You are viewing the chat in desktop mode. Click here to switch to mobile view.
X
Pergunte o que quiser sobre as arbitragens da 18.ª jornada
desenvolvido porJotCast
Record
10:28
Boa noite. Vamos conversar sobre arbitragem? Com a elevação e educação que o tema e os nossos leitores merecem.
MÁRIO DA SILVA JESUS
10:40
Boa Noite, Senhor Jorge Faustino, nesta 18.ª jornada da I Liga NOS, na sua opinião, no jogo Paços Ferreira-Benfica, o golo do Pizzi, foi mal anulado ou não? Os meus cumprimentos.
Record
10:40
Boa noite Mário, 
O árbitro assistente sancionou o fora de jogo. O VAR ao colocar a linha para verificar a boa ou má decisão do assistente deverá te-la colocado no momento em que o pé do colega de Pizzi tocou na bola para fazer o passe (é esta a regra). Se tudo aconteceu assim, a tecnologia mostra que Pizzi estava adiantado 4 cm. Portanto, golo bem anulado.
Cristiano
10:41
Boa noite como é possível o João Afonso não ter sido expulso no lance do pisao ao romario baro no início da segunda parte? E quanto ao jogo do Benfica qual a sua opinião sobre o possível penalty de weigl?
Record
10:44
Boa noite Cristiano,
Quanto ao lance de João Afonso sou de opinião de que houve infração (árbitro aplicou a lei da vantagem) e que essa infração foi cometida de forma, pelo menos, negligente. Assim, deveria ter visto o segundo amarelo.
Lance de Weigl: lance dificil de observar em campo e que abre margem a discussao (por ser lance de análise de intensidade) onde, na minha opinião, se justificava o sancionar de uma falta. E a ser falta, como ocorreu no interior da área, seria pontapé de penálti.
Anibau Melão
10:46
Bia noite, o que pensa de o Vasco Santos apitar quase sempre os jogos do porto?
Record
10:48
Boa noite Anibau,
O Vasco Santos já não apita mas é videoárbitro. Acredito que fosse esse o sentido da sua questão. Não fugindo à mesma tenho de ser honesto e dizer-lhe que não tenho o cuidado de analisar a regurlaridade com que os VAR são nomeados para que equipas. Acredito que o Conselho de Arbitragem fará gestão equilibrada dessas nomeações.
João
10:51
Qual a fiabilidade real das linhas de fora de jogo?
Isto é: há uma margem de erro assumida pela própria empresa que fornece a tecnologia, há humanos a determinarem o momento exato em que o passe é feito e a colocar a linha na parte mais adiantada do avançado e do defesa (o que é um problema quando essa parte é o ombro). Acha que anular um golo por um fora de jogo 4 cms é credível? 4 cms dá para discutir onde começa o ombro e acaba o braço...
Record
10:55
Boa noite João,
Concordo com análise às duvidas sobre as margens de erro. A somar às questões técnicas temos o facto de ser um homem a "escolher" qual o frame a considerar para pôr a linha. Posto isto, é minha opinião que o VAR, na colocação das linhas, deve seguir o principio geral da videoarbitragem: na dúvida deve aceitar a decisão do árbitro. Neste caso, defendo que, na dúvida, em lances de poucos cms e porque há sempre o risco de prejudicar alguém, a decisão correta é a de beneficiar a decisão tomada em campo. Concretizando: se o VAR tem uma dúvida real se o frame correto é o que põe um jogador em fora de jogo por 3 cm ou outro frame que o põe em posição legal por 3 cms, deve escolher o frame que "defende" a decisão que foi tomada em campo.
Cristiano
11:01
Mais uma questão sff, até que ponto o weigl não deveria ser expulso no último jogo?
Record
11:04
Boa noite Cristiano,
Para além do lance em que viu cartão amarelo aos 41 minutos, não registei mais nenhum lance que justificasse um segundo amarelo ou vermelho direto ao jogador em causa. Mesmo no pontapé de penálti que referi que poderia ter sido sancionado, a falta não seria merecedora de cartão.
Rui
11:04
Olhando para o nosso futebol, o que falta para chegarmos ao nivel as arbitragens em campeonatos como ingles?
Record
11:07
Boa noite Rui,
Os nossos árbitros não são piores que os árbitros ingleses. A diferença entre a paz que se vive normalmente em torno das arbitragens inglesas não está tanto nos árbitros em si mas na cultira desportiva que se vive nesse futebol. Jogadores e treinadores estão já habituados a não discutir as decisões dos árbitro e, quando o fazem, são exemplarmente castigados.
Ricardo
11:08
Para si, qual o melhor arbitro a apitar no nosso campeonato?
Record
11:12
Primeiro tenho de salvaguardar que os melhores árbitros também comentem erros e têm arbitragens infelizes. A geração mais "velha" dos árbitros do atual quadro é onde encontro aqueles com os quais mais me identifico. Não que os mais jovens sejam mais fracos ou até menos experientes mas a geração que cresceu e aprendeu a ser árbitro sem videoarbitragem e até sem comunicação audio, é uma geração onde os árbitros (globalmente) tinham mais personalidade e assumiam mais as suas decisões. Dito isto, salvaguardo que há jovens onde vejo um grande futuro.
Zé Miguel
11:13
Não acha que está a haver um excesso de VAR? O princípio original era mínimo de interferência, mas o que vemos agora são jogos videoarbitrados, com paragens muito longas para confirmar golos ou penáltis. Não estamos a estragar o jogo com isto?
Record
11:17
Boa noite Zé Miguel,
O protocolo foi criado com o princiio que identifica e tem-se feito um esforço para o tentar cumprir. A pressão dos clubes e dos adeptos vai no sentido de, quando lhes interessa, tentar fazer com que haja mais intervenção dos VAR. Acredito que quanto mais alargarmos a intervenção do VAR mais discussões vamos criar. Vamos ver como evolui o protocolo...
Quanto ao tempo de paragem para verificação dos lances, penso que está a acontecer pelo tempo que demora a colocar tecnicamente as linhas de fora de jogo. É nestes casos que o tempo de análise do VAR tem aumentado.
Nuno
11:17
Boa noite Jorge, como disse o lance do Weigl é uma questão de intensidade e também da cor clubística dos óculos de cada um. Respeito a sua opinião como as demais, mas posso garantir-lhe que aquela mão a passar pela barriga do jogador do Paços não é suficiente para penalti, já que jogo futsal com amigos bem durinho e mãos daquelas é mato e nem por isso alguém cai ao chão ou é falta. Não acha que devia haver intercâmbio de árbitros entre as ligas europeias? Tipo os nossos uma jornada irem a Espanha, outra a França, Itália, Suiça, Turquia, etc. e os outros virem apitar a nossa?
Record
11:19
Boa noite Nuno,
Quanto ao intercâmbio de árbitros entre ligas não tenho uma opinião consolidada. No entanto, acredito que poderia ser interessante essa experiência pois, das duas, uma: ou ia correr bem e essa prática passaria a ser corrente; ou ia correr mal e íamos valorizar um pouco mais os nossos árbitros.
Conectando…
João
 - 
11:22
-
Olá boa noite.
0
Dislike
Resposta
João
 - 
11:23
-
Olá boa noite
0
Dislike
Resposta