You are viewing the chat in desktop mode. Click here to switch to mobile view.
X
Pergunte o que quiser sobre o Marselha-FC Porto
desenvolvido porJotCast
André Monteiro
4:02
Boa tarde caríssimos leitores. Já estou disponível para abordar a participação do FC Porto na fase de grupos da Liga dos Campeões, com ênfase no encontro deste noite frente ao Marselha. Façam o favor de colocar as vossas questões.
MÁRIO DA SILVA JESUS
4:02
Boa Tarde, Senhor André Monteiro, caso o FC Porto, neste jogo referente à 4ª. jornada do Grupo C, frente ao Olympique Marseille, traga um empate será o suficiente para a passagem á fase seguinte? Os meus cumprimentos.
André Monteiro
4:04
Boa tarde Mário. Matematicamente o apuramento nunca ficará assegurado, nem com uma vitória... Neste tema é importante perceber o que se passará no outro jogo também. Caso o Manchester City vença o Olympiacos e o FC Porto também vença em Marselha, restará aos dragões conseguir 1 ponto nas duas últimas jornadas. E mesmo um empate em França não será negativo. Se os gregos vencerem as contas tornam-se bem mais complexas...
Luis Ribeiro
4:06
Até que ponto considera discutivel o empenhamento e comprometimento do treinador do Marselha nos jogos perante o  FC Porto?
André Monteiro
4:09
Olá Luís. Nem tem discussão. Jogadores do Marselha a 'levantar o pé' devido à relação emocional do seu treinador com o FC Porto? Acho que é tempo perdido...
Joao Vinhas
4:11
Boa tarde, qual o onze provável quer do Marselha e do Porto? Existem indisponíveis do onze base do lado do Marselha?
André Monteiro
4:13
Olá João. Da parte do FC Porto deve avançar um onze dentro do habitual, com a grande dúvida a residir no substituto do lesionado Uribe. Grujic poderá ser o eleito de Conceição para o lugar. Marchesín; Manafá, Mbemba, Sarr e Zaidu; Sérgio Oliveira, Grujic e Otávio; Corona, Luis Díaz e Marega.

Pelo Marselha a única grande ausência é do extremo Radonjic. André Villas-Boas deve avançar com Mandanda; Sakai, González, Caleta-Car e Amavi; Kamará, Rongier e Sanson; Thauvin, Payet e Benedetto.
Vizinha de Cima
4:17
Olá André. Antes de mais deixe-me dizer que está muito bem na foto. Quanto ao jogo jogado, acha que o FCP vai vencer e dedicar assim a vitória ao chefinho Reinaldo?
André Monteiro
4:20
Boa tarde... Vizinha. O FC Porto fará com certeza algum tipo de homenagem a um dirigente tão importante na sua história, independentemente do resultado da partida. Ainda assim, é necessário ter em conta que os gestos simbólicos de homenagem habituais, como minutos de silêncio ou utilização de 'fumos' nas camisolas, têm de ser aprovados pelas entidades que organizam os jogos, no caso a UEFA. Tendo em conta a proximidade do referido falecimento poderá não ser possível por razões burocráticas, mas outro tipo de homenagens à margem daquelas certamente serão feitas.
Guest
4:21
Boa tarde. A morte de Reinaldo teles poderá causar um impacto diferente no jogo, para o lado do FC Porto? Ou seja, quererem uma vitória em sua homenagem? Obrigado
André Monteiro
4:22
Olá Guest. Certamente terá um peso emocional nos jogadores do FC Porto, especialmente os mais antigos e que mais conviveram com Reinaldo Teles, mas com o decorrer do encontro esse é um fator que acaba por esfumar-se certamente.
Diogo
4:25
Boa tarde André, em primeiro lugar deixe-me só dizer que só alguém muito estúpido e ignorante poderá dizer que por AVB ser Portista que o seu clube irá facilitar, ou se assim é que apostem então todo o vosso dinheiro na vitória do FCP, desculpe o desabafo André, quanto à pergunta já li o onze que acha ser mais provável mas na sua opinião qual acha ser o onze mais forte pra este jogo na teoria claro, e que tipo de abordagem deve o FCP ter no jogo?
André Monteiro
4:28
Boa tarde Diogo. Obrigado pela correção das suas considerações, mas vamos procurar evitar termos menos dignos. Eu sei que percebe, obrigado. Quanto à sua questão... Em boa verdade aquele onze parece-me uma boa escolha para estar partida. O atual debate sobre se o FC Porto deveria jogar ou não em 4x4x2 com Marega e outro avançado na frente, na minha opinião, faz sentido que exista... Mas tendo em conta o caráter particular do jogo, com o FC Porto a poder ter, devido à sua boa posição no grupo, uma abordagem mais cínica, de controlo no meio-campo e ter depois nomes como Marega e Luis Díaz para criar impacto ofensivo num adversário mais desequilibrado, diria que faz sentido.
Diogo
4:34
Não acha que Loum poderia ser melhor opção que Grujic? Pelo que vi do Grujic parece-me ser um bocado lento (ainda não deve estar no seu melhor), e o Loum não que seja muito mais rápido mas parece que ocupa melhor os espaços e podia "soltar" mais o Sergio Oliveira, e também o FCP ficava mais forte no jogo aéreo com Loum.
André Monteiro
4:39
Entre ambos, também escolheria Grujic, mas deixe-me complementar... Aquilo que se viu de Loum no Moreirense e que na prática levou o FC Porto a contratá-lo (e não foi barato) ao Sp. Braga foi muito bom. Muito bom mesmo. Recordo-me de ficar impressionado com o senegalês. Agora, independentemente do pouco tempo de jogo que tem tido, que é efetivamente reduzido, pouco do que de bom mostrou no Moreirense conseguiu mostrar até agora no FC Porto. Aprecio as qualidades de Loum, mas por alguma razão não está 'a resultar'. Quanto a Grujic, que só conheço do que vi no FC Porto, chegou com grande cartel sobretudo pelo que fez na Alemanha quando esteve emprestado ao Hertha (e vir do Liverpool também ajuda, claro...). O que mostrou até agora como pontos fortes foi a simplicidade de jogo ofensivo, com boa qualidade de passe, e a ocupação de espaços no plano defensivo. Pareceu-me até agora ter algumas dificuldades ao nível da intensidade que coloca nas suas ações, pouco choque, pouca entrada em duelos...
4:40
Dito isto, é difícil escolher entre um e outro tendo em conta a amostra reduzida de ambos, mas pela maior experiência em contexto de primeira liga alemã, escolheria Grujic.
José
4:51
Nao acha que esta mais que na hora do conceição deixar-se de brincadeiras e voltar ao 4-4-2? E assim incluia o felipe anderson nas costas do ponta de lança. Marega de um lado, Diaz do outro. Com meio-campo raçudo, como o otavio, na ajuda defensiva. Nao é ca estas historias de 3-5-2 e 5-3-2. Jogar à Futebol Clube do Porto nao é isto
André Monteiro
4:56
Olá José. Vou tentar dar a minha opinião sobre os vários pontos que identificou... Acho que o 4x4x2 do FC Porto nos jogos em Portugal dá outro poderio ofensivo à equipa e poderia perfeitamente voltar a ser opção, mas na Champions parece-me que faz sentido robustecer o meio-campo com um 4x3x3 ou 4x2x3x1, independentemente de quem for o ponta-de-lança.

Felipe Anderson a titular... Viu-se muito pouco de positivo, pelo menos em jogo, do brasileiro para entrar de caras. Mais do que a perda de bola em Alvalade, que acontece a qualquer um, a sua entrada em Paços de Ferreira foi demasiado displicente para quem quer um lugar com todas as suas forças.

Marega a jogar sobre um flanco ou sozinho no meio são, quanto a mim, contextos nos quais o jogador não consegue exprimir o melhor do seu estilo de jogo. A jogar em dupla na frente, com outro avançado que leve a marcação, que seja o apoio mais recuado, aí sim as suas características brilham mais.
4:57
Quanto aos 3x5x2 e 5x3x2, que como já se percebe serão táticas muito utilizadas no futuro, não sou especialmente fã... Exigem muito trabalho de compensação e jogadores de características muito específicas especialmente nos corredores, assim como os centrais. Mas quando resultam são efetivamente duas estruturas complicadas de limitar porque oferecem muito apoio ofensivo e muita cobertura defensiva.
José
5:00
Isso era de se experimentar. Mas facil de resolver. Marega a ser o ponta de lança e felipe anderson atras e a extremo o nakajima. Ate faz sentido que assim ja nao se incluia nem o taremi nem o martinez, que nao sao jogadores para titulares do Futebol Clube do Porto. Felipe Anderson ja mostrou ser craque em italia e inglaterra. Pena tenho eu de nao estar no FCP em definitivo. O conceiçao é que pegou de ponta com ele
André Monteiro
5:02
Os seus argumentos são tão válidos como os meus José. Antes de me despedir tenho só de marcar aí um bocadinho a diferença entre Taremi e Toni Martínez... O iraniano está, na minha opinião, um pouco acima do espanhol. Abraço José
5:04
Caros leitores, obrigado pelas vossas questões. Espero que tenha sido interessante e certamente poderemos voltar a conversar num horizonte próximo. Continuem a acompanhar toda a atualidade desportiva no site de Record. Além de Reinaldo Teles, hoje também partiu um dos maiores de sempre, senão mesmo o maior, da história do futebol, Diego Armando Maradona. Cuidem-se. E felicidades! Um abraço
Conectando…