You are viewing the chat in desktop mode. Click here to switch to mobile view.
X
Pergunte o que quiser sobre o dia 14 de Tóquio'2020
desenvolvido porJotCast
Alexandre Reis
4:02
Boa tarde caros leitores de Record. Estou aqui para responder às vossas questões sobre os Jogos Olímpicos.
Tiago
4:03
Boa tarde, esperava que Portugal conquistasse mais medalhas?
Alexandre Reis
4:06
Olá Tiago. Obrigado pela sua presença. Na realidade, acho que o Comité Olímpico de Portugal projetou as expetativas abaixo da capacidade desta Missão em Tóquio'2020. As quatro medalhas são mais de 50% das duas esperadas. E poderiam ser mais, mas as coisas correram não correram muito bem em algumas modalidades
Tânia
4:06
Qual o atleta que mais o surpreendeu e desiludiu em Tóquio?
Alexandre Reis
4:07
O que mais surpreendeu foi Patrícia Mamona, que só com uma grande performance poderia chegar ao pódio. O que mais me desiludiu foi a Seleção de andebol
Paula Silva
4:07
Olá, concorda que o andebol desiludiu ou era difícil esperar mais?
Alexandre Reis
4:10
Desiludiu, porque o grupo era acessível, tinha dois adversários que eram para ultrapassar, Bharain e Japão, e depois nos quatros-de-final poderia-se sonhar com medalhas. Fomos uma equipa vulgar em Tóquio'2020. A vitória sobre o Bahrain foi de aflitos, perdemos com o Japão quando bastava empatar e não roubámos pontos aos tubarões
Telma Ruth
4:10
O Judo sai com uma medalha. Esperava mais?
Alexandre Reis
4:15
Quem está por dentro da modalidade, sabe que o judo poderia conseguir mais. Com um bicampeão mundial, como o Jorge Fonseca, todos esperavam que fosse à final e, depois, qualquer um dos outros atletas poderiam subir ao pódio dadas as suas potencialidades. O judo em vez de se afirmar, definitivamente, como a primeira modalidade olímpica em Portugal, como o foi no Rio'2016, deixou-se ultrapassar pelo atletismo luso, que sai destes Jogos Olímpicos amplamente reforçado. Mais uma vez, os Jogos Olímpicos demonstram que se trata de uma competição especial, onde nada é garantido à partida.
MÁRIO DA SILVA JESUS
4:15
Boa tarde, Senhor Alexandre Reis, para quem seguiu a prova dos 50 kms.de marcha do português João Vieira, e o seu 5º. lugar, merecia mais?
Alexandre Reis
4:21
João Vieira fez uma excelente prova, andou muito tempo no grupo da frente, mas quando a pista começou a pesar não teve pernas para chegar às medalhas. Sai de Tóquio'2020, aos 45 anos, com um diploma de mérito, mas o pódio ficou bem entregue, ao campeão Dawid Tomala, da Polónia, que fugiu numa fase precoce, ao alemão Hilbert (prata), exímio a desembaraçar-se do espanhol Tur, e ao canadiano Dunfee (bronze), com capacidade para vir de trás e ultrapassar João Vieira e Tur.
Armando
4:22
Boa tarde. Que esperar dos portugueses nas provas de maratona e de canoagem? Apesar das 4 medalhas e de serem os melhores jogos de sempre em termos de medalhas, fico com o sentimento de que faltou mais lugares de destaque: no judo, no andebol, na vela... acho que, dado o potencial da Equipa Portugal, ficámos aquém, pelo menos, nos diplomas olímpicos... São sempre lugares honrosos. Obrigado!
Alexandre Reis
4:29
Julgo que as medalhas portuguesas podem não ficar por aqui, pois o nosso K4 500 luta esta madrugada pela final, onde tudo pode acontecer, dada a categoria dos nossos canoístas. A maratona é uma prova muito aberta, com muitas candidatas. É esperar para ver, mas Salomé Rocha, Sara Moreira e Catarina Ribeiro têm hipóteses se se adaptarem às condições extremas da corrida, antecipada em uma hora por causa do calor e da humidade. Quanto aos resultados são os melhores de sempre, com 4 medalhas e 12 diplomas - iguala o número de objetivos definidos -, após o 5.º lugar do João Vieira.
Guest
4:31
Boa tarde. Acha que este participação histórica pode fazer fazer com que Portugal dê finalmente o salto e evolua nos mais diversos desportos?
Alexandre Reis
4:36
A aposta no desporto tem sido lenta, mas evoluíu muito após a Revolução de 1974. Têm havido avanços e recuos, mas cada vez mais a vontade política e a mentalidade das pessoas tendem a valorizar cada vez mais o desporto, sem dúvida uma mais valia para a saúde mental e física de uma sociedade. Essa aposta tem de ser contínua, pois ainda estamos muito longe de atingir uma meta aceitável quanto a condições e apoios para uma prática desportiva plena, que contemple a grande maioria dos jovens e as outras gerações. Quando a base estiver bem consolidada, de certo que daremos um grande salto em relação a outros países.
Filipe
4:37
Se lhe disserem que ainda vamos ganhar a quinta medalha, qual seria a sua aposta?
Alexandre Reis
4:37
É uma aposta de risco, mas tenho fé na ciclista de pista Maria Martins no omnium :)
Armando
4:37
12 diplomas?! Tinha presente apenas 8: skate; Joana judo; equitação; surf; disco; peso; Portela canoagem; Vieira marcha. Está a contabilizar as 4 medalhas como 4 diplomas adicionais?
Alexandre Reis
4:38
Exato. Também havia essa dúvida aqui na redação, mas ela foi dissipada por fonte do Comité Olímpico
Jose
4:38
Acha que as declarações de Bessone Bastos em que defende que Portugal só ganhou uma medalha (pimenta) merecem ser difundidas como foi feito?
Alexandre Reis
4:45
São declarações polémicas, mas toda a gente tem direito a opinião, quer se concorde ou não, pois vivemos numa democracia pluralista, que serve de orientação à Comunicação Social. Existe uma clara clivagem na sociedade portuguesa quanto à entrada e naturalização de estrangeiros em Portugal que merece ser debatida. Na minha opinião, o Bessone foi longe demais, o Jorge Fonseca (judo) viveu a maior parte da sua vida em Portugal, Patrícia Mamona (atletismo) nasceu em Lisboa e até Pichardo tem um nome português (Pedro), pois os portugueses fizeram história em Cuba, não sendo por acaso que existe uma Cuba do Alentejo. Nos termos de Bessone, grandes figuras como Eusébio, Nuno Delgado, também não seria português,
continuação...
etc. não seriam portugueses
4:46
É uma posição um pouco extrema, mas que devemos respeitar
Armando
4:47
E mais um na Vela 49er... conto 9 no total.
Alexandre Reis
4:48
São quatro medalhas, com 13 diplomas, tem razão
Armando
4:49
Isto se esse senhor não vier a descobrir que o Pimenta tem um bisavô Galego... sou da opinião que há "estrangeiros" ou naturalizados que sentem e fazem mais por Portugal do que os ditos de gema... mas são opiniões democráticas. Obrigado!
Alexandre Reis
4:50
Brincando com a situação, a Galiza é nossa :)
4:52
Desde já me despeço e obrigado a todos pela disponibilidade. Saudações desportivas e olímpicas
Conectando…