You are viewing the chat in desktop mode. Click here to switch to mobile view.
X
Pergunte o que quiser sobre o julgamento de Rui Pinto
desenvolvido porJotCast
Pedro Ponte
4:00
Boa tarde a todos!

Já estou deste lado a postos para responder a todas as vossas questões sobre o julgamento de Rui Pinto.
MÁRIO DA SILVA JESUS
4:02
Boa Tarde, Senhor Pedro Ponte, como um "simples e comum" leitor do Jornal RECORD, continuo a achar este caso um tanto estranho. Na sua opinião, a Justiça irá chegar a conclusões? Os  meus cumprimentos.
Pedro Ponte
4:03
Boa tarde, Mário.

Acredito que o considere estranho, uma vez que se trata de um caso histórico na justiça do nosso país, por tudo o que o envolve e pela forma mediática como tem sido acompanhado. Eu acredito na Justiça e, como o nome indica, creio que Rui Pinto está a ser julgado de forma justa. Se as conclusões vão agradar a todos? Não me parece, mas a Justiça é assim mesmo.
Pablo
4:09
Que anedota. Um jornalista em vez de um jurista a falar sobre assuntos de justiça.......
Pedro Ponte
4:10
Boa tarde, Pablo.

Há coisas piores. Temos acompanhado todas as sessões do julgamento porque o nosso dever, enquanto jornalistas, é informar. Como tal, estamos disponíveis para esclarecer os nossos leitores sobre tudo o que se tem passado. Se estiver interessado, pode questionar à vontade.
Ruben Neves
4:10
Boa tarde! Como jornalista, considera mais importante o direito à privacidade ou o direito a informar? Caso cheguemos absolvição do Rui Pinto não se abre um precedente no que respeita à direito à privacidade do cidadão? Caso seja acusado não será uma mensagem de impunidade em relação a práticas menos eticas/legais? Cumprimentos
Pedro Ponte
4:14
Boa tarde, Ruben.

É uma questão muito pertinente e que tem sido discutida praticamente sempre que o tema vem à baila em programas de televisão ou de rádio ou nos jornais. Do meu ponto de vista, o direito à privacidade é algo fundamental mas, a partir do momento em que temos a informação à disposição, não podemos ignorar que ela existe. E a partir daí as pessoas passam a ter esse direito de receber a informação (que até pode ter sido obtida de forma ilegal). Sobre uma possível absolvição ou acusação de Rui Pinto, não se pode falar em precedente porque é um caso muito particular que está a merecer toda a atenção da Justiça. E acredito que Justiça será... justa.
Joao
4:14
Porque será que só o fcp e seus adeptos estão do lado do Rui Pinto?Nao acha esquisito?Que e que nos escapa aqui?
Pedro Ponte
4:15
Boa tarde, João.

Se bem se recorda, os primeiros e-mails que colocaram o Benfica no centro do processo foram divulgados no Porto Canal, por Francisco J. Marques. Logo aí, a 'clubite' faz com que um portista  passe a defender Rui Pinto. Ao contrário iria acontecer exatamente o mesmo.
Guest
4:15
Acha que o Rui Pinto foi contratado pelo Sporting e pelo Porto para piratear o Benfica?
Pedro Ponte
4:17
Boa tarde.

Rui Pinto autodenomina-se como um 'whistleblower' e recusa essa ideia de ter sido contratado por outros. Sinceramente, parece-me algo 'rocambolesco'.
Luís Silva
4:17
Qual o ponto de situação do processo? Faltam ouvir quantas testemunhas? Existe alguma data prevista para as alegações finais?
Pedro Ponte
4:19
Boa tarde, Luís.

Para já as sessões estão suspensas e tudo indica que o julgamento prossiga a partir da segunda semana de janeiro. Normalmente, no final de cada semana o Tribunal Central Criminal de Lisboa divulga o plano para a semana seguinte, mas, até agora, ainda não foi divulgado quando retoma. Não lhe sei quantificar o número de testemunhas que ainda estão por ouvir, até porque o Tribunal também não forneceu essas informações e quanto às alegações finais, ainda teremos de aguardar mais uns meses.
Guest
4:36
Boa tarde, toda a gente sabe quem foi beneficiado por este "Whisteblower", o Benfica foi alvo de espionagem onde tudo era visto pelo principal rival. Todos os jogadores que o Benfica queria o Porto chegava primeiro. Isto anos a fio, a minha pergunta é não acha que o Ministério Público está a ajudar um clube em prejuízo de outro, usando a ajuda de uma pessoa que é amiga do braço direito de FJM director de comunicação do FCP, que por coincidência recebia sempre os tais "emails" pelos quais já foi condenado de adulterar ?
Pedro Ponte
4:40
Boa tarde!

A primeira parte da 'pergunta' é uma consideração sua. Quanto ao restante, não olho para este julgamento como um Benfica-FC Porto ou coisa do género. Para uns, Rui Pinto é uma espécie de 'Robin dos Bosques da internet' e tudo o que fez é válido e não pode ser considerado ilegal porque trouxe à tona informações sobre alegadas ilegalidades no futebol e noutras áreas. Para outros é, apenas e só, um ladrão. Deduzo que para si seja esta segunda opção, mas não olho para as ações do Ministério Público como estando a beneficiar uns ou outros.
Guest
4:40
Se Rui Pinto trabalhou por "livre iniciativa" porque é que não pegou em toda a informação recolhida e a entregou às autoridades competentes no momento em que se apercebeu do que tinha em mãos? Porque razão preferiu tentar chantagear uns, e "oferecer" a informação recolhida a outros? E já agora, sendo que ele recolheu informações sensiveis de todos como ele afirmou mais do que uma vez...porque apenas a do Sport Lisboa e Benfica foi alvo de divulgação pública?
Pedro Ponte
4:42
Boa tarde!

Essas perguntas são as que estão a ser feitas no Tribunal Central Criminal de Lisboa no âmbito do julgamento de Rui Pinto. O objetivo do julgamento passa por provar se houve ou não a tal chantagem, daí Rui Pinto estar a ser acusado também de tentativa de extorsão.
Afonso
4:44
Boa tarde mister acha que o rui pinto devia ter estatuto extrajudicial ?
Pedro Ponte
4:45
Boa tarde, Afonso.

Não. É um cidadão como qualquer outro e deve ser julgado sem qualquer estatuto 'especial'.
bruno_sousa
4:47
Boa tarde, se considerarmos este tipo de atos justificáveis porque razão não damos à nossa polícia liberdade para usar os mesmos meios de investigação, ou seja, ja nao ser preciso pedir autorizações judiciais para escutas e outros meios de investigação. Para além disso porque razão se anulam processos por provas obtidas de forma ilegal por parte da polícia, faz sentido para si?
Pedro Ponte
4:50
Boa tarde, Bruno!

Como respondi há pouco, considero o direito à privacidade algo imprescindível, mas também não olho para o lado quando tenho à disposição informação, documentos, etc, que, mesmo tendo sido obtidos de forma ilegal, poderão constituir matéria criminal. Respondo desta forma à sua pergunta porque se dermos à polícia essa liberdade, o nosso direito à privacidade deixa de existir. E para mim faz sentido que se anulem processos por provas obtidas de forma ilegal pela polícia. Não podemos comparar com o que está aqui em causa, que é perceber se Rui Pinto é um 'whistleblower' ou um ladrão.
Guest
4:51
Boa tarde, Não acha estranho que o parceiro de FJM na escrita do livro "Polvo ..." tenha sido visto no bairro social onde o Rui Pinto habitava? Esse facto já foi comentado em julgamento?
Pedro Ponte
4:52
Boa tarde!

Eu também já fui a Budapeste e não conheço Rui Pinto de lado nenhum... Podemos pensar o que quisermos, claro, mas aí já estamos a fugir de pé.
Jose Salavessa
4:52
Qual a razão porque a PJ não pode fazer escutas por conta própria,  caso o Rui Pinto possa fazer.
Pedro Ponte
4:53
Boa tarde, José.

Porque existe uma coisa importantíssima chamada 'direito à privacidade'.
Guest
4:54
"Porque existe uma coisa importantíssima chamada 'direito à privacidade". Então o que o Rui Pinto fez foi ou não invasão de privacidade e espionagem ?
Pedro Ponte
4:56
Já referi anteriormente: sou um ávido defensor do direito à privacidade, mas a partir do momento em que a informação vem cá para fora, não a ignoro. É uma questão muito dúbia e o julgamento servirá, precisamente, para esclarecer isso mesmo. Se acedeu aos documentos de forma ilegal, cometeu um crime. Se os divulgou e eles continham informação 'preciosa', haverá sempre a discussão sobre se merece ou não uma 'amnistia'.
bruno_sousa
4:56
Desculpe Pedro mas nao posso concordar consigo, para mim considerarmos os atos do Rui Pinto como 'whistleblower' como sendo justificáveis ou até admissíveis em tribunal ou ate mesmo ser usado num acordo com o ministério publico para ter benefícios em relação a quaisquer situações, é em toda a linha ir contra aquilo em que devemos acreditar, ou seja direito à privacidade deve ser inviolável. Nao percebo nem aceito ver tantas pessoas criticar a nossa polícia por excessos e depois considerar uma pessoa que cometeu um crime um heroi, seja porque motivo for.
Pedro Ponte
4:57
É uma opinião totalmente válida, Bruno. Mas tudo o que tem acontecido depois do Football Leaks, do Luanda Leaks ou dos Panama Papers faz com que a minha opinião seja essa mesma. Não podemos ignorar pura e simplesmente.
5:00
Chegámos ao fim da nossa conversa. Agradeço a todos pelas questões que foram colocando. Até uma próxima oportunidade!
Conectando…