You are viewing the chat in desktop mode. Click here to switch to mobile view.
X
Tensão entre Sporting e claques
desenvolvido porJotCast
Record
5:31
Boa tarde! Estou disponível para responder às vossas questões relativamente à relação entre a direção do Sporting e as claques, que tem vivido momentos bastante conturbados.
João Vicente
5:31
O que achas Ricardo que pode sair do comunicado da Juve Leo, mais logo?
Record
5:35
Boa tarde, João. Tendo em conta o que foi dito no comunicado divulgado no domingo pelo Sporting, assinado pela direção e o conselho de admnistração da SAD e onde, entre outras coisas, as claques foram acusadas de criar um clima hostil aos jogadores durante as partidas, prevê-se uma resposta... nada 'amigável'. Ou seja, se a clivagem entre as duas partes já era grande, com os recentes desenvolvimentos só terá propensão a piorar.
Marquises
5:36
Considera que Varandas terá força para enfrentar as claques ou será que abriu uma guerra em que está condenado à partida?
cool 1
Record
5:40
Boa tarde, Marquises. A postura assumida pela direção presidida por Frederico Varandas é, sem dúvida, arrojada e destemida. A meu ver, por muito que algumas pessoas possam menorizar o papel das claques no futebol, estas têm, para o bem ou para o mal, um peso importante nos clubes. E por esse motivo, parece-me, de facto, uma guerra... sem fim à vista.
Carlos
5:40
Sente que a escalada de promiscuidade entre as claques e o Sporting atingiu o seu ponto alto com Bruno de Carvalho e que, agora, Varandas não fez mais do que acabar com privilégios que nunca deveriam ter sido dados?
Record
5:46
Boa tarde, Carlos. Os benefícios dos quais as claques usufruem  não é algo exclusivo ao Sporting e muito menos a Bruno de Carvalho, pelo que é um 'problema' que se arrasta há décadas. Remetendo ao mandato do ex-presidente do Sporting, teria sido uma atitude sensata terminar com esses mesmos benefícios logo após o ataque à Academia de Alcochete. Se tal tivesse sido feito, provavelmente hoje não estaríamos a ter esta discussão.
Joao
5:47
Que se passou ao certo no jogo de futsal? Se houve de facto tentativas de por em perigo a integridade física de Varandas como se justifica que ninguém tenha sido preso? Isto já foge ao futebol, os clubes não têm culpa dos atos dos seus adeptos individualmente (a menos que lhes estejam a dar apoio claro)
Record
5:53
Boa tarde, João. O que se sucedeu no jogo de futsal foi a gota de água que motivou o comunicado do Sporting. Para além de ter ouvido cânticos contestatários vindos dos grupos organizados de adeptos do Sporting, Frederico Varandas teve de sair do Pavilhão João Rocha sob escolta policial e o carro do vogal para as modalidades, Miguel Afonso, sofreu danos (vidro traseiro foi partido). O elevado número de contestatários, a contrastar com o número reduzido de elementos de segurança (apesar de ter sido pedido um reforço policial), pode explicar essa ausência de detenções.
João Vicente
5:53
Achas que existe a hipótese de alguma das claques leoninas (ou mesmo todas), não aparecer já no jogo frente ao Rosenborg?
Record
5:55
Boa tarde, João. Julgo que acontecerá precisamente o contrário. Melhor do que comunicados através das redes sociais, a forma mais efetiva de protesto é, precisamente, pela via 'pessoal', ou seja, neste caso, nos estádios ou pavilhões. Por esse motivo, parece-me bastante provável que as claques compareçam em força e com atitudes de protesto combinadas de antemão.
henrike
5:55
O que está acontecer no Sporting e Culpa da Claques.do presidente ?
Record
6:00
Boa tarde, Henrike. A meu ver, não é culpa exclusiva nem de uma, nem de outra parte - nem tão pouco se cinge ao mandato de Frederico Varandas. A tensão não é de hoje e, dado que nenhuma das partes parece querer ceder um milímetro que seja, só terá tendência a escalar. E no final de contas, quem sofre é o próprio Sporting, do futebol às modalidades.
Pedro
6:02
Boa tarde,
Não acha que o futebol e o desporto em geral em Portugal, tinham muito a ganhar se os outros clubes seguissem este exemplo do SCP?
Record
6:11
Boa tarde, Pedro. Cada caso é um caso, pelo que não se aplica de igual forma a todos os clubes. O que se passa no Sporting deve ser encarado como uma situação extrema, que deveria ser debatida pelas partes há muito, evitando assim que se agudize. Acima de tudo, parece-me uma medida da qual não existem vencedores, mas sim um derrotado: o próprio Sporting, dado que caminha no sentido contrário àquele que Frederico Varandas prometeu com o seu slogan eleitoral ('Unir o Sporting'.
Francisco J. Marques
6:18
Boa tarde. É curioso que muitos dos episódios negativos a envolver claques nos últimos sejam associados a claques legais, ou seja, a "lei das claques" não resolve nada. Na minha opinião, acho errado obrigar sócios/adeptos a constituírem-se como associação (eu costumo ver jogos do meu clube com amigos, será temos de constituir uma associação?), sendo que isso não resolve a maioria dos problemas (como ja viu em mais que uma ocasião). Deve sim, existir punições duras a quem pratique crimes no âmbito do fenómeno desportivo deveria ser punido de forma individual (punições mais severas, com o adepto que não se sabe comportar fica impedido de entrar em recintos desportivos). Qual a sua opinião sobre como a lei deve/deveria abordar este tema da legalização das claques?
Record
6:24
Boa tarde, Francisco. O tema da legalização das claques é complexo e envolve obrigatoriamente a intervenção de outras entidades, como o IPDJ. Concordo com o que diz relativamente às punições, mas a própria lei tem 'buracos', como já se viu em situações anteriores, pelo que o primeiro passo a dar seria precisamente reformulá-la. E para tal seria necessária uma relação normalizada entre todos os clubes e o Estado, algo que, de momento, está longe de acontecer.
David
6:25
Boa tarde. Porque diz numa resposta anterior que teria sido sensato BdC terminar com os beneficios às claques, quando de facto foi o que ele fez, sendo Sousa Cintra depois a reatar relações inclusivamente com uma conferencia de imprensa conjunta com os lideres de claque?
Record
6:32
Boa tarde, David. Bruno de Carvalho não terminou, mas sim suspendeu os benefícios protocolados com um GOA do Sporting, no caso a Juve Leo, devido ao que sucedeu na Academia de Alcochete. Atitude que, a meu ver, se exigia, ficando por saber qual teria sido o próximo passo a dar pelo ex-presidente, pois acabou por ser destituído. A atitude posterior da Comissão de Gestão deu a sensação de ter sido uma espécie de 'tratado de paz' com as claques, que não resultou, dado que, mais de um ano depois, essa mesma paz ainda não voltou a Alvalade.
6:33
Caríssimos, foi o tempo que tivemos para hoje, agradeço as vossas questões e lamento não ter tido disponibilidade para responder a todas. Um abraço
Conectando…