemas maiores em detrimento dos outros. Pelo simples facto de que sei quais os temas que maioritariamente interessam às pessoas. Vê grande agitação por um árbitro ignorar, por exemplo, um penálti claro a favor do Tondela?
Luigi
5:45
Como pode afectar a equipa do sporting o regresso ao 11 de nuno mendes e sporar visto que sem eles venceram o porto
Luís Avelãs
5:56
A afetar será positivamente. Passam a ter mais duas opções válidas para Rúben Amorim escolher um outro onze ou para introduzir alterações no decorrer do jogo.
Rui
5:56
Ola ! O Sporting tendo muitos jovens sem grande experiencia , qual resultado os fariam crescer mais rapido ? uma derrota o a taça ?
Luís Avelãs
5:59
Há uns anos ouvi um treinador de basquetebol dizer que se trabalha "muito melhor após ganhar do que depois de perder". Concordo em absoluto. Qualquer processo de aprendizagem corre melhor se decorrer alicerçado em vitórias. Sabe o que acontece a muitos jovens, na formação, quando perdem muito mais vezes do que ganham? A maioria tende a deixar a prática desportiva. Conhece alguém que goste de perder? Eu não!
José
5:59
Boa tarde Luis. Independentemente do resultado desta final ser positivo ou negativo para o SCP, é tempo do Sporting nos próximos dias pensar em contratar aqueles 1,2 reforços que possam solidificar as hipoteses do Sporting CP competir pelo campeonato até ao fim? Ou acha que esta equipa atual e por si só já irá competir pelo título até ao fim do campeonato?
Luís Avelãs
6:01
É evidente que o plantel do Sporting não tem tantas soluções em comparação com outros. É também claro que a entrada de um ou outro elemento poderia ser uma boa ajuda. Por outro, como diz o meu amigo Futre, esses reforços teriam de ser verdadeiramente reforços, jogadores que chegavam e eram titulares de forma evidente, elevando a qualidade da equipa. Contratar por contratar, gastando dinheiro que não abunda e colocando em causa a estabilidade de um grupo que tem funcionado de forma satisfatória pode não ser uma grande ideia. Há que pensar bem.
6:02
Não há tempo para mais. Obrigado pelo vossa participação.
Conectando…