You are viewing the chat in desktop mode. Click here to switch to mobile view.
X
Rui Dias responde aos leitores
desenvolvido porJotCast
Rui Dias
4:17
Boa tarde. Eu sou o Rui Dias e estou à vossa disposição para esclaracer dúvidas relativamente ao Portugal-França de logo à noite.
Guest
4:24
DALOT titular?
Rui Dias
4:26
Não me parece que isso possa acontecer. O desgaste físico pode ditar mudanças. Mas não acredito numa tão drástica como essa.
Guest
4:27
qual a sua aposta para o 11 inicial... acha que podemos optar pelos 3 centrais?
Guest
4:30
Boa tarde. Na sua opinião, qual seria o melhor onze de Portugal para atacar a seleção francesa?
Guest
4:30
Boa tarde. Na sua opinião, qual seria o melhor onze de Portugal para atacar o jogo com a seleção francesa
Rui Dias
4:30
A equipa provável que Record apresenta hoje faz sentido. E não tem três centrais: Rui Patrício; Nélson Semedo, Pepe, Rúben Dias e Raphaël Guerreiro; Denilo, Renato e Moutinho; Bernardo, Cristiano e Diogo Jota.
Wiw
4:30
Bernardo titular?
Rui Dias
4:32
Está no limite. Bernardo nunca joga mal, mas tem aparecido a conta-gotas. Não acredito que saia da equipa, mas não me espanta que seja sacrificado.
Guest
4:32
bernardo ou bruno? quem vai para o banco?
Rui Dias
4:33
Essa é apenas uma parte da dúvida: Bernardo ou Bruno no banco? Nenhum? Os dois? Não lhe consigo responder.
Guest
4:34
Palhinha deve entrar pelo Danilo?
Rui Dias
4:37
Danilo e William foram dos jogadopres mais castigados nos comentários ao jogo com a Alemanha. E foram-no, a meu ver, com alguma injustiça, porque fizeram o que lhes foi pedido. Se o William parece evidente que vai ser sacrificado, o Danilo terá ainda uma hipótese. Palhinha é opção. Mas não sei se, entre um e outro, Fernando Santos não prefirirá Danilo.
Guest
4:38
Não haveria hipótese de baixar o Danilo para 3 central e adotar essa táctica, com maior conforto para os laterais?
Rui Dias
4:42
Em momento defensivo, isso teria ajudado a resolver os problemas colocados pela Alemanha. Com a França não sei. São equipas diferentes, jogam de forma diferente, exigem soluções diferentes. Em princípio não creio que essa solução valha para o jogo com a França.
Tiago
4:42
Bom dia, porquê temer a França e o eventual adversario para os oitavos de final ? O objetivo de Portugal é ganhar o euro ou nao ?
Rui Dias
4:44
Olá Tiago. É de bom tom respeitar e precavermo-nos face ao campeão do Mundo. Mesmo para quem tem como objetivo ganhar o Europeu. Quanto ao adversário dos 'oitavos' é apenas uma curiosidade. Apanharemos sempre uma equipa forte, qualquer que ela seja. Em 2016, por exemplo, defrontámos a Croácia.
MÁRIO DA SILVA JESUS
4:47
Boa Tarde, Senhor Rui Dias.Mesmo "apelidado" do grupo da  morte, não seria de bom tom Portugal, ter entrada com outra atitude frente à Alemanha. Agosra, como sempre é andar com a máquina de cálcular na mão. Os meus cumprimentos.
Rui Dias
4:51
Boa tarde senhor Mário. O jogo com a Alemanha foi atípico. A ideia que deu foi que a Seleção não entendeu o que estava a suceder e não encontrou soluções para resolver os problemas. Teve a infelicidade de fazer dois autogolos e quando se viu a perder 4-1, a verdade é que esteve à beira do precipício. Correu tudo mal. Vamos esperar que esse jogo tenha sido um episódio isolado e insignificante na caminhada que esperamos longa e com sucesso.
Guest
4:51
Ruben Dias ir para o banco para salvaguardar o amarelo? Dalot no lugar de Guerreiro?
Rui Dias
4:54
Não acredito que Rúben Dias fique de fora. Mais depressa vejo José Fonte a render Pepe (38 anos e com desgaste acumulado de uma época difícil) do que Rúben. Quanto a Raphaël só se houver um problema físico que o impeça de jogar. Seria um risco.
Edgar Last-one
4:54
o William tem mesmo que ficar de fora, assim o Renato entra e o jogo vai para frente. jogar para trás isso é para caranguejos.
não acham?
Rui Dias
4:58
Olá Edgar. Se eu fosse selecionador, o Renato seria o primeiro a entrar na equipa. Pelas características que tem e pelo momento de forma que atravessa. Não refleti sobre quem devia sair. Mas se for para entrar quem empurre a equipa para a frente, pode sair qualquer um. O William incluído.
Edaljo
4:58
Boa tarde,  Sir RD, o William de fora não será melhor para se se ir mais ao  ataque?
Rui Dias
5:02
Boa tarde Edaljo. É quase certo que o meio-campo de Portugal vai sofrer alterações. A saída do William parece inevitável, As entradas de Renato Sanches e João Moutinho também. Mas se assim for, é preciso tirar mais um. E esse não sei quem será.
Marco
5:02
boa tarde, caso Portugal perder hoje, o lugar de F.Santos terá em risco?
Rui Dias
5:04
Boa tarde. Podemos equacionar aqui as opções do selecionador. Mas o lugar dele não se discute.
José
5:04
Boa tarde. Não acha que com Renato Sanches e Palhinha a titulares teríamos uma seleção não só mais equilibrada do ponto de vista defensivo e de pressão ao portador da bola, mas também com uma maior capacidade de chegada à área adversária?
Rui Dias
5:12
Boa tarde. Do ponto de vista teórico tem toda a razão. Teríamos o equilíbrio perfeito nas ações com e sem bola. Com bola, Renato é um impulsionador da equipa, que põe os avançados a iniciar a ação em zonas mais adiantadas; sem bola, Palhinha é tremendo nos duelos e na ocupação dos espaços. A questão que coloco é a falta de alguém mais experiente, com instinto organizador, que modere os ímpetos de um e de outro. Diz-se que João Moutinho pode jogar. Era ele o elemento ideal para completar a dupla. Que pode ter Palhinha ou Danilo (e eu julgo que vai ter Danilo).
Pedro
5:12
apesar de se falar em Renato como solução e da importância da sua explosão para o nosso processo ofensivo e apesar de contra a Alemanha ter mostrado mais uma vez limitações defensivas e a nível de passe, não seria melhor um meio campo mais compacto (Ruben Neves,Moutinho e Palinha) para permitir o Renato andar mais solto assim como por o André Silva como PL fixo soltando mais o Ronaldo para zonas exteriores que como se viu contra a Alemanha foi onde se tornou mais perigoso e útil?
Rui Dias
5:20
Olá Pedro. Essa é outra opção. No Euro'2016 Portugal utilizou muitas vezes o 4x4x2, com os alas a jogar dentro (João Mário, André Gomes e o próprio Renato Sanches) e dois homens na frente (Cristiano e Nani). Com o trio que sugere para suportar o espírito livre de Renato, teríamos de utilizar o losango, algo que não seria propriamente uma novidade mas não está nos nossos hábitos mais recentes. Mas não é de excluir a possibilidade de jogar em 4x4x2. Acima de tudo porque, desse modo, teríamos a possibilidade de aproiveitar um dos jogadores em maior evidência na época: André Silva.
Filipe
5:22
Em relação ao jogo com a Alemanha , mais que a falta de intensidade geral e a incompatibilidade de WC e Danilo, notou-se também a falta de ajuda defensiva tanto do Bernardo Silva como do Jota e a clara cada vez mais falta de rotina de Def.Esq do Guerreiro, penso que fica claro que um dos 2 médios def terá de sair assim como um de BF ou Bernardo Silva. Não tem esta seleção com a convocatória atual jogadores mais indicados para um 4x1x2x1x2 com um losangulo no meio campo e 2 avançados móveis ?
Rui Dias
5:28
Olá Filipe. Concordo com a quase totalidade do diagnóstico relativamente ao jogo com a Alemanha. Danilo e William pagam por um mal que foi de todos e um deles (William, em princípio) estará fora; Raphaël sofreu e revelou alguma falta de rotinas (se Nuno Mendes estivesse em condições teria chegado a hora dele); e sobra uma alteração na substituição de Bruno e (ou) Bernardo (os dois não estão no máximo das suas potencialidades). Uma alternativa possível é a que deixa no fim: 4x1x2x1x2, perfeito para integrar e portenciar a entrada de Renato Sanches (ponta mais adiantada do losango) e de André Silva (seria justo premiar os 29 golos marcados na Bundesliga).
5:30
Obrigado pela vossa participação e até breve. A caminho dos oitavos-de-final do Euro'2020.
Conectando…