You are viewing the chat in desktop mode. Click here to switch to mobile view.
X
Rui Dias responde aos leitores
desenvolvido porJotCast
Rui Dias
4:17
Boa tarde, o meu nome é Rui Dias e estou à vossa disposição para responder a questões que queiram colocar-me relativamente ao futuro da Seleção Nacional.
MÁRIO DA SILVA JESUS
4:17
Boa Tarde, Senhor Rui Dias. certamente que haverá muita coisa para mudar nesta selecção...e, uma de muitas será, mais  vontaf«de, garra de vencer, porque só os nomes não chega. Os meus cumprimentos.
Rui Dias
4:21
Boa tarde senhor Mário. Vai desculpar-me mas eu não acredito que haja alguém que represente o país e não dê tudo o que tem. A questão é que, em épocas cada vez mais preenchidas e intensas, há jogadores que chegam a estes grandes palcos muito desgastados. Quanto ao futuro, com tanta juventude e qualidade, não devemos estar preocupados, Ele está salvaguardado. Um grande abraço.
Dizzy
4:21
Boa Tarde, bem sei que não é um tema consensual por causa do título de 2016, mas não fará sentido colocar em causa o cargo do Fernando Santos na seleção, depois de duas fases finais fracassadas (2018 e 2021)?
Rui Dias
4:30
Boa tarde. A discussão deve ser feita sempre e a solução deve ser encontrada depois de uma reflexão profunda sobre uma série de parâmetros de avaliação. Não podemos é ser tão redutores: ganhamos, o selecionador continua; perdemos, o selecionador sai. Quero dizer: se a direção da FPF entender que os objetivos não foram atingidos na planificação, na ideia estratégica global, no método de trabalho, no aproveitamento dos meios, na identificação com o projeto global do futebol português, aí sim, deve agir. Se foi tudo cumprido e o que sucedeu foi perder um jogo que devíamos ter ganho, com aquilo a que podemos chamar de erros pontuais de apreciação e escolha pelo meio, então creio que a questão não se coloca. Respondendo por mim: se fosse chamado a pronunciar-me sobre a continuidade do selecionador, diria que sim. Que deve continuar.
Denis Gomes
4:30
Boa Tarde senhor Dias. O que acha voçe sobre a minha Opiniao: Eu acho que o Cristiano Ronaldo devia dar espaço aos mais Jovens. Nao quer dizer que nao seija Convocado isso sim, mas nao titular. O que acha voçe?
Rui Dias
4:33
Boa tarde. Compreendo o que diz mas um país que tem um jogador que chega ao fim de uma época com 46 golos marcados, está obrigado a aproveitá-lo dando-lhe o protagonismo que merece. Tenha ele 18 ou 36 anos.
Emanuel Bento
4:34
A questão é se o Fernando Santos não deveria ele próprio demitir-se. Embora reconhecendo o trabalho do título de 2016 e o da Liga das Nações a verdade é que com a melhor e mais talentosa geração de sempre com jogadores a mais para todas as posições falhou redondamente em 2018 no mundial e agora no europeu. Não precisa Portugal de um selecionador mais jovem com outra mentalidade e estratégia?! Capaz de assumir riscos e assumir o jogo e não ser refém de calculismos tácticos…
Rui Dias
4:43
Boa tarde. Diga-me então um selecionador bem-sucedido na história do futebol português. Um que tenha ganho. A questão é mais vasta, porque o selecionador é elemento de um projeto global, dirigido pela FPF. Para esta FPF o selecionador ideal é Fernando Santos e não foram as derrotas no Mundial'2018 e no Euro'2020 que alteraram essa convicção. Há momentos em que também gostaria de ver Portugal mais afirmativo, mais atrevido, mais arrogante até. Mas a verdade é esta: somos bons (muito bons) mas não somos os melhores. E assim, temos de utilizar a estratégia para equilibrar as coisas perante determinados adversários. Às vezes exageramos? Tendo a concordar que sim. Mas não é caso para mandar tudo abaixo e fazer de novo.
Mário Alves
4:43
Boa Tarde, não acha que a Fernando Santos deve ser assacada a responsabilidade de não dar mostras de conseguir rentabilizar o talento dos nossos jogadores? Fica-se sempre com a ideia de que há qualidade para jogar bem mais.
Rui Dias
4:46
Boa tarde. O selecionador não é treinador de clube, que trabalha todos os dias com os jogadores. Recebe-os, tem a noção do que valem e o que  jogam, mas está limitado na apreciação mais profunda. Nestas fases finais a questão prende-se, na maior parte dos casos, com a situação física e emocional dos jogadores. Alguns são muito bons, mas estão cansados. E é esse cansaço que os impede de jogar o que sabem.
Miguel
4:48
Boa tarde, gostaria de perguntar o seguinte e tenho de dizer que esta pergunta nao esta relacionada a resultados das selcao. mas sim ao tempo de utilizacao do treinador F. Santos , ja vai quase uma decada que ele esta ha frente da selecao. E claro que neste momento as tacticas dele estao entranhas no nosso systema de jogo, e ja vai a muito que essas tacticas nao mudam. sera que nao e preciso "sangue novo" na equipa tecnica , repare na queda do Man U. depois da said do fergunson. Nao sera altura de mudancas no treinador e nessas tacticas ? pois nao so os nossos adversarios ja as conhecem mas nos tambem?
Rui Dias
4:56
Boa tarde. Fernando Santos entrou na Seleção em setembro de 2014, ainda não completou sete anos - tem 2 Europeus, 1 Mundial e 1 Liga das Nações. O caso do Man. United de que fala ajuda pensar que devemos moderar os ímpetos: Ferguson  saiu há oito anos e nunca mais foram campeões. Não me parece que Fernando Santos e o seu trabalho mereçam uma decisão tão drástica. A menos que tenha a garantia de que o substituto e as suas táticas nos deem títulos. Se garantir isso será o próprio Fernando Santos a ir-se embora.
Joao
4:56
em 90 minutos em 2 europeus e 1 mundial temos 3 vitorias 9 empates e 3 derrotas? qualidade futebolistica muito aquem do desejado e possivel com a qualidade dos nossos jogadores? que mudancas poderao ser efectuadas?
Rui Dias
5:01
Perdoe-me que diga mas essa é uma visão propositadamente distorcida da realidade. Em termos de resultados, em quatro competições, é 1 título de campeão da Europa e 1 Liga das Nações. Quanto à qualidade do futebol, insisto, também concordo que podia ser melhor em determinados momentos. Mas sabe em que competição isso me pareceu mais visível? No Euro'2016! E foi o que foi.
Luis Ferreira
5:02
Boa tarde sr. Rui Dias.
A selecção campeã do mundo, que vai jogar a final da Nations league, a toda poderosa França, para muitos especialistas internacionais, a melhor selecção do mundo actualmente, vai discutir se o seu treinador tem de ser despedido, isto dito pelo presidente da FFF, porque os objectivos não foram cumprimos. A França não perdeu um jogo no europeu, foi eliminada nos penáltis, não perdeu um jogo no Nations league, não perdeu um jogo no Mundial 2018.

Nos que fomos eliminados pelo Uruguai no mundial, perdermos com a Alemanha e com a Bélgica no europeu, perdemos com a França no Nations league... mas ninguém fala em mudar de rumo. Mais uma geração perdida por incompetência.
Gostaria que a FPF fosse um pouco mais ambiciosa e não se conformasse em formar parte do grupo dos bons, mas sim tratar de ser os melhores, e para ser os melhores temos de imitar e fazer melhor que o melhor ou melhores.
Rui Dias
5:03
Fica aqui a sua opinião. No que é factual, concordo consigo. No resto, é a sua opinião, de resto bem fundamentada.
Guest
5:03
Boa tarde, mas por marcar 46 golos não terá o direito de marcar por exemplo todos os livres quando a média dele no aproveitamento pelo menos na seleção é quase nula. E mais se formos analisar bem os jogos da seleção nos últimos anos os melhores na minha humilde opinião foram quando ele não foi no apuramento para a liga das nações.
Rui Dias
5:05
Sobre números é difícil contrariar Cristiano Ronaldo. Ao fim de 109 golos por Portugal tudo fica mais claro. Quando falou em 46 é por ter sido na última época, aos 36 anos.
Albino Ferrer
5:05
Boa tarde, Senhor Jornalista Rui Dias! Quantos capitães de Seleção conheceu ao longo da sua carreira? E, desses, quantos atiraram ao chão e pontapearam a respetiva braçadeira, após um desaire numa competição? Entende que Cristiano Ronaldo, pese embora o seu valor como futebolista, tem estrutura mental para ser capitão da Seleção Nacional?
Rui Dias
5:12
Boa tarde senhor Albino. Conheci muitos capitães da Seleção e, de facto, nenhum teve atitude semelhante. Mas perdoe-me se disser que não vejo nessa atitude manifestação de falta de estrutura mental para ser capitão. Se tivesse mais de 175 jogos por Portugal, metesse a bola na baliza e não fosse golo porque o árbitro não viu, não sei o que faria. Não foi bonito mas não me parece um drama. Com o estatuto que tem, na Seleção e no país, Ronaldo é um capitão indiscutível. Não podia ser outro.
Sergio Lima
5:13
Para quando um selecionador com coragem, que os tenha no sítio e que parta para cima do adversário desde o apito inicial? F.Santos é inacreditável, o calibre de medo do homem é algo nunca visto. Defender com 10 atrás da linha da bola, dar apenas tarefas defensivas a jogadores de ataque é criminoso. Este indivíduo castrou a nossa equipa com mentalidade de coitadinho, mesmo sendo campeões em título. É anedótico, é humilhante e embaraçoso. Mas infelizmente também genético neste país. Não há maneira de Salazar morrer. E como o tipo vai continuar pelos vistos vai continuar vivo no próximo campeonato do mundo. Dá pena ser adepto da seleção hoje em dia...
Rui Dias
5:15
Fica a sua opinião. Só espero que não tenha considerado um crime a vitória no Europeu. O que terão dito os franceses no dia em que perderam a final.
Filipe Passos
5:16
Boa tarde sr dias! Lendo até agora todas as questões e sua opinião. Coloco lhe este ponto, o fracasso do Euro20’  pode de todo não se dever ao selecionador mas suma cansaço por finais de épocas extensas e intensas. Mas casos como no jogo da Bélgica, lancamos e convocamos João Félix ( sou imenso apreciador) imensos problemas no tornozelo durante toda época descobrindo agora que tem uma fractura desde dezembro, ponto a menos no jogo, lançamento tardio de André Silva na partida para criar espaço ao Cr7 embora desgastado um jogador que todos sabemos decide em algum momento , Bruno Fernandes já mostrou que está muito cansado e pontos a baixo de rendimento este euro. Não seria mais vantajoso o Mister F.Santos ter menos receio por vezes é arriscar mais em jogadores menos cotados mas que mexeram nos jogos sempre que forma chamados , Rafa, mesmo o próprio nuno Mendes em certo ponto do jogo poderia ser mais útil que jota que a mim me desiludiu francamente , até o próprio Pedro Gonçalves poderia entrar , abraço
Rui Dias
5:19
Registo a sua opinião. Quanto ao João Félix, é um caso intrigante. Mas como criticar Fernando Santos por metê-lo num jogo e não falar em Simeone que o utilizou meses a fio com o mesmo problema?
Gualter Guizado
5:19
O Rui mencionou em aproveitar o Ronaldo, pelo numero de golos que fez, não se deveria aplicar a mesma regra ao Andre Silva, o quarto melhor marcador da Europa, no entanto só jogou 30-40 minutos no euro.
Rui Dias
5:22
Falei dos 46 golos de Ronaldo porque são... 46. O André Silva cometeu uma das grandes proezas individuais de sempre do futebol português, com 29 golos na Bundesliga. Podia ter tido mais oportunidades na Seleção? Aceito que sim.
Joao
5:22
caro Rui sao factos, entre esses empates estao jogos com hungria, islandia, irao,por exemplo seleccoes muito mais fracas que a nossa. e se no euro 2016 deu para ser campeao, 2018 e 2020 afirmar que somente a passagem na fase de grupos tem de ser considerada uma prestacao negativa
Rui Dias
5:24
João, o problema é que, na história, ser campeão não é a regra, é a exceção pela qual lutaram gerações e gerações de grandes jogadores. Mas, sim, ficar pelos oitavos-de-final começa a ser negativo.
Anexivandro reis
5:25
Boas.eu li numa das respostas acima sobre o ronaldo dar oportunidade aos mais novos e voce respondeu bem utilizando as estatisticas de golos do ronaldo. A minha pergunta é o porque do criterio ser diferente por exemplo com o andre silva?!e o dalot? Porque nao foi chamado o Ricardo Pereira ou cedric?o mister justificou a sua chamada com o ritmo competitivo apesar de 0 experiencia na selecao principal.ja o william competiu essa epoca?
Rui Dias
5:27
Boa tarde. O André Silva merecia mais oportunidades. Quando ao Dalot, creio que foi convocado, para lá da sua qualidade, por ter estado em ação até há pouco tempo. O Ricardo Pereira e o Cédric creio até que já estariam de férias. O William foi uma surpresa. Constituiu uma aposta do selecionador. Podemos não concordar mas temos de respeitar.
5:29
Boa tarde meus amigos. O tempo esgotou-se. Agradeço a vossa participação e até breve.
Conectando…